TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cosumo De Atiinflamatorios Aines Numa Farmácia

Trabalho Escolar: Cosumo De Atiinflamatorios Aines Numa Farmácia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  2.866 Palavras (12 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 12

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE VIÇOSA

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

CURSO DE FARMÁCIA

Estudo do uso de medicamentos antiinflamatórios em uma drogaria na cidade de .................

V..........

MINAS GERAIS – BRASIL

2014

Estudo do uso de medicamentos antiinflamatórios em uma drogaria ma cidade de ..................

Projeto de Pesquisa orientado pela Professora .............. como parte integrante das exigências da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Farmácia da .............

......................VIÇOSA

MINAS GERAIS – BRASIL

2014

SUMÁRIO

Página

1. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA 1

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2

3. OBJETIVOS X

3.1. Objetivo Geral X

3.2. Objetivos Específicos X

4. MATERIAL E MÉTODOS X

4.1. Tipo de pesquisa X

4.2. Local da pesquisa X

4.3. Amostragem X

4.4. Coleta de dados X

4.5. Metodologia aplicada X

4.6. Análise estatística X

4.7. Aspectos éticos da pesquisa X

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS X

6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES x

7. ANEXOS x

1. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

Antiinflamatórios são fármacos, cuja finalidade é a contensão e a reversão da inflamação, seja local ou sistêmica , tendo uma ação antiinflamatória, analgésica e antipirética. Pode–se dividir essa classe de medicamentos em duas partes: Antiinflamatórios esteróides, também conhecidos como hormonais, que possuem ação mineralocorticóide (hormônios envolvidos no equilíbrio da regulação de sódio e água corporal), e os antiinflamatórios não esteróides ou não hormonais, que atuam inibindo a síntese de prostaglandinas, inibindo a enzima cicloxigenase ( COX) (FUCHS; WANMACHER; FERREIRA, 2006).

O antiinflamatórios não esteróides, também conhecido por AINEs foi a classe terapêutica escolhida para realização deste trabalho. Os AINES foram escolhidos para esta pesquisa porque correspondem aos medicamentos de maior dispensação nas drogarias comerciais, conforme vários estudos realizados.

O presente trabalho é um estudo .................... que tem por objetivo geral avaliar o uso de anti-inflamatórios esteróides comercializados na drogaria Central da cidade de Coimbra.

Este trabalho foi dividido em três capítulos, sendo que o primeiro relata sobre o processo inflamatório, caracterizado por danos teciduais, causados por agentes de caráter nocivo, sendo de fundamental importância em casos de lesões e na resposta inflamatória. O segundo capitulo fala sobre a história dos antiinflamatórios, ressaltando a importância do acido

Acetilsalicílico como precursor do AINEs. O terceiro capitulo aponta sobre antiinflamatórios esteróides que são medicamentos indicados no caso

De dor associada a inflamação, tendo como principal mecanismo de ação a inibição de prostaglandinas ( mediador químico que participa significamente na patologia do processo inflamatório).

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1.PROCESSO INFLAMATÓRIO

O processo inflamatório consiste na resposta orgânica mais precoce diante de lesão tissular ou infecção. Este processo fisiológico envolve uma ação coordenada entre o sistema imunológico e o tecido no qual ocorreu a lesão (TILLEY, COFFMAN, KOLEER,2001).

Diante de um trauma tissular, o acumulo local de prostanglandinas tromboxanos e outros mediadores químicos (substancia P, serotonina etc) ocasionam a “sensibilização periférica” da dor, que se caracteriza por uma alteração no limiar de nociceptores, com conseqüentes hiperalgia (sensibilidade exacerbada ao estímulo nocivo) e/ou alodinia (sensações dolorosas sendo experimentadas como dor). Estes nociceptores sensibilizados enviam sinais, vias fibras nervosas aferentes A delta e C, para o corno posterior da medula, onde fazem sinapses com neurônios, e como conseqüência geram a “sensibilização da dor”. A partir da medula, o estimulo doloroso ainda prossegue via trato espinotalamico para estruturas como tálamo e córtex cerebral ( KUMMER, COELHO).

Após este estimulo inflamatório nos tecidos, são desencadeados os sinais cardinais da inflamação: calor, rubor, tumor e dor (PANCROTE, 2009).

Os objetivos básicos do tratamento de pacientes com inflamação são dois: aliviar a dor, que na maioria das vezes é a principal queixa e retardar ou interromper o processo responsável pela lesão tecidual (KATZUNG, 2003).

Os antiinflamatórios são fármacos, cuja finalidade é a contenção e a reversão da inflamação, seja local ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com