TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Monografias: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Com esse trabalho pretendo aprimorar meus conhecimento e entender melhor o Contexto Empresarial. Vamos refletir sobre as funções administrativas, pois serão por meio delas que os gestores irão implantar as teorias administrativas dentro das organizações. A contabilidade realiza o processo contábil com o objetivo de conhecer a situação do patrimônio da empresa e explica as suas alterações causadas pela ação administrativa na gestão dos recursos empresariais.

As principais mudanças aconteceram com o uso da tecnologia que influenciou o funcionamento das organizações com a revolução industrial. A contabilidade social se mantém da necessidade de promover mensagem enfocada na chamada gestão social.

2 DESENVOLVIMENTO

As funções administrativas fazem parte da organização, a direção técnica, a orientação dos prepostos e a representação da entidade estão incluídas nessas funções, como também sua direção contábil, que é função orientadora de todas as demais da administração. São quatro funções administrativas que de forma geral nos identificamos: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

O primeiro teórico que desenvolveu as funções administrativas foi FAYOL. Na época, a necessidade era realizar a diferenciação entre as funções operacionais e de gestão. Esse foi um passo importante para que a administração pudesse ser encarada como profissão.

Atualmente ainda se faz importante a análise dessas funções, pois serão por meio delas que os gestores irão implantar as teorias administrativas dentro das organizações.

As principais mudanças aconteceram com o uso da tecnologia que influenciou o funcionamento das organizações com a revolução industrial. Esse resultado na produção é que logo substituiu o esforço humano, e assim aparecendo fabricas e indústria foi com a invenção da maquina de escrever no final do século dezessete que foi o primeiro passo para a aceleração do processo produtivo nos escritórios. Também não há como desconsiderar a enorme influencia dos computadores sobre todos os aspectos da vida moderna, provocando mudanças profundas no universo empresarial.

Conceitos de patrimônio: Segundo MARION (2003, p.9) “todas as movimentações possíveis de mensuração monetária são registradas pela contabilidade, que, em seguida resume os dados registrados em forma de relatórios (contábeis).”

A contabilidade realiza o processo contábil com o objetivo de conhecer a situação do patrimônio da empresa e explica as suas alterações causadas pela ação administrativa na gestão dos recursos empresariais.

Patrimônio é o conjunto de bens, direitos, e obrigações que são vinculados á entidade (empresas, organizações, poder público), e constitui um meio (recursos) necessário para a realização dos objetivos das entidades. A administração da empresa pratica atos de natureza econômica e financeira, e produz mutações aumentativas e diminutivas na riqueza empresarial. (PADOVEZE, 2000, p.36).

O patrimônio é o objeto da contabilidade, isto é, sobre ele se exercem as funções contábeis, para alcance de suas finalidades.

O patrimônio compõe-se de uma parte positiva, denominada Ativo, e de outra negativa, denominado Passivo. O ativo é formado por bens e direitos e o passivo de obrigações, o excesso do ativo sobre o passivo representa o capital. (FRANCO, 1997, p. 28).

O patrimônio da empresa deva ser entendido como a demonstração dos componentes do patrimônio da entidade.

Já falamos do patrimônio agora vamos falar um pouco de: Fontes (origens) de recursos. Vamos começar com o capital social: essa conta reflete valores que tipicamente vêm de proprietários que investiram no negócio em troca de certificado de ações (no caso da sociedade anônima) ou cotas ( no caso de empresas limitadas) e também de capitalização de lucros acumulados. Nas sociedades anônimas existem duas classes de ações: ordinárias e preferenciais. As ações preferenciais têm prioridade no recebimento dos dividendos mínimos e não têm direito a voto. Já as ações ordinárias têm direito a voto e receberam seus dividendos após as preferenciais. Essa categoria de ações pode ser muito atrativa nos momentos prósperos porque não há limite para participação nos ganhos na empresa.

Capital de terceiros: revela o grau de endividamento da empresa. Quando maior for o capital de Terceiros (dívidas exigíveis) em relação ao capital próprio ( obrigações não exigíveis), maior será o endividamento da empresa. Não há dúvida de que um bom equilíbrio entre esses dois grupos é o desejável embora, para ser mais competitiva, adquirir ativos mais eficientes, haja tendência por parte das empresas em se endividarem mais.

Análise de marcado: mercado representa qualquer lugar onde grupos de pessoas se reúnem para vender e comprar bens e serviços. Não necessariamente é preciso presença física para se consumar o mercado, sobre tudo atualmente, com os modernos meios de comunicação e formas de comércio. O livre mercado pressupõe a atuação de empresas sem influências externas, tais como a interferência do governo com tarifas diferenciadas, tabelamentos, preços mínimos, etc. Nem sempre esses procedimentos intervencionistas atingem resultados satisfatórios, gerando desperdícios de recursos alocados para esse fim.

Após muitos anos de fortes intervenções governamentais na economia, o governo brasileiro passou a entender que, quanto menos ele intervir, melhor será os funcionamentos dos mercados.

A outra pressuposição é de que os empresários buscam a maximização do lucro. Em determinados momentos as empresas focam outros objetivos, como participação no mercado e o nível de produção, porém, os objetivos finais certamente será maximizar lucros. Quando se analisa o mercado, vem do lado dos consumidores, que leva em conta que estes procuram maximizar a satisfação o dispor suas rendas em diversos produtos com preços e características diferentes. Dessa forma os consumidores levam em consideração sobre tudo as questões, preços e qualidades. Maior será a satisfação do consumidor se ele puder comprar produtos de qualidade por preços baixos. Em consequência da restrição de renda, muitas vezes os consumidores necessitam adquirir bens de qualidade inferior, por estes estarem dentro de suas possibilidades.

Agora falaremos sobre demanda, oferta e equilíbrio de mercado: demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de um determinado bem ou serviço, que os consumidores desejam adquirir em determinado período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com