TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Ensaios: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 7

A Importância de uma boa Administração de uma empresa

A administração é definida como o processo de trabalhar com pessoas e recursos na busca de objetivos de alguma organização. Em um mundo moderno, globalizado e complexo, faz-se necessário ter uma base de conhecimentos sólidos para que a organização continue competitiva no mercado, nesse sentido uma análise organizacional é de muita importância, e faz-se necessário que o gestor tenha em mente as funções administrativas de planejar, organizar, dirigir e controlar, compreendendo quanto uma organização como um todo pode levar a obter resultados eficazes.

Essas funções são atribuídas com cargas diferenciadas para os diferentes níveis da organização que são os níveis: estratégico, tático e operacional. A função de planejamento tem maior peso no nível estratégico e tático. Chiavenato afirma que a administração não ocorre ao acaso, pois cada ação está pautada em um plano, esses planos são traçados na função de planejamento.

Portanto, planos operacionais visam à eficiência através da correta alocação de tempo e recursos. Enquanto os planos estratégico e tático visam objetivos organizacionais mais amplos.

O planejamento, de acordo com Richard L. Daft é o que define aonde toda e qualquer organização quer chegar e como fazê-lo da melhor forma. No entanto, apesar de parecer claro, este conceito é muito visado por todas as organizações e nem sempre alcança seu melhor desempenho.

A função organização tem o objetivo de atribuir responsabilidades ás pessoas que irão realizar as metas traçadas pelos gestores, segundo Chiavenato. Os gestores ambicionam resultados e expressam estes em seus planos, porém é necessário que cada um saiba a sua cota de responsabilidade na realização dos resultados.A organização, como todas as outras funções, é realizada em cada nível de acordo com o escopo administrativo, ou seja, o nível estratégico organiza toda a empresa e o nível operacional apenas equipes. O nível tático filtra as ordens do nível estratégico e repassa as informações para o nível operacional de maneira mais concreta para que esta possa se adequar aos objetivos das pessoas que o integram.

Organizar é também saber seguir o planejamento atribuindo tarefas e certamente agrupando estas tarefas em departamentos específicos.

Um caso de problema no que diz respeito às agencias de publicidade de marketing, por exemplo, é que muitas vezes o atendimento passa por cima do planejamento que por sua vez que fazer o papel da criação.

A direção, segundo Chiavenato, é a influência do gestor sobre o subordinado para que aquilo que foi planejado seja realizado dentro do esperado. A direção, portanto, apesar de ser uma função formal da administração necessita de um processo intenso de comunicação.

Por fim, é importante enfatizar a importância da função controle. Chiavenato diz que a função controle monitora e avalia o desempenho das funções: planejamento, organização e direção. Ainda que os gestores tenha plena consciência de seus objetivos, pode ocorrer uma falha no processo. A monitoração deve ser, segundo Chiavenato, sistêmica, interativa, cíclica e repetitiva.

Todas as funções não devem ser tratadas de maneira isolada e sim como um conjunto de ações que devem ser cuidadas ao mesmo tempo de maneira a retroalimentar o bem-estar da organização. A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a analise eo controle das atividades financeiras da empresa.

O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais. No, entanto, é muito comum que empresas deixem de realizar uma adequada gestão financeira.

A falta da administração financeira adequada pode causa os seguintes problemas:

- Não ter as informações corretas sobre saldo do caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber e das contas a pagar, volume das despesas fixas e financeiras. Isso ocorre porque não é feito o registro adequado das transações realizadas;

- Não saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízo em suas atividades operacionais, porque não é elaborado o demonstrativo de resultados;

- Não saber o valor patrimonial da empresa, porque não é elaborado o balanço patrimonial;

Não saber administrar corretamente o capital de giro da empresa, porque o ciclo financeiro de suas operações não é conhecido;

- Não fazer análise e planejamento financeiro da empresa, porque não existe um sistema de informações gerenciais (fluxo de caixa, demonstrativo de resultados e balanço patrimonial).

O que também pode influenciar no bom andamento de uma empresa, são as variáveis macroeconomias, que são todos aqueles fatores que de certa forma podem ser medidos e que influenciam economicamente o comportamento do mercado, tanto de forma positiva quanto negativa. Tais variáveis, conforme os principais autores de negócios destacam, apresentam influência muito forte no desempenho das organizações. Além de olhar para a situação da própria empresa para definir os rumos que o negócio irá tomar nos meses futuros, o empresário também precisa ficar atento para as oscilações da economia nacional e mundial.

