TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle da Produção

Resenha: Controle da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  Resenha  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 4

Controle da Produção

Controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho, sua tarefa é verificar se tudo esta sendo feito conforme o que foi planejado e organizado, de acordo com as ordens dadas. É através do controle que se dá a correção de falhas ou erros e prevenção de novas falhas ou erros, certificando-se que as coisas foram executadas de acordo com os planos.

O conceito de Controle da Produção é acompanhar, avaliar e regular as atividades produtivas com o objetivo de mantê-las dentro do que foi planejado assegurando o que se atinjam os objetivos pretendidos, temos no controle da produção a garantia da eficiência e da eficácia, ressaltando que eficiência esta relacionada com a execução da produção, métodos, processos e utilização dos serviços, enquanto a eficácia esta relacionada com objetivos desejados ou seja quantidade/qualidade dos produtos e serviços produzidos.

As finalidades do CP (controle da produção), avaliar e monitorar continuamente a atividade produtiva da empresa, comparar o programado e o realizado, apontar as falhas e erros, elaborar relatórios para a direção da empresa, informar outras seções sobre o andamento das atividades produtivas do setor, procurando acompanhar e verificar, monitorando aspectos críticos da empresa como: previsão de vendas, planejamento da capacidade de produção, plano de produção lista de materiais, planejamento da necessidade de materiais (através da ferramenta MRP), compras, almoxarifado e estoques de MP (matéria-prima), estoque de semi-elaborados, programação da produção, depósitos e estoque de PA (produtos acabados).

O objetivo do planejamento e controle da qualidade é, então, obtê-la e mantê-la. São importantes porque levarão a empresa a produzir melhores produtos, a fazer melhoramentos contínuos e aperfeiçoar o processo de produção. Os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção são muitos: altos índices de produtividade e qualidade,e conseqüentemente, menor custo de produção, facilidade em atingir metas e objetivos traçados; decisões mais acertadas, melhor gerenciamento dos recursos disponíveis; melhor fluxo de informações e compatibilizarão dos diversos setores da empresa, maior satisfação do cliente. Em suma, o Planejamento e Controle da produção levam a empresa a produzir com maior perfeição rapidez e menor custo, obtendo assim, maior lucratividade.

O planejamento e o controle são importantes para uma organização produtiva já que qualquer operação requer plano e controle para que os objetivos sejam alcançados, nos prazos e com qualidade de produtos. Planejar e controlar, significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequado.

“O planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer”.(MOREIRA, 1999, p. 7)

As medidas de desempenho utilizadas pelo CP para avaliar o sistema de produção são: rotação dos estoques de MP, prazos de entrega dos PA, porcentagem de OP não cumpridas por falta de MP e utilização da capacidade instalada.

As finalidades do CP são amplas e cobrem todo o funcionamento do processo produtivo e das unidades direta e indiretamente relacionadas com ele.

Fases do controle da produção

O CP apresenta quatro fases:

. Estabelecimento de padrões: estabelece os padrões ou critérios de avaliação e comparação.

Existem quatro tipos de padrões:

. Padrões de quantidade: volume de produção, número de horas, capacidade de produção, etc.

.Padrões de qualidade: controle de qualidade de MP recebida, especificação do produto, etc.

.Padrões de tempo: tempo padrão para produzir determinado produto, tempo médio de estoque de determinada MP, etc.

. Padrões de custo: custo de produção, custo de venda, etc.

. . Avaliação do desempenho: visa avaliar o que está sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com