TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criação De Uma Empresa

Ensaios: Criação De Uma Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  3.413 Palavras (14 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBIES

MYRIAM DA SILVA MOURA

CONTABILIAZAÇÃO DA EMPRESA PROJETADA

Santa Cruz do Capibaribe

2014

MYRIAM DA SILVA MOURA

CONTABILIAZAÇÃO DA EMPRESA PROJETADA

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná

Santa Cruz do Capibaribe

2014

Sumário

1- Introdução 2

2- Desenvolvimento 3

2.1 Justificativa 3

2.2 histórico 4

2.3 Tributação 4

2.4 Livros Fiscais 5

2.5 Encargos Trabalhistas

2.6 Livros Contábeis

2.7 Demonstrações Contábeis

3-Propondo a criação de uma nova empresa

Contrato Social

Objetivo

3.1 Estrutura de Capital

3.2 Estrutura Física

3.3 Estrutura de Pessoal

3.4 Projeção de compras

3.5 Projeção de Vendas

3.6 Projeção do Fluxo de caixa

4- Conclusão 6

5- Referencias 7

1- Introdução

Esse trabalho tem como objetivo “converter” em fatos contábeis os itens baseados na produção textual do meu projeto de criação de uma empresa realizado no 7º semestre do curso de graduação em ciências contábeis pela universidade da Unopar. Destacando as etapas de memórias de cálculo, contabilização, demonstrações contábeis, análise das demonstrações contábeis e o relatório gerencial poderemos verificar um resumo de dois meses de vida ativa da empresa Moura Tecidos Ltda. O trabalho a seguir descreve como funciona uma empresa desde sua criação, o seu cotidiano e a apuração contábil dessa entidade cuja atividade econômica estará dando lucro ou prejuízo para seus gestores.

2- Desenvolvimento

A atividade de comércio de tecidos na cidade de Santa Cruz do Capibaribe é de extrema importância, localizada no estado de Pernambuco é a terceira maior cidade do Agreste Pernambucano em população com 96 908 habitantes segundo IBGE/2013, atrás apenas de Caruaru e Garanhuns. Santa Cruz do Capibaribe além de uma cidade pólo é a maior produtora de confecções de Pernambuco segundo o SENAI e a segunda maior produtora de confecções do Brasil, possuí o maior parque de confecções da América Latina em sua categoria, o Moda Center Santa Cruz. É também conhecida como a Capital da Sulanca ou Capital das Confecções. Durante o recorrer do curso de graduação em ciências contábeis consegui visualizar de uma forma mais ampla através de alguma matérias tais como cenários econômicos, administração e orçamentos empresariais dentre outras, contribuindo de forma fundamental para o bom funcionamento de uma empresa destaco o autor do livro de controladoria Regis Garcia.

A atividade de comércio teve origem devido ao aumento da produção criando excedentes e permitindo a troca de produtos. Privativamente a atividade do comércio se faz de comunidade para comunidade em meio de seus chefes. Pouco a pouco, porém, forma-se um grupo de indivíduos especializados em vender e comprar mercadorias. O comércio, por sua vez, aproxima vendedores e compradores, favorecendo o desenvolvimento das cidades. O comércio de tecidos é bastante tradicional, visto que é uma atividade muito ligada à costura algo praticado há longa data e com a facilidade de acesso às informações, as pessoas conseguem copiar exatamente as roupas de astros de cinema e de TV que estão nas revistas e internet e solicitam a preparação delas. O mercado da moda no Brasil está crescendo cada vez mais, gerando um maior número de confecções e fomentando um grande consumo de tecidos. Estas confecções estão cada vez mais agindo em torno de parcerias, firmando consórcios de exportação ou arranjos produtivos locais, sendo um mercado de grande potencial para a loja de tecidos.

As formas de tributação de um comércio de tecido estão distribuídas em Impostos Federais,Estaduais,Municipais e Contribuições Sociais previstos pela Constituição Federal, entre os quais estão:

Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) - a alíquota geral é de 3% (a partir de 01.02.2001) ou 7,6% (a partir de 01.02.2004) na modalidade não cumulativa. Entretanto, para determinadas operações, a alíquota é diferenciada, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) Estão sujeitas ao pagamento da CSLL as pessoas jurídicas e as pessoas físicas a elas equiparadas, domiciliadas no País. A alíquota da CSLL é de 9% (nove por cento) para as pessoas jurídicas em geral, e de 15% (quinze por cento), no caso das pessoas jurídicas consideradas instituições financeiras, de seguros privados e de capitalização. A apuração da CSLL deve acompanhar a forma de tributação do lucro adotada para o IRPJ.

Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR - pessoa jurídica) Para as pessoas jurídicas, a base de cálculo é o lucro - a receita menos a despesa. Na prática, somente as grandes empresas realizam essa conta, o chamado regime de apuração do lucro real. As empresas menores quase todas apuram o imposto pelo montante de lucro presumido - um percentual aplicado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com