TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criatividade E Inovação

Trabalho Universitário: Criatividade E Inovação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  9.511 Palavras (39 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 39

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho Acadêmico Interdisciplinar apresentado pelos alunos do 1º período do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Ciências Contábeis, como requisito parcial para aprovação.

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

Este trabalho foi avaliado a partir da aplicação dos seguintes critérios:

Adequação à proposta: ________

Coesão e coerência: ________

Argumentação: ________

Normas culta e da ABNT: ________

“Critério da disciplina”: ________

TOTAL: ________

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO....................................................................................... 4

2 – O QUE É INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO-........................................................................................................................................

5

2.1 MAS O QUE É CRIATIVIDADE ..................................................................

2.2 COMO EXPANDIR A CAPACIDADE CRIATIVA NAS PESSOAS............. 7

8

3 – GESTÃO DE INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES..................................... 9

3.1 O PROCESSO DE MOTIVAÇÃO ...............................................................

3.2 O PROCESSO DE MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES......................... 10

13

3.3 DA MOTIVAÇÃO PARA A INOVAÇÃO .....................................................

3.4 ALGUMAS ATITUDES QUE TORNAM O AMBIENTE EMPRESARIAL PROPICIO A INOVAÇÃO .................................................................................

4 – ORGANIZAÇÕES QUE DERAM CERTO NA CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO ....................................................................................................... 15

18

21

5 – O DIREITO ENVOLVENDO INOVAÇÕES E CRIATIVIDADES.................. 23

CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................... 25

REFERÊNCIAS.................................................................................................. 26

ANEXO A – ........................................................................................................ 27

INTRODUÇÃO

O que se pode entender como inovação e criatividade nas organizações?

Criatividade é ter uma idéia nova, é renovar,fazer de novo algo que já existe de uma forma a conquistar o mercado. E inovar é ter a coragem de por em pratica as idéias, é correr riscos, aceitar desafios.

Hoje, com a globalização e a competitividade tão acirrada é correto dizer que concorrente não é apenas a empresa que está ao lado mas sim toda e qualquer tipo de empresa, esteja ela do no lugar que for. Com a competitividade as empresas têm que estar sempre inovando, buscando coisas novas, seja em produtos ou serviços. A empresa que não busca inovar está fardada a perder mercado.

Junto a esta busca constante de estar sempre à frente ouve uma valorização considerável ao ser humano. O funcionário hoje é visto como parte importante da empresa, é ele quem tem a capacidade de criar coisas novas, de expor suas idéias.

Muitas empresas oferecem a seus funcionários treinamentos e capacitação visando melhorar suas aptidões e capacidades de inovação. As melhorias feitas no campo humano agregaram às empresas vastos benefícios e a seus funcionários oportunidades de melhoria, aperfeiçoamento e crescimento nas áreas atuantes.

Neste trabalho iremos mostrar exemplos de empresas que acreditaram em seus funcionários e adotaram suas idéias com o propósito de se tornarem lideres em seus segmentos.

2 - O QUE É INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO?

Inovação quer dizer fazer de novo, renovar, fazer mudanças em algo já estabelecido. Significa ter uma nova idéia ou, aplicar as idéias de outras pessoas de forma original e com eficiência.

A inovação envolve dois elementos fundamentais: criatividade e idéias novas, que devem ser colocadas em práticas e tenham impacto. A mesma é utilizada desde o começo da historia humana e de suas instituições como meio para progredir e evoluir, mas com a velocidade da economia moderna, a competitividade e a sobrevivência a longo prazo dependem cada vez mais da capacidade de inovar, para ficar a frente de seus concorrentes

Inovar é surpreender a concorrência. È alavancar a curva de experiência transformando as habilidades e atitudes em soluções para a empresa, e para a sociedade. De acordo com Bacon (1998), inovação difere de invenção na medida em que esta é uma solução para um problema, ao passo que a invenção que pode se tornar comercialmente relevante para a empresa e, assim, envolvendo uma analise estratégica e financeira destas invenções, bem como a capacidade de acordo com seus atuais recursos.

Para empresas que querem durar para sempre, é preciso uma visão estratégica de inovação, um análise global das dimensões dos processos, das pessoas, das tecnologias, da abordagem ao mercado e da construção de parcerias. Os critérios dessas transformações nos modelos de gestão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com