TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Casos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  2.186 Palavras (9 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO 5

2.2.1 Ricardo J. Ferreira. 5

2.2.2 Osni Moura Ribeiro 5

2.2.3 José Carlos Marion 6

2.3 FONTES DE RECURSOS 6

2.4 ANÁLISE DE MERCADO 8

2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 9

2.5.1 Demanda 10

2.5.2 Oferta 10

2.5.3 Equilibrio de mercado 11

2.6 ESTRUTURA DE MERCADO 12

2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 13

3 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

A seguir, teremos uma visão clara e objetiva, sobre as transformações que ocorreram durante a evolução da Administração no decorrer dos tempos, vamos poder observar como essas mudanças alteraram o ramo da Administração. Iremos entender melhor o contexto empresarial, como ele é constituído e como a contabilidade pode contribuir a serviço das empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

As primeiras empresas tinham estruturas simples e eram organizadas de forma rudimentar. Não havia, por parte dos empresários e dos profissionais, interesse em desenvolver novos métodos e processos de organização. Somente a partir dessa Revolução começaram a surgir os primeiros estudos nesse sentido. Entre os percussores da administração científica das empresas, em suas diversas áreas, mencionarei apenas aqueles que mais contribuíram para o seu desenvolvimento.

Frederick Windlow Taylor, mais conhecido como Taylor,Engenheiro norte-americano, tinha como objetivo inicial eliminar os desperdícios nas indústrias americanas, comprovadamente um dos elementos importantes na formação dos preços dos produtos. Dessa forma, visava-se alcançar maior produtividade e, com menores custos e melhores margens de lucro, enfrentar a crescente concorrência em todos os mercados.

Para Taylor, a organização e a administração das empresas devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. Taylor foi o primeiro a fazer uma análise completa do trabalho na fábrica, inclusive dos tempos e movimentos, estabelecendo padrões de execução. Taylor é considerado o “Pai da Administração Científica”

O engenheiro e administrador francês Henri Fayol, enfatizava a administração como o processo que garantia o desenvolvimento ordenado das atividades empresariais. Fayol também se preocupou com aspectos da produção e fez uma abordagem mais ampla que a de Taylor. De acordo com Fayol, deveria-se governar e conduzir a empresa até a meta proposta, procurando obter o maior rendimento possível de todos os recursos de que dispõe. As funções da empresa são repartidas em seis nas quais a Administrativas engloba as funções universais da Administração que são: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Essas funções também se estendem nas outras cinco esferas como uma técnica para estruturar a empresa. Para Fayol a empresa é analisada em uma estrutura de cima para baixo.

A visão de Fayol é mais gerencial com resultados finais na produção enquanto que a visão de Taylor é na produção e no operário para resultados na quantidade produtiva.

Henry Ford, Industrial norte-americano, criou em sua empresa as linhas de montagem, desenvolvendo a produção em série de automóveis. O princípio básico definido por Ford é o do ritmo. Segundo ele, deve-se abreviar o tempo de realização de um trabalho, através da simplificação das operações e do melhor aproveitamento das máquinas, criando, assim, um ritmo de produção contínuo e satisfatório. Essa idéia teve origem nas esteiras de transporte dos matadouros de Chicago. Na manipulação da carne, cada açougueiro cortava uma parte do boi e empurrava o animal para outro colega, que cortava outro pedaço, e assim por diante. Em suas fábricas de automóveis, Ford inverteu o processo de montagem: em vez de o operário se locomover à procura da peça, a peça chegava ao operário. O Fordismo constituiu um marco no desenvolvimento da organização do trabalho. Sobretudo, porque seu criador encarou a questão pelo prisma sócia. Como Taylor, Ford procurou diminuir o preço do custo dos produtos: pela intensificação da produção, pela redução do volume de matéria-prima e pelo aumento da capacidade de trabalho dos operários.

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

Irei relatar as opiniões de três autores sobre o conceito patrimonial, que para mim são as principais:

2.2.1 Ricardo J. Ferreira

De acordo com Ricardo J. Ferreira o patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro. Do ponto de vista contábil, não são considerados os bens, direitos e obrigações que não têm valor econômico, quer dizer, que não podem ser avaliados em moeda.

Segundo ele o contabilista pode controlar o dinheiro, os imóveis, as mercadorias, as contas a receber, as dívidas e demais bens, direitos e obrigações avaliáveis economicamente. Porém, ele não se ocupará das relações familiares ou de amizade, do caráter, da dignidade e de outros valores que não se traduzam em dinheiro. O maior bem de um ser humano é a vida. Entretanto, como não apresenta valor monetário, esse bem não é controlado pela Contabilidade.

O patrimônio é composto de elementos positivos e negativos. Os bens e direitos representam o aspecto positivo patrimonial. As obrigações, o aspecto negativo. Ainda que as dívidas superem os bens e direitos, o patrimônio existe.

2.2.2 Osni Moura Ribeiro

Segundo Osni Moura Ribeiro Patrimônio é um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com