TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Casos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  2.348 Palavras (10 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Neste texto trataremos de assuntos de grande relevância no ramo administrativo, dentre tantas diversidades de funcionalidade para o bom desenvolvimento das empresas existem aspectos essênciais que usado adequadamente terá grandes resultados nos projetos da empresa, visando o processo administrativo que consiste nas funções de planejamento, organização, direção e controle.

Quanto mais intensa a competição a que estiverem submetidas às organizações, mais importante será dispor de instrumentos integrados de gestão que permitam atender as necessidades dos clientes, mas que também possibilitem os lucros pretendidos.

É inegável reconhecer que hoje em dia um controle preciso do patrimônio, a administração bem fundamentada, além de investimentos na qualidade de produtos e pessoas, a busca de novidades, a fidelização de clientes, a ética, tornam-se vantagens competitiva, que resulta numa ferramenta gerencial e estratégica para a tomada de decisão, mostrando claramente a saúde financeira da empresa. Muito importante também neste cenário é o comprometimento da empresa para com a sociedade, envolvendo estratégias organizacionais, visando à utilização responsável dos recursos produtivos, a satisfação dos funcionários, o bem-estar da sociedade e a preservação do meio ambiente.

O novo ambiente em que as organizações estão inseridas e a competição global, juntamente com as inovações tecnológicas, vêm transformando o mundo dos negócios e estão a exigir novas formas de utilização das informações financeiras e não financeiras na gestão delas, com uma exigência maior de informações relevantes, com objetivo de apoiar o processo de decisão. Por isso, as organizações devem usar sistemas aperfeiçoados de gestão.

2 DESENVOLVIMENTO

O administrador atua em uma empresa através do processo administrativo. As funções planejamento, organização, direção e controle, definidas por Chiavenato, sintetizam as principais responsabilidades do gestor em uma organização. É através dessas funções que o empresário vai ter um campo maior de visão da empresa para que possa acompanhar as exigências do mercado e conseguir mais investimentos para o crescimento dessa organização. Uma pequena indústria de Bragança Paulista é exemplo de uma organização onde as funções administrativas foram bem aplicadas, o empresário investiu R$140 mil, hoje tem 54 funcionários e fatura R$ 300mil mensal. A função de planejamento tem maior peso no nível estratégico e tático. Chiavenato afirma que a administração não ocorre ao acaso, pois cada ação está pautada em um plano. Esses planos são traçados na função planejamento. Apesar de haver planos operacionais, estes planos, não tem grande peso nas funções administrativas, pois lidam com variáveis bastante limitadas.

A função organização tem o objetivo de atribuir responsabilidades às pessoas que irão realizar as metas traçadas pelos gestores, segundo Chiavenato. Os gestores ambicionam resultados e expressam estes em seus planos, porém é necessário que cada um saiba a sua cota de responsabilidade na realização dos resultados. Os setores, grupos de trabalho ou departamentos devem ter ciência para onde e com que intensidade se direcionar. Desse modo, ainda que o trabalho seja realizado por diversas pessoas e setores como acontece na pequena Indústria de Bragança Paulista no interior de São Paulo, cada um sabe a sua cota no todo e como sua cota contribui para o todo.

A direção, segundo Chiavenato, é a influência do gestor sobre o subordinado para que aquilo que foi planejado seja realizado dentro do esperado. A direção, portanto, apesar de ser uma função formal da administração necessita de um processo intenso de comunicação.

Por fim, é importante enfatizar a importância da função controle. Chiavenato diz que a função controle monitora e avalia o desempenho das funções: planejamento, organização e direção. Ainda que os gestores tenham plena consciência de seus objetivos, pode ocorrer uma falha no processo. A monitoração deve ser segundo Chiavenato, sistêmica, interativa, cíclica e repetitiva.

A monitoração é sistêmica, pois analisa o processo administrativo na sua integralidade. É interativa, pois necessita de retroalimentação constantemente para que seja real. É cíclica e repetitiva, pois verifica o processo reiterada vezes. A importância, portanto, está em garantir resultados em conformidade com o planejado e ações de correção que viabilizem o perfeito funcionamento da organização.

Os empresários precisam ficar de olho nas variáveis da macroeconômia, pois ela é uma divisão da econômia que visa estudar o funcionamento da mesma como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, como produto, emprego, renda, comércio exterior. As constantes mudanças no cenário econômico-financeiro afetam o resultado empresarial, bem como a gestão contábil das empresas. Dessa forma, seus gestores, precisam estar sempre preparados para atuar num mercado bastante dinâmico, bem como as mudanças no referido cenário econômico do país. O Produto Nacional Bruto (PNB), Produto Interno Bruto (PIB), taxas de inflação, taxas de juros, taxas de emprego e tributos são exemplos de variáveis econômicas presentes no dia-a-dia, que afetam diretamente os negócios das empresas.

Por isso a grande importância dos gestores estarem sempre bem informados na área da economia, visando reduzir os efeitos que essas variáveis podem provocar na atuação da empresa, procurando extrair aquilo de positivo que elas possam trazer para os negócios. A inflação é um dos principais inimigos da empresa, pois é um processo no qual o nível de preços está subindo e o dinheiro está perdendo valor, com isso, dificulta o investimento, pois os sócios ou dono não têm certeza que terão retorno desse investimento e acabam amedrontados de aplicarem recursos, ou outros problemas ainda maiores que a inflação pode acarretar.

Para manter o bem estar das empresas e sociedade, o que se busca é evitar período de aceleração permanente no crescimento dos preços, mantendo o controle da inflação, pois a inflação descontrolada afeta negativamente a distribuição de renda visto que o de baixa renda não consegue aplicar seus recursos no mercado financeiros o que pode causar uma destruição do parque produtivo.

A distribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com