TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Area Rural

Pesquisas Acadêmicas: Area Rural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  614 Visualizações

Zona rural designa uma região não urbanizada, destinada a atividades de agricultura e pecuária, turismo rural, silvicultura ou conservação ambiental. O significado de zona rural (campo) é o oposto de zona urbana (região destinada à habitação, trabalho e outras funções básicas da população).

Nas zonas rurais é muito comum a verificação de extensas áreas destinadas à agroindústria ou agronegócio. Os principais produtos produzidos ou cultivados para venda ao consumidor final são: cultivo de plantas para fabricação de biocombustíveis, cultivo de árvores para madeira e outros fins, cultivo de algodão ou lã para o ramo têxtil, além de produção alimentícia como milho, soja, pecuária de corte e leiteira, etc.

Quando comparadas com zonas urbanas, as zonas rurais são muitas vezes caracterizadas como carentes e precárias. No entanto, no meio rural está presente o conceito de ruralidade, contato com a natureza e animais, ar puro, sossego, vida tranquila e mais saudável.

Êxodo rural

Êxodo rural é um fenómeno social que acontece quando há um deslocamento da população do campo (zona rural) para a cidade (zona urbana) normalmente em busca melhores condições de vida. As causas do êxodo rural podem ser: falta de investimento no setor agrícola para proporcionar mais competitividade, necessidade de infra-estrutura (escolas, hospitais, estradas, etc). Como consequência, o aumento descontrolado de população nas cidades provoca o desordenamento de habitações (surgimento de favelas), aumento do desemprego e da violência, etc. No Brasil esse fenômeno aconteceu nos séculos XIX e XX.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com