Uma dessas variáveis é a inflação, que pode ser entendida com uma elevação generalizada e permanente dos níveis de preços do sistema econômico, resultando em deterioração do poder aquisitivo da moeda e depreciação dos valores dos ativos. A complexidade do cálculo da inflação decorre da necessidade de aferir a variação de preços de produtos distintos fisicamente, e de serviços, que variam a taxas diferenciadas. O índice de inflação afeta a todos.

Também temos o PIB (Produto Interno Bruto), que corresponde ao valor de mercado do fluxo de bens e serviços finais disponibilizados por uma economia em um determinado período de tempo (normalmente um ano), propiciando o acompanhamento de suas modificações estruturais e de seu curso conjuntural.

O PIB é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em metodologia recomendada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a partir de minucioso levantamento e sistematização de informações primárias e secundárias apuradas ou apropriadas por aquela instituição. PIB pode ser aferido a preços correntes (nominais ou monetários) e constantes (reais). Ambos representam importantes medidas de desempenho.

Os valores monetários servem para dar uma ideia da dimensão do sistema, pois resultam da agregação da produção física de todos os bens e serviços pelos respectivos preços, descontados as transaçõesintermedirias.

O Índice de desenvolvimento humano (IDH), também pode ter uma influencia, o conceito de desenvolvimento econômico amplia o conceito de crescimento econômico, ao incluir na análise dos Índices ou indicadores aqueles que contemplam a melhoria das condições de vida da população, que, não necessariamente, crescem com a melhoria das condições econômicas (pobreza, desemprego, desigualdade, saúde, nutrição, educação e moradia).

Para obter um bom andamento na empresa, é importante também ter o controle contábil sobre o patrimônio. O Balanço Patrimonial não deve ser descartado pelas empresas, pelo contrário ele deve ser preparado por todas as empresas, pois somente com esta ferramenta é possível conhecer o patrimônio real da empresa, além de outras informações de vital importância.

O Controle Patrimonialconsiste nas açõesque assegurem, por meio de registros e relatórios, a coleta de dados relativos à identificação, existência, quantidade, localização, condições de uso e histórico dosbens patrimoniais, desde a sua primeira inclusão no patrimônio (ou relacionamento), até a sua baixa final, seja qual for o motivo. É a atividade de caráter administrativo que tem por propósito o controle da movimentação de material de qualquer natureza nas Unidades Gestoras, desde o seu recebimento até a sua destinação final. A atividade de controle patrimonial, exercida pela Seção de Patrimônio, permite que esta funcione como um centro de informações dos bens físicos. O controle atualiza os dados de registro e mantém sempre em dia o cadastro geral dos bens. Pelo controle analisa-se o passado e o presente, bem como se estabelece bases de ação para o futuro.

No meio empresário existe a responsabilidade social, que é extremamente importante. Sersocialmente responsável envolve a adoção de comportamentos éticos em todas as relações da empresa com seus públicos, tanto na execução de suas atividades produtivas básicas – numa espécie de redução ou eliminação dos impactos causados por suas atividades produtivas - quanto na adoção de atividades outrora desconsideradas por muitas organizações, práticas que antes eram função do Estado, como a busca pela melhoria da qualidade de vida da população ou redução de desigualdades sociais.

O 1º estágio, gestão social interna, tem como foco as atividades regulares da empresa, saúde e segurança dos funcionários e qualidade do ambiente de trabalho;

No 2º estágio, gestão social externa, o foco é ampliado para a população local, incorporando ações que visem à redução do ônus das externalidades negativas ao meio ambiente (poluição, uso de recursos naturais etc.), à sociedade (demissões, comunidade ao redor da fábrica) e aos seus consumidores (segurança e qualidade dos produtos);

No 3º estágio, gestão social cidadã, a empresa desenvolve ações que promovem o desenvolvimento social local e regional. O escopo das ações amplia-se para a comunidade como um todo. Sozinha ou em parceria com outras organizações (públicas ou privadas), as organizações nesse estágio de responsabilidade social fomentam ações que resultem na sustentabilidade local, conscientização social e cidadania, como por exemplo, através da geração de emprego e negócios pela criação de escolas, cursos técnicos, profissionalizantes e capacitação profissional.

Tais estágios podem ser separados de acordo com o público-alvo das ações sociais: enquanto no primeiro estágio o foco é o cliente interno, nos segundo e terceiro estágios o público-alvo é comunidade externa. Tal fato permite definir o ponto de partida para o exercício da responsabilidade social pelas organizações: a cidadania empresarial ou a cidadania individual.

...

Baixar como  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »