TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cooperativismo Rural

Artigo: Cooperativismo Rural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 5

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questões

1. Estudamos que o cooperativismo evoluiu e conquistou um espaço próprio, definido por uma nova forma de pensar o homem, o trabalho e o desenvolvimento social, principalmente a partir do surgimento da Revolução Industrial, na Inglaterra no século XVIII.

Comente a partir do estudado, dois fatores principais que fizeram com que surgissem as primeiras cooperativas de trabalho. (4,0 pontos)

Percebemos que durante o século XVIII os homens lutavam contra um capitalismo injusto. Com o inicio da Revolução industrial e o excesso de mão obra devido ao enorme êxodo rural, os trabalhadores se submeteram a exageradas jornadas de trabalho, chegando a 16 horas, em condições precárias e salários injustos sem contar o abuso com mulheres e crianças.

Podemos citar como fatores que levaram os homens a tomar posições para solucionar os problemas de exploração aos trabalhadores; os preços altos e o desemprego que não parava de crescer.

Foi daí que surgiu a “Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale”, a cooperativa pioneira, fundada em Manchester. Inicia-se aí o movimento cooperativista, com intenção de modificar os padrões econômicos da época. Em pouco tempo essa iniciativa foi conquistando seu espaço e servindo de inspiração para o resto do mundo.

2. Leia atentamente o artigo a seguir e depois responda aos questionamentos que seguem:

Mensagem da Aliança Cooperativa Internacional - Dia Internacional das Cooperativas (4de Julho)

"Orientar a reforma global por intermédio da empresa cooperativa"

De acordo com estudo recente feito pela ACI por encomenda da Organização Internacional do Trabalho (OIT), as cooperativas resistem melhor à crise que as outras formas de empresa. As cooperativas financeiras mantiveram-se financeiramente sólidas; as cooperativas agrícolas em numerosos países do mundo tiveram excedentes; as cooperativas de consumo apresentam volumes de negócio acrescidos; as cooperativas de trabalho crescem. Cada vez mais pessoas escolhem a empresa cooperativa para responder às novas realidades econômicas. 

Porque é que as cooperativas são capazes de sobreviver e ainda prosperar em tempo de crise, e para lá dela?

Graças ao seu modelo. A empresa cooperativa é um modelo alternativo que, em lugar de se concentrar no lucro, se concentra nas pessoas, agrupando a sua força de mercado ao mesmo tempo em que as guia pelos seus valores e princípios cooperativos. 

Em numerosos países e sectores pelo mundo, a empresa cooperativa cresce em número de membros, em capital e volume de negócios. As cooperativas contribuem de modo significativo para manter e criar empregos, garantindo assim o rendimento das famílias. Garantem que os preços permanecem justos e que os produtos de consumo, alimentação e serviços se mantêm sãos fiáveis e de boa qualidade. As instituições financeiras cooperativas conheceram um afluxo de capital porque os consumidores reconhecem a segurança e fiabilidade das cooperativas de poupança e crédito, dos bancos cooperativos e das seguradoras cooperativas que, em muitos casos, continuaram a fornecer crédito aos particulares e às pequenas empresas. Ao fazê-lo, demonstram que a empresa cooperativa é viável e que as empresas que se regem por valores éticos podem singrar e contribuir para uma retoma econômica sustentável. 

Os economistas, o mundo acadêmico e a comunidade internacional procuram desesperadamente como estimular uma retoma global e ao fazê-lo, começam a interrogar-se sobre o modelo econômico atual, que perdeu a confiança, tanto dos responsáveis políticos como do consumidor médio. Procuram nomeadamente regular os mercados e particularmente as instituições financeiras, para assegurar um funcionamento mais ético e transparente. Todavia, nessa procura, redescobrem também e reconhecem o potencial das cooperativas em contribuir de modo significativo para um novo sistema econômico. 

Numerosos Governos já tomam em conta a opção cooperativa neste novo ambiente econômico, seja para estimular a produção agrícola, ou para reorganizar os sistemas de proteção social nacionais, como o mostra o recente debate nos Estados Unidos sobre a reforma do sistema de saúde e a proposta de criar cooperativas de saúde. Reconhecem também o contributo que as cooperativas podem dar na retoma nos seus países e encorajam cada vez mais os seus cidadãos a considerar a empresa cooperativa para as suas finanças, para aumentar a sua produtividade e para o seu bem-estar geral.

Disponível em: http://iraofundoevoltar.blogspot.com/2009/06/mensagem-da-alianca-cooperativa.html

Com base no artigo, responda as seguintes questões: (4,0 pontos)

Porque o sistema cooperativo permaneceu “imune” à crise mundial?

O recente estudo feito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com