TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle De Produção

Ensaios: Controle De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  2.304 Palavras (10 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 10

Sumário

Introdução --------------------------------------------------------------------------------------------- -03

1.0 –Informações, dados e conceitos sobre Planejamento e Controle da Produção ----------04

2.0 – Aspectos técnicos e operacionais ligados a Programação da Produção -----------------08

3.0 – Aspectos técnicos e operacionais ligados ao Controle da Produção ---------------------11

4.0 – Considerações Finais ---------------------------------------------------------------------------12

5.0 – Referências Bibliográficas ---------------------------------------------------------------------13

Introdução

O Planejamento e Controle da Produção é a atividade que torna possível decidir sobre como fazer melhor uso dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do plano de produção. O objetivo maior do Planejamento e Controle da Produção é garantir que a produção ocorra eficazmente e gere produtos e serviços como estabelecido. O planejamento e o controle são utilizados em todos os momentos do processo de produção, e possuem como objetivo alcançar os resultados estabelecidos, utilizar os recursos de maneira racional, corrigir possíveis falhas e distorções, visando a obter, com esses procedimentos, resultados satisfatórios.

A programação da produção aborda o planejamento de curto prazo. Em princípio, suas funções consistem em decidir: quais atividades produtivas (ordens de trabalho) devem ser realizadas; quando (momento de início ou prioridade); e com quais recursos (matérias primas, máquinas, operadores, ferramentas, etc.), para atender à demanda — informada, ou identificada nas decisões do plano-mestre de produção, ou diretamente pela carteira de pedidos dos clientes. Este conjunto de decisões possui grande importância e complexidade, principalmente devido ao volume de variáveis envolvidas. Também é grande sua influência nos diferentes objetivos de desempenho do Sistema de PPCP.

O Controle da produção (CP) é um processo cíclico e repetitivo. Á medida que ele se repete, a tendência é fazer com que as coisas controladas se aperfeiçoem e reduzam seus desvios em relação aos padrões desejados.

1.0 – Informações, dados e conceitos sobre o Planejamento e Controle da Produção

Para atingir os objetivos e aplicar adequadamente seus recursos, as empresas não produzem ao acaso. Nem funcionam de improviso. Elas precisam planejar antecipadamente e controlar de forma adequada sua produção. Para isso, existe o planejamento e controle de produção que visa aumentar a eficiência e a eficácia da empresa.

O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-lo da melhor maneira possível. O planejamento está voltado para continuidade da empresa e focaliza o futuro. A sua importância reside nisto: sem o planejamento a empresa fica perdida no caos. Assim, partindo da fixação dos objetivos a ser alcançado, o planejamento determina a priori o que de fazer, quando fazer, quem deve fazê-lo e de que maneira. É feito na base de um conjunto de planos

Planejamento Objetivos a alcançar

O controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que os planos sejam executados da melhor maneira possível. A tarefa do controle é verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e organizado, conforme as ordens dadas, para identificar os erros ou desvios, a fim de corrigi-los e evitar sua repetição.

 Medir desempenho: comparar com o planejamento

Controle

 Corrigir o desempenho: identificar erros ou desvios

O planejamento constitui a primeira etapa do processo administrativo, e o controle, a última.

Planejamento Organização Direção Controle

Ambas as definições apresentadas de planejamento e de controle são genérica, mas ilustram muito bem o seu significado. No caso específico da produção, o planejamento e controle da produção planejam e controlam as atividades produtivas da empresa. Se a empresa é produtora de bens ou mercadorias, o PCP planeja e controla a produção desses bens ou mercadorias, cuidando das matérias - primas necessárias, da quantidade de mão de obra, das maquinas e dos equipamentos e do estoque de produtos acabados disponíveis no tempo e no espaço, para a área de vendas efetuarem as entregas aos clientes. Se a empresa é produtora de serviços, o PCP planeja e controla a produção desses serviços, cuidando da quantidade de mão de obra necessária, das máquinas e dos equipamentos, dos demais recursos necessários, para a oferta dos serviços no tempo e no espaço, a fim de atender á demanda dos clientes e usuários.

Finalidade e funções do PCP

A finalidade do PCP é aumentar a eficiência e eficácia do processo produtivo da empresa. Trata-se de uma dupla finalidade: atuar sobre os meios de produção com o propósito de aumentar a eficiência e cuidar para que os objetivos de produção sejam plenamente alcançados a fim de aumentar a eficácia.

Para atender a essa dupla finalidade, o PCP tem de planejar a produção e controlar seu desempenho. De um lado, o PCP estabelece antecipadamente o que a empresa deverá produzir, e consequentemente o que deverá dispor de matérias-primas, de pessoas, de máquinas e equipamento, bem como de estoque de produtos acabados para suprir as vendas. De outro, o PCP monitora e controla o desempenho da produção em relação ao que foi planejado, corrigindo eventuais desvios ou erros que possam surgir. Atua antes, durante e depois do processo produtivo. Assim o PCP assegura a obtenção da máxima eficiência e eficácia do processo de produção da empresa.

Princípios fundamentais do PCP

Os princípios que regem o planejamento são:

*Princípio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com