TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Casos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  2.348 Palavras (10 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .3

2 DESENVOLVIMENTO .4

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS ...4

2.2 PATRIMÔNIO.......................................................................................................6

2.3 FONTES (ORÍGENS) DE RECURSOS.................................................................6

2.4 ANÁLISE DE MERCADO......................................................................................7

2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO..........................................8

2.6 ESTRUTURAS DE MERCADO.............................................................................8

2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA

A RESPONSABILIDADE SOCIAL..............................................................................9

3 ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO................................................................... 11

3.1 QUADRO 1..........................................................................................................11

3.2 GRAFICO 1..........................................................................................................11

CONCLUSÃO............................................................................................................12

REFERÊNCIAS..........................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

O mundo tem presenciado uma enorme mudança no cenário econômico nos últimos anos. Cada vez mais pequenas e médias empresas surgem, trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias. Na medida em que há um crescimento dessas empresas, dificuldades também surgem, e, diante dessas premissas o gestor necessita utilizar de mecanismos que possam auxiliá-lo na administração gerencial para conseguir alcançar os resultados e objetivos da empresa. A contabilidade vem como uma excelente ferramenta para dar suporte ao administrador e abastecê-lo de informações.

Por esta razão, o presente trabalho trás uma abordagem de mecanismos que auxiliam na solução de problemas e ajudam a compreender este novo cenário empresarial abordando aspectos como as funções administrativas, o patrimônio, fontes de recursos, entre outros, proporcionando assim uma proposta de administração a fim de que estas empresas possam se manter diante das dificuldades encontradas utilizando recursos viáveis a sua realidade.

2 DESENVOLVIMENTO

Atualmente nas empresas, busca-se a maximização dos resultados e a minimização dos custos. Todavia em algumas delas, também se busca atender as novas necessidades do mercado competitivo, o qual exige dos empresários uma gestão socialmente responsável. Vale ressaltar que essa preocupação se traduz em programas de motivação dos funcionários, benefícios sociais, preservação do meio ambiente, satisfação do consumidor e, também, outros aspectos direcionados a valorização da empresa no mercado. Um dos objetivos das empresas é atender às necessidades do consumidor, que se torna cada vez mais exigente com relação aos produtos e serviços que são colocados à disposição no mercado. Com isso, busca-se qualificar cada vez mais os produtos com preço acessível ao consumidor, baixo custo e ganho equilibrado para a empresa. Visando a obtenção deste resultado, as empresas precisam de estratégia de gestão.

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:

Será por meio das funções administrativas que os gestores irão implantar as teorias administrativas dentro das organizações. A sua atuação terá impacto fundamental no resultado das empresas.

Uma organização pode ser entendida como um conjunto de recursos integrados em um sistema para atingir determinado conjunto de objetivos. Os recursos que uma organização utiliza podem ser dimensionados em dois grandes grupos independentes que formam o capital e o trabalho. Será por meio do aproveitamento da sinergia dos esforços desses recursos que a organização alcançará seus resultados.

Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do administrador: planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar. Para Fayol, a função administrativa não se concentra exclusivamente no topo da empresa, nem é privilégio de diretores, mas é distribuída proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos. À medida que se sobe na escala hierárquica mais aumenta a extensão e o volume das funções administrativas, ou seja, maior necessidade de dominar a capacidade administrativa, e, a medida que se desce na escala hierárquica, mais aumenta a proporção das outras funções na empresa, isto é, a capacidade principal de um operário é a capacidade técnica.

Atualmente, sobretudo com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter Ducker os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como planejar, organizar, dirigir e controlar. Ressalta-se então, que destas funções as que sofreram alterações foram “comandar e controlar” que atualmente chama-se apenas dirigir.

Chiavenato (2000) resume bem estas funções no quadro 01, apresentado no tópico 3.

As organizações estão passando por mudanças a cada dia que passa, seja introduzindo novas e diferentes tecnologias, seja modificando seus produtos e serviços, seja alterando o comportamento das pessoas, seja mudando seus processos internos, as organizações estão gradualmente alterando suas estruturas. Essas alterações provocam constantes impactos na sociedade e na vida das pessoas, acelerando cada vez mais as mudanças ambientais.

Também evidentes estão as mudanças pelas quais as funções administrativas passaram nos últimos anos, especialmente a partir dos anos 80, data que marca o início da Era da Informação. Até então, as funções administrativas, definidas como atividades ligadas ao planejamento, organização, direção e controle, eram realizadas de forma rústica, pouco eficientes quanto a seu propósito e o mais importante, sem o auxílio da tecnologia da informação, o que restringia a eficácia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com