TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle De Tráfego aéreo

Dissertações: Controle De Tráfego aéreo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 3

Controle de tráfego aéreo

O controle de tráfego aéreo (português brasileiro) ou controlo de tráfego aéreo (português europeu), (Air Traffic Control, ou ATC, em inglês) é um serviço prestado por controladores, em terra, que orientam e monitoram aeronaves (geralmente, aviões) no ar e no solo, para garantir um fluxo de tráfego seguro, ordenado e expedito. Os Controladores de tráfego aéreo fornecem indicações e autorizações de vôo, de acordo com as características operacionais das aeronaves e as condições de tráfego em determinado momento. Essas autorizações podem incidir sobre a rota, altitude e/ou velocidade propostas pelo operador da aeronave, para determinado vôo, devendo os pilotos cumprir as instruções/autorizações recebidas.

Espaço aéreo

Torre de Controle, Cleveland

Em muitos países, os serviços ATC são prestados em toda a extensão do espaço aéreo e estes serviços são utilizados por todos os usuários(aeronaves privadas, militares e comerciais). Os espaços aéreos onde o controlador emite autorizações para as aeronaves são chamados de espaço aéreo controlado em oposição ao espaço aéreo não controlado no qual os pilotos das aeronaves são responsáveis pela própria navegação e segurança em seu voo. Dependendo do tipo de vôo e da classe do espaço aéreo, o controlador de tráfego aéreo pode emitir instruções que os pilotos devem seguir ou apenas informações de voo para ajudar os pilotos operando em determinado espaço aéreo. Em todos os casos, entretanto, o piloto tem a responsabilidade final pela segurança da aeronave, e pode não cumprir as instruções do ATC em casos de não ter condições de cumprir a instrução ou em casos de emergencia.

Torre de Controle

Órgãos de controle

Os serviços de controle de tráfego aéreo são prestados basicamente por três tipos de órgãos operacionais:

Torre de Controle de Aeródromo (abreviação TWR, vem da palavra inglesa Tower)

Controle de Aproximação (abreviação APP, vem da expressão em inglês Approach Control)

Centro de Controle de Área (abreviação ACC, vem da expressão em inglês Area Control Center).

A Torre de Controle de Aeródromo controla os tráfegos evoluindo na área de manobras de um aeródromo (que inclui a pista de pousos e decolagens, pistas de táxi e os pátios) e os tráfegos nas imediações do aeródromo.

Aeronáutica apresenta novo sistema de controle de vôo que permite cobertura completa do território nacional.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, viaja nesta quinta-feira (15) para Curitiba, sede do Cindacta 2, onde irá conhecer um software nacional, desenvolvido pela Atech — Negócios em Tecnologias S/A, que permitirá a cobertura completa do território nacional pelos quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta). O Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (Sagitário) permitirá o aumento da segurança de voo e uma maior economia para as empresas aéreas, que poderão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com