TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Exames: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  3.023 Palavras (13 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 13

Apesar de não existir registros de empresas na antiguidade, temos relatos de organizações nas famílias, Sócrates, Platão e outros já relataram formas de organizações, na igreja, nos governos aristocratas, nas monarquias e a democracia , na idade media onde famílias produziam o necessários para sua sobrevivência, A partir no século xx, surgem estudos que apontam a administração ou organização de forma mais sistematizadas.

Todas as empresas, mesmo as de pequeno porte até as maiores as super empresas, vem ao longo dos tempos por civilizações e civilizações evoluindo, o homem conseguiu concretizar normatizar regras e ideias e leis que demonstraram que sozinho não seria capaz de reger estas empresas e executar as tarefas. Com a evolução, o homem foi-se tornando cada vez mais dependente das regras e normas que o norteiam e às organizações, passaram a ter um grau de complexidade muito grande onde alguns achavam que a melhor forma de administrar os recursos disponíveis era dividindo o trabalho em partes para assim alcançar os objetivos e as demandas empresarias e assim produziriam muito mais, tornou-se fundamental planejamento, organização, controle e direção e ai surgiram assim as funções administrativas.

Os primeiros relatos de teóricos que temos informações, viriam dar inicio a Teoria Geral da Administração, com o intuito de propor uma sistematização sobre os estudos das organizações, logo no início do século XX com as obras Princípios de Administração Científica de Frederick Winslow Taylor (1856-1915) e Administração Industrial e Geral de Henry Fayol (1841-1925). Este último, engenheiro de minas francês, é um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração. Fayol foi o primeiro a desenvolver uma abordagem que visualizava a organização como um todo, ao contrário da visão microscópica de Taylor cuja teoria está centrada no nível individual de cada operário com relação às tarefas. Para Fayol, a organização teria de ser visualizada de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo para as partes (CHIAVENATO, 2004, pg 39).

Porem ainda no início do século XX surgiria teses mais detalhadas sobre o assunto, sendo um dos principais teóricos o francês Henri Fayol que com a teoria acerca das funções administrativas onde toda organização desenvolveria quatro pilares voltados para a funcionalidade operacional de uma empresa: planejamento, organização controle e direção. Apesar de ser bastante criticado na época por conta de sua teoria, o pensamento de Fayol ainda é muito relevante para o desenvolvimento das organizações. Na pratica Fayol propõe que com a divisão do trabalho, com a premiação por o trabalho em uma empresa que assim atingiria a máxima eficiência e praticidade no desempenho das funções dentro de uma organização ou empresa para assim melhor obter vantagens competitivas e mercadológicas vitais para qualquer ramo de atividade empresarial. Toda atividade cerebral deve ser removida da fábrica e centralizada no departamento de planejamento [...]” (MAXIMIANO, 2006, p.41). O método de Taylor apoiava-se na supervisão funcional, estabelecendo que todas as fases do trabalho devem ser acompanhadas de modo a verificar se as operações estão sendo desenvolvidas em conformidades com as instruções programadas e estas instruções devem ser transmitidas a todos os empregados, por meio da descrição detalhada de cargos e tarefas. Por outro lado Taylor propôs que o trabalho deveria ser dividido em tarefas de forma clara e definida cada um saberia o que fazer e como fazer trabalhando de uma forma que o trabalho não fosse exaustivo porem muito produtivo e eficiente.

Planejamento como sendo principio fundamental de qualquer empresa ou entidade, detalhando vários planos individuais que de forma clara e objetiva serve para orientar e conseguir um perfeito e dinamico equilíbrio entre o que se busca e o que se tem como objetivo de uma empresa ou pessoa, ou seja, equilíbrio entre as demandas, as fontes e os recursos humanos ou materiais de que dispõe. Sem o planejamento é praticamente impossível alcançar as metas e os objetivos ou atingir de forma positiva um propósito que englobe diversas etapas, que devem ser detalhadas e claras, com um prévio e bem feito planejamento, terá um nível de elaboração de garu de risco e de garantia para que um um trabalho ou projeto tenha sucesso e seja coroado com obtenção de um resultado satisfatório e positivo.

Existem diversas formas de expor o conceito de planejamento. Chiavenato (2000, pág. 195) diz que “planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcança-los”. Ferreira e Souza (2001, pág. 36), em uma analogia do planejamento a um barco que está navegando, afirmam que “planejar é (...) saber onde queremos chegar e prever as providências que precisam ser tomadas para garantir uma viagem segura e bem sucedida”. Faria (1997, pág. 71) afirma que “o planejamento determina os objetivos a atingir e os tipos de controle necessários que a administração da empresa deverá adotar”

Quando se planeja, deve-se ter cuidado e as erenidade para poder conciliar todos os passos do processo do planejamento. Se deve planejar antes é decidir antecipadamente o que fazer, como fazer, quando fazer e quem pode fazer, para o alcance de um objetivo desejado. relacionar tudo o que se quer fazer ter por antemão, quando e como se vai executar cada etapa. Não deixar espaços para improvisos e tentar observar todas as probabilidades e possibilidades que podem dinaimizar o planejamento.

O planejamento tem como missão a organização, a visão de futuro, e os objetivos e projetos de orientação que visam a estrategia desejada para mudar alguma coisa ou alcaçar algo almejado, permite que todos executem com afinco e concentrados naquilo que a organização tenha traçado como resultado esperado o sucesso, em qualquer área, compartilhem de unidade e sejam coerentes com o objetivo único de obter um desempenho em um nivel de satisfação superior.

Cria condições para a transformação de idéias em realidade. Para tanto, é necessário que os entes envolvidos conheçam e assimilem os seus elementos essenciais, para que possam internalizá-los e assim executa-los adequadamente e satisfatoriamente. A missão, visão de futuro, valores, cenários, objetivos estratégicos, indicadores e metas. O planejamento tem como um critério geral orientar a tomada de decisões, definir objetivos e definir a escolha das decisões estratégicas da empresa ou pessoa.

O sistema de controle pelo qual a entidade calcula e avalia suas realizações esta dentro do planejamento sendo que tem objetivo medir e acompanhar o sucesso ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com