TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corpo e Movimento na Dança de Salão - Resumo Artigo Cientifico

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  1.123 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

O artigo estudado traz uma discussão sobre gênero e uma reflexão a respeito da condução em dança de salão e o domínio masculino nas danças de casal, a evolução social feminina e os estereótipos construídos pela sociedade. A conclusão é que apesar dos cavalheiros se manterem a frente quando o assunto é condução, não significa que os homens são superiores ou inferiores na dança, pelo contrário, cada indivíduo possui sua função; enquanto a do cavalheiro é a de conduzir e passar segurança; a da dama é responsável por florear, dar charme e feminilidade.

INTRODUÇÃO

A dança é uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade. Teve origem nos gestos e movimentos naturais do corpo humano para expressar emoções e sentimentos, a partir da necessidade de comunicação entre os homens. A dança social ou dança de salão é praticada por casais, propiciando o estreitamento de relações sociais de amizade, de romance, de parentesco e outras.

Desde o início de sua existência, esta dança apresenta o homem como condutor, enquanto o papel da dama é o de esperar a condução e interpretar o passo mencionado pelo homem.

O objetivo do estudo é investigar o papel do homem e da mulher na dança, descobrir se a participação da mulher necessita ter somente uma posição passiva, de atender as ideias masculinas, de dar direitos igualitários.

REFLETINDO SOBRE DANÇA DE SALÃO E GÊNERO.

        Durante muito tempo a figura da mulher na sociedade era de submissão ao homem, no qual seu papel se resumia a ser uma pessoa prendada, com dotes culinários, a cuidar da casa e dos filhos e ser uma excelente esposa, não tinha poder de opinar em assuntos importantes para a sociedade. Pelo fato de permanecer muito tempo nesse ambiente do lar, o corpo feminino não foi estimulado a produzir conhecimento, com atitudes limitadas

        Ao longo do tempo, essa submissão foi sendo questionada e manifestações feministas foram realizadas afim de alcançar seus direitos e conquistar seu espaço na sociedade.

        Na dança de salão essa transformação também aconteceu, porém de forma mais sutil, pois para que a dança possa acontecer é necessário manter a sintonia entre o casal, e para isso é necessário que exista indicação por um dos dançarinos, e este papel é sempre oferecida pela figura masculina, pois caso os dois resolvessem conduzir, a dança não fluiria conforme demonstrado em pesquisa de campo pela autora. Porém, segundo a pesquisa, há algumas situações bem específicas em que a mulher pode oferecer a condução durante a dança: a de efetuar o papel masculino a fim de compor o par quando há falta de homens, e no de conduzir uma coreografia bem ensaiada para uma apresentação, quando houver dificuldades por parte do cavalheiro.

        O benefício de quando a dama trabalha o lado masculino, é que ela obriga o cavalheiro a conduzir melhor, permitindo assim, maior segurança a dama de exercer seu papel que é de florear e dar charme a dança.

CONCLUSÃO

        A condução totalmente masculina nos dias atuais, ainda esta relacionada a questões culturais e de segurança, trata-se de uma regra comum, contudo não descarta a importância da função da mulher.

A prática de atividade física, em especial da dança de salão, não pode acontecer descontextualizada, desconectada com os acontecimentos sociais, é necessário acompanhar os avanços promovidos pela sociedade e para a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (344.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com