TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle De Fornecedores

Monografias: Controle De Fornecedores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2014  •  8.367 Palavras (34 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 34

7 – Controle de fornecedores

7.1 – Cadastramento de fornecedores

O controle de fornecedores é o monitoramento das empresas que transacionam(fazem negócio) com a Administração e tem como objetivo atuar como uma ferramenta eficaz de controle, acompanhamento e fiscalização destas atividades.

CADEIA DE SUPRIMENTOS X CADEIA LOGÍSTICA

A Cadeia de Suprimentos engloba as seguintes atividades: aquisição, guarda e movimentação dos materiais com o objetivo de atender à demanda prevista.

CADEIA DE SUPRIMENTOS

Antes

Fornecimento Planejamento e Controle Distribuição Física

Físico da Produção

FLUXO DOMINANTE DE PRODUTOS E SERVIÇOS

FLUXO DOMINANTE DE DEMANDA E DE PROJETOS E INFORMAÇÕES

Figura 7.a

“O termo Logística foi adotado pelas empresas para caracterizar a integração e a sincronização das atividades que compõem os processos de suprimentos, produção ou prestação de serviços e distribuição de produtos.

O encurtamento das distâncias físicas, a velocidade na troca de informações, o avanço tecnológico, as altas taxas de consumo, o grau de exigências dos consumidores, entre outros fatores obrigaram as empresas a buscarem novas formas de gestão.

Assim, as empresas tiveram que se tornar mais ágeis na tomada de decisões e rápidas para se adaptarem as novas condições. Trocar modelos de produtos rapidamente sem deixar rastros de estoques ultrapassados, atender as demandas e exigências dos mercados no momento certo, na qualidade requerida e a preços competitivos significam a sobrevivência e continuidade do negócio.”

CADEIA LOGÍSTICA

Depois

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Figura 7.b

Classificação de fornecedores

Podemos classificar como Fornecedor toda a Empresa interessada em suprir as necessidades de outra em termos de:

 Matéria-Prima;

 Produtos (resultado de processos de produção, manufatura e/ou industrialização)

 Serviços; e

 Mão-de-Obra

A eficiência de um Departamento ou Setor de Compras está diretamente ligada ao grau de atendimento da demanda e ao relacionamento entre o comprador e o fornecedor, que devem ser os mais adequados e convenientes. Dentro de uma classificação podemos ter:

a) Fornecedores Monopolistas – São os fabricantes de produtos e prestadores de serviços exclusivos atuantes dentro do Mercado.

b) Fornecedores Habituais – São normalmente os fornecedores tradicionais que sempre são consultados numa coleta de preços, eles possuem uma linha de produto/serviço padronizada e bastante comercial. Geralmente são os fornecedores que prestam melhor atendimento, pois sabem que existe concorrência e que seu volume de vendas está ligado a qualidade de seus produtos e ao tratamento dado ao cliente.

c) Fornecedores Especiais - São os que ocasionalmente poderão prestar serviços, mão-de-obra e até mesmo a fabricação de produtos, que requerem equipamentos especiais ou processos específicos e que normalmente não são encontrados nos fornecedores habituais.

Esta classificação é bastante genérica e acadêmica, existe um grau de dependência nessa classificação que variará de acordo com o grau de necessidade e importância dos produtos/serviços a serem adquiridos, que pode ser diretamente ligado às características do fornecedor, ou seja:

a) Se é um fabricante, revendedor, distribuidor, ou representante;

b) Se o produto a ser adquirido é especial ou de linha normal ;

c) Se todo o processo de fabricação é realizado internamente, não dependendo de terceiros;

d) Se existem lotes mínimos de fabricação ou independente das quantidades vendidas;

e) Grau de assistência técnica;

f) Análise de capacidade de produção e qualidade dos produtos fornecidos anteriormente;

g) Análise da procedência da Matéria-Prima e qualidade.

Com exceção de fornecedores do tipo monopolista, o Setor ou o Departamento de Compras deve manter em seu Cadastro um registro de no mínimo 03 (três) fornecedores para cada tipo de Material/Serviço. Não é recomendável uma empresa depender do fornecimento de apenas uma fonte, sem qualquer alternativa. As inúmeras vantagens que esse critério pode acarretar para a Área de Compras seriam:

 Maior segurança no ciclo de reposição de material e no fornecimento do serviço;

 Maior liberdade de negociação e consequentemente um potencial de redução de preço de compra;

 Maiores oportunidades de os fornecedores se familiarizarem com as necessidades da empresa.

Existem algumas situações em que não há vantagens em trabalhar com mais de um fornecedor, são os casos dos Fornecedores Monopolistas, das situações de produtos patenteados ou de processo de fabricação exclusivo. Uma das alternativas bastante utilizadas são as alternâncias de fornecedores, reciclando-os a cada determinado período.

Um dos processos primordiais do Setor ou Departamento de Compras é o Cadastro de Fornecedores, quando então existem condições de escolher o fornecedor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.5 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com