TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criança E Adolescente

Trabalho Universitário: Criança E Adolescente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Este Trabalho tem como objetivo apresentar dados e informações pertinentes ao nível de conhecimento dos idosos atendidos na Associação Amar: Criança e Família, em especial aqueles que são integrantes do grupo de convivência do idoso, no que diz respeito a seus direitos. Além de intervir nas questões relacionadas à violação dos direitos dos sujeitos e das famílias também fortalece as ações que engloba todo o trabalho em rede principalmente no que se refere aos direitos dos idosos.

Para o desenvolvimento das atividades socioeducativas foram utilizados o Estatuto do Idoso, a Constituição Federal de 1988, a Política Nacional do Idoso, LOAS, e material humano como profissional em serviço social, psicólogos e também a equipe de estagiários. O objetivo do trabalho é fazer um levantamento a respeito do nível de conhecimento dos idosos acerca de seus direitos, de modo a mediar para que os mesmos venham a ter acesso a esses direitos, bem como buscar contribuir para que a sociedade venha a ter uma nova visão sobre o envelhecimento. E por isso a iniciativa do projeto em querer trabalhar com a socialização da informação dos direitos.

Tema:

Idoso e a Garantia de Direitos: Envelhecer com Dignidade.

Problema:

O idoso no seu cotidiano sofre a discriminação e preconceito da sociedade, adquirindo desta forma traumas psicológicos, sofrendo rejeições e abandono da família, do Estado e da sociedade. Desta maneira percebe-se que a Constituição e o Estatuto do Idoso não são legalmente cumpridos. Analisar o Estatuto do Idoso, o tratamento da sociedade em relação ao idoso.

Tendo em vista todas as evoluções tecnológicas e sociais ocorridas em meio à sociedade contemporânea, torna-se intrigante encontrarmos pessoas tendo seus direitos negligenciados, e pior ainda, não tendo um mínimo de conhecimento acerca desses mesmos direitos.

Sendo assim, diante do que foi observado em campo de estágio, o pré-projeto de pesquisa deu ênfase para questões voltadas para o idoso, especificamente à questão da sensibilização dos mesmos sobre seus direitos garantidos constitucionalmente.

O Estatuto do Idoso não eliminará todas as violências e privações as quais os idosos estão submetidos. As normas registradas no estatuto do Idoso consoante as quais as pessoas com mais de 60 anos têm direito à vida, à liberdade, ao respeito, à dignidade, aos alimentos, à saúde, à educação, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à profissionalização, à previdência, à assistência, à habitação, ao transporte não são suficientes para garantir concretamente esses direitos. Se os idosos não tiverem consciência de que esses direitos existem e que as autoridades e demais cidadãos devem agir no sentido de afirmá-los, de nada terá adiantado todo o esforço para sua elaboração e vigência. A lei por si só não é capaz de mudar a realidade. Ela necessita da disposição de todos no sentido de cumpri-la.

Uma vez que o Serviço Social desempenha papel de grande importância nas situações contra violação de direitos, com plena condição de intervir, e mediar às questões sociais, é importante também considerar ações que garantam o bem estar do idoso. E é dever do Assistente Social buscar alternativas, conversar com as famílias, compreender as causas do abandono e mostrar a importância do convívio familiar e da afetividade, de uma vida digna e cidadã, na qual os idosos possam desfrutar dos mesmos direitos e deveres que todos em comunidade.

Situação que demonstra a necessidade de participação ainda mais atuante da Associação Amar: Criança e Família e dos Profissionais desta área, na busca das causas da violação do direito do idoso ao vínculo familiar, na proposição de ações de enfrentamento desta questão, ações constantes, mantenedoras destes vínculos, e que possam ser levadas adiante da instituição, promovendo o bem estar do idoso no que se refere ao seu direito à convivência familiar.

Para o idoso, conhecer seus direitos e deveres é algo fundamental para que o mesmo possa exercer de forma concreta e positiva sua cidadania, bem como ter a oportunidade de ser visto como indivíduo de direito e parte integrante da sociedade.

Metodologia:

O projeto insere-se no paradigma da pesquisa qualitativa e quantitativa. A abordagem quantitativa dar-se a partir de levantamento dos dados de atendimento da Associação Amar: Criança e Família, de informações coletadas junto aos próprios idosos, das Assistentes Sociais, das autoridades responsáveis e do Conselho Municipal do Idoso. As informações coletadas correspondem ao atendimento realizado nestes locais. Para a coleta de informações junto aos idosos inseridos na Associação Amar: Criança e Família, foi elaborado um questionário com várias questões fechadas e abertas. Nele, constava perguntas relacionadas à vida social e econômica do idoso; sua relação social com a família; segurança e violência dentro e fora de casa e à qualidade de vida.

O estudo exposto centra-se ainda no método de procedimento voltado para uma pesquisa de estudo bibliográfico.

A pesquisa bibliográfica abrange a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, documentos mimeografados ou xerocopiados, mapas, imagens, manuscritos, etc. Todo material recolhido é submetido a uma triagem, a partir da qual é possível estabelecer um plano de leitura. Trata-se de uma leitura atenta e sistemática que se faz acompanhar de anotações e fichamentos que, eventualmente, poderão servir à fundamentação teórica do estudo.

Conclusão

Percebe-se que o idoso está assegurado de cuidados e atenção segundo a lei, porém, a sociedade o ignora. Os princípios fornecidos por cada família é dada pelas pessoas mais velhas de um lar, simplificando, as pessoas mais antigas que são a base para uma vida social digna de valores e princípios. Porém, raramente a família tem o conhecimento do quanto os idosos são importantes.

A família é uma criação do ser humano que dá ao desejo de ter um grupo de pessoas que atuem sobre interesses comuns e com o desenvolvimento afetivo sejam recíprocos, para obter soluções para os problemas do ciclo vital. Seria uma organização defensiva diante dos embates da vida de cada indivíduo e um conjunto família como todo. Segundo (ROLLA.p16)

“A família é à base da sociedade. É a primeira e principal instituição da vida de um ser humano, pois é a que fornece ensinamentos, cultura, desta forma, a família deve ter como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com