TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Crítico de Artigo Científico

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo Crítico de Artigo Científico

Reflexão sobre o uso da ergonomia aliado

à tecnologia: Propulsores do aumento

da produtividade e da qualidade de

vida no trabalho

RACRE - Revista de Administração, Esp. Sto. do Pinhal - SP, v. 07, n. 11, jan./dez.2007

Apresentação da obra; O artigo cientifico aborda alguns temos sobre tecnologia, ergonomia e qualidade de vida. Onde em cada tema ela fala sobre os benefícios do mesmo em sua atividades nas empresas, ondem trazem melhorias para a organização e seus colaboradores. Onde são levantados estudos e analise dos temas citamos, onde suas implementações trazem melhorias continuas as empresas.

Resumo;  A autora aborda que a melhoria continua de seu processo de fabricação  e excelência no trabalho, precisamos sempre está atentos a inovações e melhorias que ocorrem no mercado de trabalho de uma forma global. Isso inclui muitos setores de uma empresa, onde podem beneficiar tanto o colaborador como o empregador. Nesse artigo são citados alguns temas onde estão sempre presente dentro das industrias.

Ergonomia: Um bom ambiente de trabalho sem dúvida reflete diretamente no rendimento dos funcionários, as técnicas de ergonomia e seu conceito de adaptação do trabalho X  homem  tem gerado grandes benefícios para ambas as partes envolvidas.

Tecnologia: A tecnologia tem quer ser implantada com o fim de atender as necessidades especificas de cada empresa. Para as empresas se manter atualizadas e competitivas nos dias de hoje as empresas investe pesado em melhorias através da tecnologia e treinamento de seus colaboradores.

Qualidade de vida: Hoje em dia as empresas estão aderindo novas ideias de qualidade de vida no trabalhos, onde através de alguns programas e palestras sobre uma melhor qualidade de vida no trabalho tem refletindo diretamente na produção e rendimento do colaborador com a empresa.

Conclusão:  Sem dúvida a autora aborda temas muito importantes e seus benefícios, mais também vale lembra quantas empresas fecham os olhos para esse tipo de situações em seus ambientes de trabalhos. Muitas das empresas estão apenas pensando em seus lucros e seus faturamentos, onde existe de alguma forma ainda trabalho escravo no século 21. Não estou falando só em lugares mais afastas e remotos, nas grandes capitais há esse tipo de trabalhos, e com certeza um entre nós já passamos  por um situação parecida. As vezes trabalhos de forma errada ou precária por falta da tecnologia ou instrumentos qualificados em nosso dia-a-dia, onde somos sujeitos a passar pro situações indesejadas, onde também ocorre algum tipo de lesão, ou por movimento repetitivo, falta de estrutura ou tecnologia. Onde sabemos que esse tipo de  situações pode acarretar investimentos para sanar essas necessidades, onde algumas empresas não estão dispostas a arca com esses valores. 

O estudo do arranjo físico é essencial para otimizar as condições de trabalho, e aumentar tanto o bem estar como o rendimento das pessoas. Segundo Cury (2000: 386):

Tendo abordado todos os benefícios que um sistema ergonômico eficaz gera na empresa, é importante também ressaltar a necessidade de uma análise custo/benefício como em qualquer outro procedimento. Iida (2005: 22) “diz que a ergonomia, assim como qualquer outra atividade relacionada com o setor produtivo, só será aceita se for capaz de comprovar que é economicamente viável”, assim sendo, um investimento, mesmo objetivando melhoras, deve ser estudado com cautela, para não gerar um prejuízo futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (375.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com