TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Tatico

Trabalho Escolar: Controle Tatico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  1.961 Visualizações

Página 1 de 3

Controle tático também é definido como controle departamental ou controle gerencial. Esse controle de refere a cada unidade, setor organizacional ou departamento de uma determinada empresa. Seu conteúdo esta limitado a aspectos departamentais. O controle tático esta no nível intermediário não é genérico nem abrange o controle do nível institucional. Sua dimensão é de médio prazo, em geral 12 meses de duração e aborda cada departamento, unidade da empresa. O controle como função administrativa consiste em medir e corrigir os desempenhos da empresa, assegurando o cumprimento das metas e objetivos propostos, planos estabelecidos na mesma.

A essência do controle é a ação que ajusta as operações aos padrões predeterminados e sua base é a informação recebida por superiores e assim utilizada.

O controle ao nível operacional, é o subsistema de controle realizado ao nível da execução das operações. Trata-se de uma forma de controle realizada sobre a execução das tarefas e operações desempenhadas pelo pessoal não administrativo da empresa. Neste sentido, o controle operacional se refere aos aspectos mais específicos da empresa. Neste sentido, o controle operacional se refere aos aspectos mais específicos, como as tarefas e as operações. Sua dimensão de tempo é o curto prazo, pois seu objetivo é francamente imediatista: avaliar e controlar o desempenho das tarefas e operações a cada momento. É também o subsistema de controle mais voltado para a realidade concreta da empresa: o seu dia-a-dia, em termos de tarefas realizadas. Enquanto o nível institucional estabelece os objetivos e o nível intermediário elabora os planos e os meios de controle em termos departamentais, o nível operacional traça os planos e os meios de controle em termos específicos com relação a cada tarefa ou operação, tomada isoladamente.

Os principais tipos de controles operacionais são: linha de montagem, controle de estoque Just in time quadros de produtividade automação e controle de qualidade.

Para que possamos aplicar um modelo de competências numa empresa é fundamental que se conheça a sua dimensão organizacional, esta é a complexa chave para a correcta aplicação de um modelo de gestão de competências.

As competências organizacionais assumem as seguintes dimensões: Essenciais, Funcionais e Individuais.

Essenciais – são as competências existentes dentro de cada organização,visíveis no meio externo, que levam a que a mesma se distinga da concorrência perante o atento olhar do cliente.

Este tipo de competência está presente em todas as áreas dentro de uma organização, embora a sua presença seja diferente dentro das diversas áreas.

Funcionais – são as competências características de cada um dos departamentos ou áreas existentes na organização.

Podemos assim concluir que estas competências são distintas de área para área, estão apenas presentes em cada grupo que a constitui.

Individuais – tal como o próprio nome indica, são as competências de cada membro dentro de uma organização. Estas podem influenciar as competências de uma equipa ou em última instância a organização na totalidade.

De uma forma sumária pode se afirmar que a competência de gestão exige do indivíduo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com