TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle sobre a circulação de mercadorias e seu inventário

Tese: Controle sobre a circulação de mercadorias e seu inventário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Tese  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 5

O controle de movimentação de mercadorias e de estoque é uma área de extrema importância na logística de uma empresa. É através desse controle que é possível prever a quantidade necessária de produtos no próximo pedido ao fornecedor, além de informações úteis sobre as vendas, muitas vezes não tão claras ou exatas quanto nos relatórios fornecidos pelo setor. Dessa forma, o principal objetivo do controle de movimentação de mercadorias e de estoque é otimizar o investimento na área, aumentando o uso eficiente dos meios internos de uma empresa, além de minimizar as necessidades de capital investido em estoque. A partir dessa noção, surge a necessidade de realizar esse controle de um modo inteligente e com a mínima margem de erro possível - o que remete à aplicação da tecnologia RFID. O sistema de controle de estoque baseado em identificação por rádio frequência possibilita que a produção, as vendas, as datas de validade e a localização de um produto sejam controlados de forma segura e com amplas vantagens em relação ao código de barras. A contagem de estoque, por exemplo, é instantânea, o que beneficia os sistemas empresariais de inventário. A localização dos itens ainda em processo de busca, a melhoria no reabastecimento do estoque e a identificação de itens com validade vencida também são grandes diferenciais. (http://www.marx.com.br/rfid/noticia-119-) Com relação ao controle do esforço logístico, podemos afirmar:

I. O controle da logística deve receber constante atenção por parte do administrador, pois um ambiente em constante mutação e sujeito a eventos imprevisíveis desvia as atividades logísticas de seus níveis de desempenho planejados.

II. O controle gerencial envolve a definição de metas e padrões de desempenho e tomadas de ações corretivas.

III. As ferramentas básicas de controle são os diversos relatórios e auditorias que medem o desempenho, bem como os softwares de gestão e operação da cadeia de suprimentos.

Resposta Selecionada: e.

As afirmações (I), (II) e (III) são corretas.

Resposta Correta: e.

As afirmações (I), (II) e (III) são corretas.

Feedback da resposta: Todas as afirmações estão corretas e constituem o controle do esforço logístico de uma empresa.

• Pergunta 2

0,25 em 0,25 pontos

O Planejamento estratégico logístico pode ser definido como um processo unificado, compreensivo e integrado para alcançar vantagem competitiva através de valor acrescido e do serviço ao cliente. O planejamento estratégico de logística é um processo que requer uma compreensão de como diferentes elementos e atividades de logística interagem em termos de troca e o custo total para a organização. Somente por entender a estratégia corporativa pode a Logística melhor formular sua própria estratégia. Em relação às áreas de planejamento, os níveis de serviço ao cliente, a localização, os estoques e o transporte são as principais áreas do planejamento logístico por causa do impacto que as decisões nessas áreas causam na lucratividade, no fluxo de caixa e no retorno sobre o investimento da empresa. Em síntese, o planejamento logístico tenta responder aos questionamentos de: o que? quando? como? a nível operacional, tático e estratégico, tendo em vista a preocupação de como movimentar produtos de maneira eficaz e eficiente através do canal logístico planejado.(Extraído e adaptado http://www.revistaportuaria.com.br/site/?home=artigos&n=zod&t=o-planejamento-estrategico-logistico-algumas-consideraces) Com relação ao planejamento logístico, NÃO É CORRETO afirmar:

Resposta Selecionada: d.

Apesar de inúmeras tentativas, ainda não se conseguiu um modelo matemático sofisticado o suficiente para auxiliar na análise dos problemas de localização, estrutura do canal logístico e planejamento operacional, devido à alta complexidade dos mesmos.

Resposta Correta: d.

Apesar de inúmeras tentativas, ainda não se conseguiu um modelo matemático sofisticado o suficiente para auxiliar na análise dos problemas de localização, estrutura do canal logístico e planejamento operacional, devido à alta complexidade dos mesmos.

Feedback da resposta: Conforme citado no texto da aula, o uso de modelos matemáticos sofisticados tem-se desenvolvido para auxiliar na análise dos problemas de localização, estrutura de canal e planejamento operacional.

• Pergunta 3

0,25 em 0,25 pontos

O Inventário Rotativo ou Cíclico é a Contagem física e contínua dos estoques, distribuída por parcelas semanais ou diárias. Constitui-se em uma poderosa ferramenta para auditoria e melhoria do nível de acurácia dos registros. Enquanto o inventário periódico tem como foco principal o valor de estoque, os inventários rotativos estão voltados para garantir a precisão dos registros para efeito de planejamento de produção e materiais. A prática tem demonstrado melhoria nos níveis de acurácia de estoques com a utilização de inventários rotativos. A frequência de contagem de cada item é determinada em função do seu grau de importância.

Fonte: (http://www.ssfabrik.com.br/Scope/boletins/Todos/BL112007.pdf)

O texto acima compara a importância relativa entre inventários rotativos e periódicos.

I. No inventário rotativo a contagem do estoque é feita em intervalos pré-determinados sendo frequente a contagem de todos os itens do estoque.

II. No inventário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com