TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Estatisco De Produção

Dissertações: Controle Estatisco De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Nessa primeira parte do trabalho, mostraremos aos nossos leitores, o conceito de CEP (Controle estatístico de produção). CEP é uma técnica de estatística que envolve a coleta, a organização e a interpretação de dados para o controle de um processo durante a produção, com o objetivo de controlar e melhorar continuamente a qualidade do produto.

A seguir apresentamos alguns conceitos e definições importantes para o melhor entendimento do conteúdo desse módulo.

Processo: é a combinação de máquinas, métodos, material e mão-de-obra envolvidos na produção de um determinado produto ou serviço.

Controle: é o conjunto de decisões que tem por objetivo a satisfação de determinados padrões ou especificações por parte dos produtos focados no cliente.

O desafio desse trabalho é conseguir sincronizar o CEP nas atividades inerentes à construção civil, para garantir um resultado final acima da média.

2. CONTROLE ESTATÍSTICO DE PRODUÇÃO

O Controle estatístico de produção introduzido na construção civil visa detectar desvios do planejamento baseados em dados levantados na própria obra, contribuindo para o processo de melhoria contínua através de coletas de informações temos um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de problemas nos processos avaliados e, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos.

A principal ferramenta do CEP são as cartas de controle, seu uso proporciona uma análise dos dados provenientes de amostragem, substituindo a mera detecção e correção de produtos defeituosos pelo estudo e prevenção dos problemas relacionados à qualidade, visando impedir que produtos defeituosos fossem produzidos.

Com a introdução do controle estatístico de produção na construção civil é possível realizar estudos para se minimizar o tempo e os recursos gastos em uma obra bem como evitar o desperdício de materiais que serão utilizados.Exemplo: usando as cartas de controles tem-se uma idéia exata da quantidade de massa para reboco de uma determinada área com isso não haverá preparo excedente de massa, tal analise deve ser aplicada também na compra de materiais e na contratação de mão de obra.

A anásile dos dados das cartas de controle e o acompanhamento físico do cronograma de execução de obras ficam sobre responsabilidade do engenheiro responsável pela obra, bem como qualquer alteração que seja necessária fica sob a sua responsabilidade.

3. OBJETIVO

Introduzir o CEP na construção civil, de maneira a minimizar custos e agilizar a construção e também melhorar a qualidade dos bens e serviços.

Os indicadores das cartas de controle será uma ferramenta de grande importância para o profissional da área de engenharia civil, um aliado nas tomadas de decisões e resoluções de vários problemas, além de servirem de parâmetros para outras obras também, uma vez que, os dados que serão coletados em outro canteiro de obra serão basicamente os mesmos.

O CEP estabelece:

1. Informação permanente sobre o comportamento do processo de construção;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com