TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Casos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  2.524 Palavras (11 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

Nesta atividade foi estudado e pesquisado o mercado local de atividades comerciais e industriais. O Contexto Empresarial e Regional, a que focamos foi o da região de “Riomafra”, local em que moramos fazendo divisa entre os estados de Santa Catarina e Paraná.

No decorrer das pesquisas, fundamentado nas informações da Pesquisa de Mercado, realizamos o projeto de criação de uma fábrica de Bolsas que poderá atender a nossa região e posteriormente angariar clientes nas cidades vizinhas como Itaiópolis, Rio Negrinho, São Bento, Campo do Tenente e Lapa.

Os assuntos abordados foram as características individuais de cada integrante, pesquisa de mercado local, investimentos, porcentagem, variação percentual do investimento, cálculo de salário do funcionário, capital da atividade e balanço patrimonial. Ao decorrer do texto, será explicado em separado cada item mencionado.

A este trabalho, consideramos essencial o planejamento estratégico antes da abertura de qualquer negócio. Podemos verificar que as pesquisas realizadas são de fundamental importância para a abertura de uma futura empresa, escritório, fábrica ou loja.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PESQUISA DE MERCADO

Atualmente a disputa do mercado de bolsas femininas se tornou algo bastante competitivo. As empresas estão investindo em qualidade da matéria prima e durabilidade.

Com isso, quem ganha é o consumidor. Que além de variedade na escolha, ainda conta com um grande número de lojistas dispostos a conquistar estes novos clientes. A tecnologia e a exigência consumista sempre em crescimento acelerado causaram mudanças drásticas no setor, só sobrevivem hoje os que mantiveram firmes na disputa, mesmo sabendo dos riscos que os novos investimentos trariam.

As fábricas de bolsas têm um mercado aquecido o ano inteiro, já que mulheres são consumistas por natureza e adoram novidades. E quem ganha são os varejistas, que lucram de 100% a 200%. Isto garante ao fabricante produção o ano todo, e um futuro ainda mais promissor para o empreendedor.

Para atender a este mercado deve-se estar atento e preparado para suprir os consumidores com produtos que reúnam tais características. É preciso interpretar este acontecimento como uma nova maneira de enriquecer o produto dentro de um segmento lógico de tendência de moda e de mercado.

As bolsas, mais do que um adorno, são uma espécie de complemento do corpo. A produção de bolsas e de acessórios em couro é um processo muito artesanal, envolve correria diária e muita organização. O couro, como um produto nobre, destina-se a um público consumidor de renda elevada. É por isso que, no Brasil, ele é considerado produto com mercado relativamente limitado. No exterior, existe boa demanda o que proporciona condições favoráveis à exportação, porém, as exigências desse mercado também são maiores.

Antes de abrir um negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. É preciso:

• Pesquisar em fontes

como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo;

• Visitar os concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;

• Participar de seminários especializados.

2.2 CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS

Para abrir esse novo empreendimento, foi preciso que cada um dos sócios desenvolvesse uma habilidade. Assim foram definidas para cada um as seguintes responsabilidades:

O sócio Samuel ficou com o cargo de gerente. Ele é responsável pelas atividades administrativas e financeiras da empresa. Esse ofício é muito importante, pois é ele quem direciona a empresa.

A sócia Bianca é responsável pela contabilidade. Ela verifica se a entidade está dando lucro ou prejuízo, informa a posição e o rumo do negócio e fornece informações para a tomada de decisão.

A sócia Luciana cuida do setor de produção. Deve cumprir o programa de produção com a qualidade desejada, além de administrar os custos do setor.

O sócio Karl é controlador de estoque. É seu dever fiscalizar e gerir a entrada e saída de mercadorias e produtos.

O sócio Marco Aurélio ficou com o cargo de supervisor de design. Ele se responsabiliza pelo desenvolvimento de produtos.

A sócia Alessandra se responsabiliza pelo setor de recursos humanos. Deve supervisionar as atividades da área de recursos humanos envolvendo recrutamento e seleção, administração salarial, treinamento, folha de pagamento, benefícios, registros etc.

O sócio Diones é supervisor de compras e vendas. Deve obter as melhores condições de compra para os produtos comercializados pela empresa, e garantir

a concretização das políticas comerciais da empresa, ajudando os vendedores a desempenharem melhor a sua função.

2.3 PESQUISA DO MERCADO LOCAL/NACIONAL

O setor de fabricação de bolsas no Brasil emprega cerca de 50 mil pessoas, movimenta um PIB estimado em US$ 3,5 bilhões, exportou US$ 1,8 bilhões em 2008, contribuindo em 7% para o saldo da balança comercial brasileira. É fato que o mercado de bolsas brasileiro vem se expandindo nos últimos anos. (Fonte: MDIC/CICB).

Os principais destinos de exportação desses produtos são países como a China, Itália, EUA, México e Alemanha.

Até pouco tempo atrás, apenas as empresas especializadas no ramo de bolsas fabricavam, hoje em dia indústrias de sapatos, cintos e acessórios investem nesse nicho de mercado.

Há também a concorrência com empresas internacionais, um ponto que preocupa a venda do produto dentro do Brasil é a importação de bolsas da China. A mercadoria entra no país com o preço abaixo da média nacional, pois a qualidade é inferior.

Para reverter esse processo foi criado o Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro no Estado do Paraná, chamado Sindicouro. É uma associação patronal de indústrias fabricantes de acessórios, bolsas e similares em geral.

O Sindicouro envolve a união das indústrias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com