TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle dos recursos naturais

Por:   •  4/6/2022  •  Abstract  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 2

Em relação ao controle dos recursos naturais, devemos considerar que estes são ligados aos conhecimentos e tecnologias de um grupo social determinado. Formam parte do domínio social. Bem como, deve-se considerar a natureza geográfica, uma vez que qualquer recurso tem uma localização específica que independe da ação humana. Então, conflitos relacionados aos recursos naturais são sobre as terras onde estão, portanto, entre os grupos humanos que ali habitam. Assim, os conflitos sobre terras têm dimensões políticas (expressas por meio de disputas sobre a distribuição dos recursos),  jurídicas (expressam decisões e disputas do controle formal sobre recursos) - quando grupos mantêm dispositivos legais sobre uma mesma área geográfica, vinculados a distintas instituições governamentais, além disso, conflitos podem não ser só locais, e sociais, sendo essa última, determinante nos processos de decisões. A distribuição geográfica do recurso entra nos processos políticos de decisão sobre sua distribuição social, ou, por meio das disputas sobre o acesso aos recursos naturais, surgindo em redor destes recursos considerados como de domínio público ou com sobreposição. Ex. conflitos entre empresas de pesca industrial e pescadores tradicionais sobre o acesso ao recurso pesqueiro, num lago, considerado como parte do domínio público. Então deveria haver maior participação social para evitar corrupções nos processos de decisões jurídicas e disputas sobre recursos.

Os conflitos em torno dos impactos gerados pela ação humana e natural, muitas vezes, os grupos sociais que fazem intervenções e recebem os benefícios diretos delas, não sofrem os impactos negativos disso, enquanto quem sofre, muitas vezes, não recebe nenhum benefício direto. Então há uma injustiça nessas situações. Os impactos negativos podem ser a contaminação do meio ambiente que afetam não só a fauna e flora, mas a saúde humana, podendo até trazer impactos econômicos; esgotamento dos recursos naturais que também gera impactos diferenciados nos grupos sociais e tem difícil quantificação da profundidade do impacto, pois suas evidências são futuras, ou a degradação dos ecossistemas que é vinculada aos processos de contaminação e esgotamento, mas tem particularidades. Quando processos de destruição natural são extensivos, colapsar ecossistemas inteiros, provocando outro conjunto de problemas ambientais e sociais.

Já sobre os conflitos em torno do uso dos conhecimentos ambientais, temos que cada grupo social tem determinados conhecimentos, os quais se utiliza para se adaptar e se desenvolver em seu meio ambiente e sua tecnologia. Estes conflitos podem se dar entre grupos sociais ao redor da percepção de risco que variam constantemente devido a avanços tecnológicos, podem envolver o controle formal dos conhecimentos ambientais que garante exclusividade da informação, ou ocorrer em torno dos lugares sagrados que colocam distintas cosmovisões em choque, sendo novamente uma questão de importante participação social durante as decisões políticas, de forma democrática, para evitar ao máximo injustiças e corrupções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (20.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com