TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Dissertações: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  1.901 Palavras (8 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ALESSANDRA SILVA NASCIMENTO

ALESSANDRA SILVA NASCIMENTO

O CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso (Ciências Contábeis) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do 1º Semestre (2013).

SUMÁRIO

1- Introdução

2- Os Princípios da Administração

2.1- Teórico que desenvolveu

2.2- Mudanças ao longo do tempo

3- O Patrimônio

4- Análises das fontes de recursos que financiaram as atividades da empresa

4.1-Origens e Recursos

4.2- Recursos Próprios

4.3- Recursos de Terceiros

4.4-Capital Social

5-Aplicação de Recursos

6- Análises de Mercado

7- Entendendo a oferta a demanda e o equilíbrio do mercado

8- Estruturas de Mercado

9- Contabilidade Social como ferramenta de informação para a responsabilidade social

10- Conclusão

11-Referencias

1-Introdução

A contabilidade é um instrumento que fornece diversas informações uteis para tomada de decisão.

Segundo José Carlos Marion, os princípios fundamentais de contabilidade são os conceitos básicos que constituem o núcleo essencial que deve guiar a profissão na consecução dos objetivos da contabilidade que, consistem em apresentar informação estruturada pelos usuários.

Onde o seu objeto de estudo é o patrimônio que é constituído de bens + direito + obrigações de uma entidade econômico- administrativa.

2. Os Princípios da Administração.

Segundo Maximiano (2004), para entender o que significa administração, é preciso ir além da interpretação da palavra. É preciso entender o papel que administração desempenha para as organizações e para sociedade.

Conforme Maximiano (2004), podemos definir a Administração a partir de objetivos, decisões e recursos estas são palavras-chaves. Administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões, também chamados de processos ou funções: planejamento, organização, execução e controle. As decisões resumem os princípios fundamentais de administração.

Acredita-se que, a partir do conhecimento das Teorias da Administração, haja condições para a Análise dos princípios da Administração. Convém destacar, inicialmente, que os princípios fundamentais de administração vieram se consolidando através de todas as teorias, com o decorrer do tempo.

A tarefa da administração é interpretar os objetivos proposto pela empresa e transformá-los em ação empresarial através de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos. Planejamento, organização controle e direção são as quatro principais funções administrativas.

As funções administrativas estão relacionadas com o subsistema de Gerência das Organizações, também denominado subsistema gerencial. Basicamente esse subsistema tem como objetivo conseguir a cooperação permanente das pessoas, nas diversas áreas de especialização, para alcançar os objetivos organizacionais. Ao contrário das funções técnicas, que são diferentes conforme as particularidades de cada empresa, as funções administrativas se aplicam sem exceção a qualquer tipo de organização. Na definição das funções administrativas, identifica-se inicialmente a de Planejamento que por definição procede à ação.

Planejamento

Não podemos encarar o planejamento como sendo um jogo de adivinhação. O planejamento é aplicável em qualquer tipo de empresa, inclusive em pequenas empresas, que possuem poucos recursos. É possível com o planejamento, antever as conseqüências geradas por uma decisão, minimizando os erros que podem ser prejudiciais ao andamento da empresa como, por exemplo, a compra indevida de máquinas e equipamentos, desperdício de matéria-prima, redução do quadro de colaboradores, etc.

Além de determinar os objetivos da empresa, o planejamento também nos permite:

• Determinar estratégia;

• Direcionar esforços;

• Distribuir recursos;

• Definir com clareza as ações;

• Integrar e motivar todos na empresa em único objetivo.

É importante que o planejamento seja realizado com clareza e de acordo com os objetivos a serem alcançados pela empresa,caso contrário,será uma perda de tempo, um trabalho extenso, sem utilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com