TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrosão Do Caráter

Trabalho Universitário: Corrosão Do Caráter. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Neste trabalho faremos um estudo do capitalismo nas três fases:

O capitalismo comercial da circulação de mercadorias entre os sec. XVI e XVIII (que

envolve o inicio da mecanização industrial, que se deu na Inglaterra por ser o país que

mais acumulou capital durante a fase do capitalismo).

O capitalismo industrial da produção de mercadorias do sec. XIX (marcado pelo trabalho assalariado que se instalou definitivamente, em prejuízo dos artesãos, separando a burguesia dos proletariados).

O capitalismo financeiro dos mercados de capitais do sec. XX, da união entre o capital bancário e as industrias(fase atual marcada pela globalização, pela evolução da informática e pelas criações de empresas flexíveis ),bem como a evolução da economia e da natureza, originando o conceito da sustentabilidade à partir do sec. XIX até na atualidade

.No decorrer do trabalho iremos perceber que o capitalismo anterior era mais burocrático e previsível enquanto que o capitalismo atual tem a marca da flexibilidade, do dinamismo e da individualidade .

Vamos expor neste trabalho as posições adotadas por Karl Marx e Friedich Engels, suas criticas e previsões ( que nem todas foram concretizadas).

Logo depois iremos as reflexões dos autores presentes neste trabalho. Por fim, serão apresentados os argumentos sobre os assunto abordados.

Desenvolvimento

Será realizado uma analise da trajetória da revolução do capitalismo, com base em pesquisas bibliográficas de autores como Karl Marx e F. Engels, Richard Snnett, textos complementares e filmes, onde estudaremos as mudanças históricas que contribuíram para essa evolução, bem como a origem do aparecimento da mão-de-obra humana, os padrões de vida oferecidos pela burguesia, aos trabalhadores(chamados por Marx de proletariados) da época e o efeito que esta evolução capitalista causou à saúde física e psíquica dos indivíduos.

No decorrer do trabalho mostraremos um apanhado sobre as primeiras bandeiras e conquistas de luta da classe trabalhadora até a atualidade, fazendo sempre as comparações entre os matérias pesquisados e as obras dos autores Marx e Engels, principalmente focando as criticas e as previsões de Marx (previsões estas que nem todas se concretizaram.

Fizemos, também uma comparação entre as ideias do sociólogo Richard Sennette que exposto no texto de Glauco B. Cardoso sobre “A corrosão do caráter” e o texto de Reprodução\The Independent , sobre a morte de um estagiário de 21 anos para refletirmos sobre as pressões sofridas pelos trabalhadores do nosso século, que não são tão diferentes, quanto a do ec. XIX.

Incluímos também no desenvolvimento do trabalho uma pesquisa efetuada no site www.egov.ufsc.br, que envolve a evolução da economia juntamente com a evolução da natureza ocasionando a origem do conceito de sustentabilidade, aonde acontecimentos imprevisíveis no meio ambiente e com determinada constância vêem ocorrendo a partir da Revolução Industrial e, nas últimas décadas apresenta riscos diversos á humanidade, provocando danos e alterações ambientais os quais, preocupam e alertam sobre o futuro da humanidade.

1- Mudanças históricas que influenciaram a revolução industrial.

Mudou-se a forma de governo, foi criada a constituição, houve o crescimento e a expansão do capitalismo ,o trabalho escravo foi substituído pelo trabalho assalariado , as fazendas e lavouras brasileiras se modernizaram, as cidades cresceram e foram instaladas as primeiras industrias(vários colonos e imigrantes europeus foram trabalhar nas fábricas).

O aparecimento das empresas e da moderna administração ocorreu no final do sec. XVIII e se estendeu ao longo do sec. XIX, chegando ao sec. XX.

Essas mudanças rápidas e profundas na economia, na sociedade e na politica, teve o nome de Revolução Industrial.

A principal particularidade da revolução Industrial foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso de máquinas, provocou o crescimento acelerado e desorganizado das empresas, e a necessidade de mais eficiência e e produtividade das empresas, para se ter mais concorrência e competição no mercado.

A Revolução Industrial trouxe riquezas para a burguesia porém os trabalhadores viviam em estado de absoluta pobreza .

2- Os padrões de vida oferecidos pela concentrações urbanas e os efeitos da rotina de trabalho para a saúde física e psíquica dos dos trabalhadores.

Mesmo com o fim da escravidão, para os ex - escravos sobravam os piores serviços em troca de um prato de comida.

Os operários trabalhavam em condições precárias , trabalho pesado, ambiente insalubre , doenças infecciosas, jornadas de trabalho sem limites, chegando à 16:00 ou mais sem nenhum direito trabalhista.

A mão-de-obra infantil e feminina era usada de maneira indiscriminada.

Os operários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com