TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

INTRODUÇÃO

No texto a seguir, vamos poder entender melhor sobre o contexto empresarial.

Esse texto será desenvolvido a partir das reportagens retiradas do site globo.com e de alguns tópicos como a importância das funções administrativas e também a importância do controle contábil sobre os patrimônios destacando na gestão patrimonial alguns princípios primordiais no controle de patrimônio.

Veremos também empresas que atuam nu ambiente macroeconômico e muitas variáveis como inflação, juros, câmbio, e crescimento econômico, interferem na abertura de empresas, E a partir de uma reflexão será descrito os três estágios de gestão da responsabilidade corporativa que são elas: Gestão social interna; Gestão social Externa e Gestão social cidadã.

O Contexto Empresarial

Nos dois casos podemos observar que as funções administrativas são como base e de grande importância, pois através dela que os administradores puderam alcançar os resultados desejados, sendo que, para alcançar os resultados e administrar é necessário trabalhar com pessoas e recursos, e para ajustar os dois não é tarefa fácil.

Alguns pontos importantes foram observados nas matérias como: o conhecimento sólido para a empresa se manter no mercado; a análise da organização como recursos financeiros, mercadológico, produtivos e humanos; a verificação de vantagens e desvantagens do negócio; e a necessidade do público alvo.

Para que o empresário seja um bom administrador ele precisa ter em mente as funções administrativas. É o que vamos ver no quadro comparativo abaixo, como os empresários dos casos citados souberam desempenhar esse papel.

Algumas variáveis macroeconômicas interferem no dia a dia das empresas e refletem nas suas tomadas de decisões, como o aumento da inflação onde as matérias primas influenciam no orçamento de forma negativa, e correm o risco de perder a competitividade pelo elevado preço dos bens de serviço e no consumo final. Na abertura de uma empresa, maior será o investimento e na decisão de gastos. Uma taxa de juros muito alta significa pouco investimento e baixo consumo, já uma taxa de juros baixa significa muito investimento e um alto consumo. Outra influência é o aumento ou a estagnação dos salários, pois o seu aumento impulsiona o mercado, gera crescimento econômico e o aumento de consumo. A sua estagnação prejudica o crescimento econômico, onde as empresas deixam de investir e lucrar.

Como sabemos o controle contábil sobre o patrimônio é uma ferramenta administrativa indispensável para qualquer empresa inserida no mercado.

Percebemos claramente a presença do controle contábil na reportagem “Empresa fatura R$ 300 mil por mês com fabricação de panelas.”, onde o empresário Evaldo Oliveira, através de uma breve análise de mercado conseguiu alcançar um negócio rentável, pois aplicou de forma coerente o seu capital, conseguindo desta forma alcançar resultados satisfatórios, graças ao controle mantido tanto na variável interna no qual se manteve um controle no processo de produção de seus produtos, que vai desde o corte das chapas até o polimento final; e externamente cuidando sempre de manter a qualidade do produto e investindo em novidades para melhor atender os consumidores, incentivando assim a competitividade.

Já na reportagem “Com bom planejamento empresário começa negócio sem dinheiro próprio.”, observamos que o controle contábil patrimonial se fez necessário até antes mesmo da inserção da empresa no mercado, o que levou o empreendedor Eduardo Martinez de Almeida, por não possuir capital próprio a realizar uma longa pesquisa de mercado e organizar um plano de negócios, visando questões como: o que o mercado necessita; o investimento a ser realizado; capital de giro; funcionários; consumidores; demanda entre muitos outros, para que pudesse passar um aspecto de segurança para o banco, obtendo assim o empréstimo para dar início a seu negócio.

Interessante que a responsabilidade social é um assunto de destaque, pois hoje as empresas estão deixando de olhar só para o lado financeiro e olhando para o lado social, buscando melhorias internas (atividade, funcionários, segurança, saúde, cliente, fornecedores), externas (ambiente, comunidade local) e cidadã (comunidade global).

Nos casos das empresas Alumínio Oliveira e Star Active, podemos refletir como suas empresas desenvolveram aplicando essas gestões.

Na gestão social interna, as empresas se souberem desenvolver bem esse papel, ganhará de seus funcionários, dedicação, empenho, lealdade e ganhos com a produtividade, pois a satisfação dos funcionários reflete no externo, gerando lucro para a empresa, mantendo-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com