TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Monografias: Contexto Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.982 Palavras (8 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................3

2. DESENVOLVIMENTO.....................................................................................4

2.1 Conceito de patrimônio..................................................................................5

2.1.1 Fontes origens de recursos........................................................................6

2.1.1.1 Análise de mercado.................................................................................6

2.1.1.1.1 Demanda; oferta e equilíbrio de mercado............................................7

2.1.1.1.1.1 Estruturas de mercado......................................................................7

2.1.1.1.1.1.1 Contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social.......................................................................................8

3. CONCLUSÃO.................................................................................................9

4. REFERÊNCIAS.............................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

A seguir entenderemos o conceito empresarial, veremos informações sobre funções administrativas, conceito de patrimônio, a constituição de uma empresa, analise de mercado, demanda de mercado, estruturas e a contabilidade social como ferramenta de informação para responsabilidade social.

O trabalho tem como objetivo analisar a importância da inserção da contabilidade no Contexto Empresarial da empresa como também a importância da gestão empresarial.

Atualmente nas empresas, busca-se a maximização dos resultados e a minimização dos custos, também busca atender as novas necessidades do mercado competitivo, o qual exige dos empresários uma gestão de ganho equilibrado para a empresa, visando à obtenção desse resultado, as empresas precisam de estratégias de gestão.

2. DESENVOLVIMENTO

Embora mal aproveitada na idade média a administração sempre esteve ligada a humanidade, vem muito antes dos impérios administrados por seus lideres aos dias capitalistas de hoje. Sendo que surgiu como ciência a partir do século XX, desde então ao passar dos anos vem em constante evolução. Na idade média as famílias operam em sistemas de corporações, sendo que artesões independentes juntos com seus empregados produziam para um mercado regional. Eram donos da matéria prima e vendiam o produto.

Já na idade moderna a administração sofreu influência da igreja e do exercito onde a autoridade era exercida por uma só pessoa, em sistema de hierarquia.

A partir do século XVI ao XVIII as organizações industriais passam novamente a ser compostas por artesões e seus empregados, mas desta vez não obtinham a matéria prima e toda sua produção passa a ser comercializadas por intermediários.

Com a revolução industrial (1780) o sistema é mais uma vez modificado os artesões passam a trabalharem como empregados nos edifícios dos empregadores e passam a ganhar por seu trabalho. O sistema industrial traz consigo novos conceitos de organização, pois deixou de ser corporativo, tornando-se um sistema capitalista emergente. Aonde no século XX surgem os pioneiros em teoria cientifica administrativa.

O conceito primário administrativo segue a visão de organização do processo já existente no decorrer da evolução humana, partindo deste principio a sistematização torna-se indispensável para uma melhor eficiência e eficácia de seus objetivos.

Com a necessidade de criar um sistema onde encaminhasse as empresas no sentido amplo de organização, iniciou - se estudos com finalidade de alcançar eficiência e eficácia por meio da administração, onde podemos destacar as obras de Frederick Winslow Taylor (1856-1915) onde sua teoria é baseada no nível individual de cada operário em relação as tarefas, tendo como base a divisão do trabalho e especialização dos operários para execução de uma única tarefa, aplicada a linha de produção , e também Henry Fayol um dos teóricos clássicos da ciência da administração, onde em sua obra propôs quatro pilares administrativos: planejamento, controle, organização e direção. Com estes pilares Fayol visualizava a organização como um todo, (da direção para a execução) (CHIAVENATO, 2004).

Dirigir é conduzir a empresa, tendo em vista os fins visados, procurando obter as maiores vantagens possíveis de todos os recursos de que ela dispõe. (Henri Fayol)

Sociólogo alemão Max Weber desenvolveu a teoria burocrática, privilegiando a racionalidade, o poder passa a ter como base o cargo, e não o funcionário. Aonde é valorizada a profissionalização do individuo, sendo que deve existir obediência às regras.

2.1 CONCEITOS DE PATRIMÔNIO

Patrimônio é tudo aquilo que a sociedade intitula como riqueza que alguém ou que uma entidade pode possuir e seja suscetível a apreciação econômica, definido como conjunto de bens. O patrimônio abrange outras ciências sociais como a Administração, Direito, e a Contabilidade nos seus aspectos qualitativos e quantitativos, o aspecto qualitativo é referente aos componentes patrimoniais seguindo a natureza de cada um detalhando-os segundo a sua espécie. O aspecto quantitativo refere-se aos componentes patrimoniais em termos monetários. A contabilidade visa o processo contábil e explica as mutações causadas pelo processo administrativo na gestão de recursos empresariais.

O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade, os bens e direitos por serem vistos como os mais desejáveis, são considerados como elementos positivos, e as obrigações como elementos negativos. (RIBEIRO,2009, p.4)

Autor patrimônio para Geertz (2008) patrimônio atribui-se a cultura existente em um empreendimento, seguindo um método etnográfico, não são estes elementos, as técnicas e os processos determinados que definam o empreendimento. “O que define é o tipo de esforço intelectual que ele representa”. Compreende-se que na espécie de preservação do patrimônio cultural Geertz enfatiza não só a linhas do patrimônio, mas o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com