TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controller

Tese: Controller. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2014  •  Tese  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 6

Qual a missão da controladoria na sua empresa?

Tornar disponível ao tomador de decisões as informações necessárias que irão aumentar o controle e o conhecimento do seu business, bem como demonstrar o efeito de cada componente de custo ou receita na análise dos resultados empresariais. Assegurando com eficácia a otimização do resultado econômico do Jornal de Piracicaba.

Quais as principais funções de um controller?

Tradicionalmente, o controller não ocupa posição hierárquica de comando, mas de staff junto ao mais alto nível de uma organiza¬ção, prestando serviços de gestão de informações para apoio ao pro¬cesso decisório e acompanhando a evolução das atividades da empre¬sa. É um profissional que conhece profundamente a empresa e o ne-gócio em que ela atua.Realizando as seguintes tarefas:

- Avaliação da quantidade produzida;

- Monitorar os ativos, compreende os sistemas contábeis e realizar os demonstrativos financeiros da empresa,

- Determinar se os planos são consistentes e viáveis, se são aceitos e coordenados e se realmente poderão servir de base para uma avaliação posterior;

- Planejamento e implantação de um sistema de in¬formações adequado aos diversos níveis da companhia;

- Coordenar uma equipe capacitada e preparada.

Quais os maiores desafios da profissão?

- Atualização constante da legislação em vigor;

- Amplo conhecimento;

- Extrema responsabilidade.

Quais os conselhos você daria para uma empresa que deseja implantar um setor de controladoria?

- Preparar e qualificar adequadamente os profissionais que atuaram na área da controladoria (setor);

- Estabelecer políticas e estratégias para a área de controladoria (setor);

- Verificar objetivos e viabilidade da implantação do setor.

Auditoria Interna

A auditoria interna é uma das ferramentas de grande importância em uma organização, pois ela auxilia os gestores na tomada de decisão.

O controller deve conhecer as atividades que são exercidas nas principais áreas da empresa. Ele exerce seu trabalho produzindo relatórios gerados com informações seguras e também opina em relação ao funcionamento dos controles interno e resultados obtidos pelo departamento, ele planeja seu trabalho, avaliando o sistema de controle interno estabelecendo natureza, datas e extensão dos procedimentos de auditoria e colhendo evidências que comprovem as informações.

Na avaliação do controle interno o auditor executa as seguintes tarefas:

• Levanta o sistema de controle interno;

• Verifica se o sistema que foi levantado está sendo praticado;

• Avalia se o sistema mostra se há erros e irregularidades;

• Determina tipo, data e volume dos procedimentos de auditoria.

A administração da empresa é responsável pelo estabelecimento do sistema de controle interno, por verificar se estão sendo seguidos pelos funcionários se estão se adaptando às mudanças e as principais razões para se definirem as atribuições, são:

• Assegurar que todos os procedimentos de controles sejam executados;

• Detectar erros e irregularidades;

• Apurar as responsabilidades por eventuais omissões na realização das transações da empresa.

O auditor após realizar os procedimentos de auditoria, aplicará testes de avaliação para colher as evidências, e emitirá um relatório com as deficiências do setor e sugestões de melhoria

As modalidades da auditoria Interna são as seguintes:

• Contábil/Financeira – A auditoria Contábil focaliza as demonstrações financeiras, examinando e avaliando as partes componentes desses demonstrativos, bem como os procedimentos e registros, aferindo o nível de aderência à legislação e aos Princípios Fundamentais da Contabilidade, como também às normas internas da empresa.

A financeira foca, nas áreas de tesouraria, aplicações financeiras, captação de recursos, envolvendo avaliação de liquidez e rentabilidade, ultimamente, vir buscando focalizar também a atividade de planejamento e controle dos resultados.

• Operacional - mensura a avaliação do exame das operações feitas nas empresas, verificando sua qualidade. Assessora a administração do desempenho de suas funções e responsabilidades, avalia a organização, sistemas, unidades, operações e programas da empresa se estão atingindo os objetivos de forma eficiente.

• Sistemas – Abrange o exame e avaliação dos processos de desenvolvimento, teste aplicativo e operação dos Sistemas, se está tendo eficiência, segurança, quais os custos, documentação, etc.

• Qualidade – analisa a ótica de percepção do cliente, mas também na contribuição de resultados da empresa. O foco é colocar produtos de mais alto padrão de qualidade, mas também pesquisando se o cliente estará disposto a pagar pelos custos adicionais incorridos para produzir com mais qualidade.

• Gestão – todas têm o mesmo objetivo que é alcançar os melhores, a auditoria financeira complementa a operacional, que por sua vez se utiliza da auditoria de sistemas. A auditoria de Gestão, ela utiliza de procedimentos dotados nas outras modalidades de auditoria, porém ela tem um foco maior na avaliação dos resultados obtidos pela unidade sob exame, em confrontação com a estratégia e o plano de ação, em como na identificação de ameaças e oportunidades para consecução de resultados futuros.

As empresas passaram a dar importância à auditoria interna depois de passar por uma fiscalização e/ou auditorias e notaram que esta é uma ferramenta que auxilia a alta administração com informações exatas e ajuda no controle e na elaboração de controles contábeis, financeiros e de outro tipo.

É ela quem assegura que as tarefas estão sendo executadas, que os relatórios e informações são confiáveis, contribuindo para a gestão eficaz dos negócios, sempre com o foco na obtenção de resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com