TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Exames: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  2.286 Palavras (10 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO 6

4 FONTES DE RECURSOS 7

5 ANÁLISE DE MERCADO 8

6 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 9

7 ESTRUTURAS DE MERCADO 11

8 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 12

9 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho objetiva a análise do contexto empresarial, abordando os vários fatores que envolvem a atividade empresarial, onde poderemos compreender que as atividades de uma organização vão muito além da simples produção ou comercialização de produtos.

Assim, será possível compreender que a atividade empresarial engloba um grande número ações, que se direcionam na busca por aperfeiçoamento e desenvolvimento dos processos produtivos e dos produtos fabricados ou vendidos, que se iniciam com o planejamento administrativo na busca pela maximização dos resultados.

Este planejamento se inicia antes mesmo do início do processo produtivo, através da análise de mercado, onde as organizações utilizando-se de métodos adequados para tal fim, estudando o mercado em busca de novos produtos e suas necessidades, bem como pela demanda e oferta dos produtos.

Por fim, será possível compreender que a atividade empresarial esta ligada a várias áreas, como a administração, economia e contabilidade, que se comunicam na busca por melhores resultados das organizações e seus reflexos na sociedade em geral.

2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

As funções administrativas, também conhecidas como processos ou princípios administrativos, consistem em objetivos, decisões e recursos a serem adotados por uma organização, a fim de buscar a maximização de seus trabalhos produtivos.

Frederick Taylor foi o pioneiro no desenvolvimento da teoria, onde almejava a aumento da produtividade como ferramenta para melhorar a vida das empresas e, ao mesmo tempo dos funcionários, pois com o aumento da produção os funcionários teriam maiores salários.

A teoria criada por Taylor foi seguida e aperfeiçoada por Henry Ford que aplicou os princípios da administração científica em sua fábrica de automóveis, onde visava à produção de veículos em massa e de baixo custo, sem com isso perder a qualidade nos produtos fabricados.

Posteriormente, Henry Fayol buscou trabalhar com todos os níveis da organização e não somente sobre a parte produtiva da empresa, tendo definido cinco elementos básicos do processo administrativo que são: planejamento, organização, direção e controle.

O planejamento são as metas e objetivos a que se busca alcançar dentro de uma organização, não estando relacionado diretamente ao presente, mas principalmente com o futuro da organização, pois estas decisões estão voltadas ao futuro.

A organização envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, representando todos aqueles meios que a empresa utiliza para pôr em prática o planejamento elaborado.

Após o planejamento e organização, se faz necessária à direção para por em prática todas estes planejamentos e estrutura organizacional, com a execução das operações propriamente ditas, visando alcançar os objetivos traçados.

Por fim, temos o controle, responsável por medir e corrigir o desempenho das atividades para assegurar que os objetivos traçados sejam alcançados, sem que haja qualquer desvio significativo, estando diretamente relacionado com os demais princípios administrativos.

3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

Para Greco o “patrimônio é o conjunto de bens materiais e/ou imateriais, avaliáveis em dinheiro e vinculados à entidade pela propriedade ou por cessão a qualquer título, dos quais se possa dispor no giro dos seus negócios”.

Lucena define o patrimônio como “sendo o objeto da Contabilidade, define-se como o conjunto formado pelos bens, pelos direitos e pelas obrigações pertencentes a uma pessoa (física ou jurídica), e que seja passível de avaliação em moeda.”

Já Ferreira o define como um “conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro.”

4 FONTES DE RECURSOS

Podemos apontar três fontes de recurso de uma sociedade que são os acionistas, os lucros provenientes das atividades da empresa e o capital de terceiro investido na sociedade.

Os acionistas investem na empresa de duas formas, a primeira através da constituição do capital social da empresa que ocorre com a integralização dos valores na abertura da empresa, ficando estes registrados na junta comercial do estado através do registro do contrato social da empresa,

Os valores investidos pelos sócios podem ser representados pela integralização em moeda nacional, dinheiro, ou através de bens móveis e imóveis que podem constituir a sociedade, como por exemplo, um prédio ou sala onde será instalada a sociedade.

Também, os sócios podem investir na sociedade após sua criação, através do aumento do capital social, que podem ser integralizados em dinheiro ou pelo acréscimo decorrente de lucros gerados na atividade empresariais da empresa, bem como pela absorção de prejuízos da empresa.

O capital de terceiro, representa os empréstimos obtidos pela empresa, pagáveis a longo prazo, assim como os recursos oriundos da venda a terceiros de bens do Ativo Permanente, ou de transformação de Realizável a Longo Prazo em Ativo Circulante.

Os empréstimos feitos e pagáveis a curto prazo não são considerados como origem de recursos para fins dessa demonstração, pois não alteram o Capital Circulante Líquido. Nesse caso há um aumento de disponibilidades e, ao mesmo tempo, do Passivo Circulante.

5 ANÁLISE DE MERCADO

A análise de mercado tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com