TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Exames: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  4.052 Palavras (17 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

2.1.1 Teórico que desenvolveu 4

2.1.2 Principais mudanças ao longo do tempo 4

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO 5

2.2.1 Autores 5

2.2.1.1 Autor 1 5

2.2.1.2 Autor 2 5

2.2.1.3 Autor 3 5

2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS 5

2.3.1 Capital Social 5

2.3.2 Capital de Terceiros 5

2.4 ANÁLISE DE MERCADO 5

2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO 5

2.6 ESTRUTURAS DE MERCADO 5

2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 5

3 CONCLUSÃO 5

REFERÊNCIAS 5

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo possibilitar o conhecimento do processo administrativo.

Administração é uma profissão que exige do profissional uma qualificação avançada e atualizada para desenvolver suas funções no mercado de trabalho, e também uma profissão de fundamental importância. Os jovens estão buscando cada vez mais os cursos relacionados à área administrativa, porém as organizações de modo geral exigem profissionais com experiência, no entanto isto é um problema para o jovem que não tem experiência alguma no mercado de trabalho

. Mas um profissional que tem como objetivo se dar bem no mercado de trabalho, independentemente de idade ou experiência, tem que conhecer a sua profissão desde seu alicerce, então convém explicar as funções administrativas de modo que sirva de base para qualquer administrador, pois este profissional tem diversas opções de onde vai atuar em uma organização e deve saber um pouco sobre cada função. Quais são as funções administrativas? Como deve ser os processos gerenciais? O que o profissional deve fazer nas funções organizacionais?

Estes aspectos serão abordados neste artigo com o objetivo de deixar claro cada uma das funções administrativas, sendo elas gerenciais ou organizacionais, para que o profissional tenha uma noção de maneira totalizada do cenário organizacional.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

A tarefa da adminsitração consiste em estabelecer os objetivos sugeridos pela empresa e traduzi-los em ação empresarial, por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os empenhos realizados, em todos os setores da empresa afim de atingir tais objetivos da melhor forma possível.

A Administração é essencial dentro de uma organização, pois sem ela não haveria sucesso no seu crescimento. A Administração é uma função muito conhecida e concorrida nos dias atuais, porém nem todos profissionais disponíveis no mercado, estão aptos. Por isso muitos procuram expandir seus conhecimentos para uma excelente gestão. Todos os problemas de uma empresa podem ser solucionados quando bem aplicada a administração.

2.1.1 Teórico que desenvolveu

Cada teoria administrativa procurou enfatizar ou privilegiar um ponto de vista, tornando-as peculiares ao teórico que a desenvolveu.

A primeira Escola da Administração Científica surgiu pela ênfase nas tarefas dos operários com o objetivo de melhorar a produtividade por Frederick Taylor. Taylor acreditava no aumento da produtividade para melhoria das empresas e funcionários. Em relação ao desenvolvimento, planejamento, produtividade e autocontrole, Taylor conseguiu maximizar a eficiência da organização, o seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial. A eficiência sem a eficácia faz com que as coisas sejam bem feitas, sendo que nem sempre os objetivos são alcançados. Eficácia sem eficiência faz com que os objetivos sejam alcançados, mas de uma maneira desorganizada e cara.

Henry Ford, em 1913, aplica a tecnologia da linha de montagem na fabricação de automóveis em massa. O objetivo principal deste sistema era reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores. Utilizando assim na administração de produção, a extensa mecanização, como uso de máquinas-ferramentas especializadas, linha de montagem e de esteira rolante e crescente divisão do trabalho. Ford foi pioneiro na redução da jornada de trabalho para oito horas e aumento de salário. Henry Ford, com a sua criatividade, teve uma grande influência no desenvolvimento dos meios de transporte.

Fayol, fundador da Teoria Clássica é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Uma das contribuições ficou conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo. Outra contribuição da teoria de Fayol é a identificação das principais funções da Administração que são: Planejar, Organizar, Controlar, Coordenar e Comandar.

Sobre as funções administrativas Fayol definiu cinco elementos básicos do processo da administração, que ainda são usando nos dias atuais, que são: planejamento, organização, direção, coordenação e controle. Estes são elementos que devem existir em qualquer trabalho, nível ou área de atividade de uma empresa, tanto os administradores ou subordinados tem que desempenhar essas atividades como atividades administrativas essenciais. Fayol via a organização como um corpo – o "corpo empresarial". As atividades desse corpo eram encaixadas em seis funções: A Função Técnica, Comercial, Financeira, De Segurança, Contábeis e Administrativas. A Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Para alguns, Fayol é considerado, hoje, o pai da administração moderna (Fonte Wikipédia)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com