TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crimes Contra A Dignidade Sexual

Casos: Crimes Contra A Dignidade Sexual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  2.023 Palavras (9 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 9

Artigos 213 a 229 do CP Dos crimes contra a dignidade sexual

Os crimes sexuais constituem um dos capítulos mais interessantes e curiosos do direito penal. Vale lembrar que, as práticas sexuais não são reprimidas pelo ordenamento jurídico, visto que a atividade sexual é essencial à perpetuação da espécie, não sendo punida a atividade sexual em si mesma, mas sim a relação sexual violenta, não consentida ou indesejada, razão pela qual o que se busca proteger é a própria liberdade de autodeterminação sexual de homens e mulheres.

Crimes Contra a Dignidade Sexual

Estupro

Art. 213. Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso

Pena - reclusão, de 6 (seis) a 10 (dez) anos.

Objeto jurídico: Liberdade sexual do ser humano (homem ou mulher)

Sujeito ativo: Homem ou mulher. Vale lembrar que, no que tange a conjunção carnal, que a mulher pode ser coautora ou participe de um homem.

Sujeito passivo: Homem ou mulher.

Tipo objetivo: O núcleo é constranger em primeira figura o constrangimento visa à conjunção carnal, sendo indiferente que a penetração seja completa ou que haja ejaculação. Na segunda figura, o constrangimento visa praticar, ou obrigar a vitima a permitir que com ela se pratique “outro ato libidinoso”, diverso da conjunção carnal.

Tipo subjetivo: O dolo elemento subjetivo do tipo, que é o especial fim de agir. Na doutrina tradicional é o dolo específico, não há forma de culpa.

Consumação: Consuma-se com a introdução, parcial ou não, do pênis na vagina.

Concurso de pessoas: Pode haver coautoria ou participação, moral ou material.

Pena: Reclusão de 6 a 10 anos.

Figura qualificadora: Se da conduta do agente resulta lesão corporal de natureza grave, ou se a vítima é menor de 18 anos e maior de 14, independente, neste caso, da violência sexual ter ocasionado lesão corporal grave ( CP, art. 129, §§ 1° e 2°). Pena: reclusão de 8 a 12 anos. E se do estupro resulta morte da vitima, Pena: Reclusão, de 12 a 30 anos.

Violação sexual mediante fraude-Art. 215

Sujeito ativo: Qualquer pessoa.

Sujeito passivo: Qualquer pessoa.

Objeto jurídico: A liberdade sexual.

Objeto material: A pessoa que sofre o constrangimento

Elementos objetivos do tipo: Ter (obter ou conseguir) conjunção carnal (cópula entre pênis e vagina) ou praticar (realizar, executar) outro ato libidinoso (qualquer contato apto a gerar prazer sexual) com alguém (pessoa humana), mediante fraude (manobra, engano, logro) ou outro meio que impeça ou dificulte a livre manifestação de vontade da vítima. A pena é de reclusão, de dois a seis anos.

Elemento subjetivo do crime: É o dolo

Tentativa: É admissível.

Momento consumativo: Com a prática da introdução do pênis na vagina. ainda que parcial, independentemente de ejaculação ou satisfação efetiva do prazer sexual, ou com a realização de qualquer outro ato libidinoso, não se exigindo a efetiva satisfação sexual.

Forma qualificada: A pena é acrescida de multa, caso o crime seja cometido com o fim de obter vantagem econômica. Ressalte-se, entretanto, a dificuldade de se imaginar um delito sexual, cometido com emprego de fraude, visando qualquer tipo de lucro. Afinal, não se trata de atividade ligada à prostituição. Logo, de rara configuração a implementação da pena pecuniána.

Assédio sexual-Art. 216-A

Sujeito ativo: Somente pessoa que seja superior ou tenha ascendência, em relação de trabalho, sobre o sujeito passivo.

Sujeito passivo: O subordinado ou empregado de menor escalão que o do sujeito ativo

Objeto jurídico: A liberdade sexual

Objeto material: A pessoa que sofre o constrangimento

Elementos objetivos do tipo: Constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função.

Elemento subjetivo do tipo específico: É a finalidade de obter vantagem ou favorecimento sexual

Elemento subjetivo do crime: É o dolo

Classificação: formal; de forma livre; comissivo; instantâneo; unissubjetivo; unissubsistente ou plurissubsistente, conforme o caso.

Tentativa: É admissível na forma plurissubsistente.

Momento consumativo: Com a prática do ato constrangedor, independentemente da obtenção do favor sexual.

Causa de aumento de pena: Eleva-se em até um terço a pena se a vítima é menor de 18 anos. Naturalmente, demanda-se seja também maior de 14 anos, afinal, investidas contra pessoa vulnerável, com o objetivo de ter conjunção carnal ou praticar Outro ato libidinoso constitui estupro ou tentativa de estupro (art. 217-A).

Estupro de vulnerável

Art. 217-A

Sujeito ativo: Qualquer pessoa

Sujeito passivo: A pessoa vulnerável (menor de 14 anos, enfermo ou deficiente mental sem discernimento para a prática do ato, ou pessoa com incapacidade de resistência)

Objeto jurídico: A proteção à liberdade sexual

Objeto material: A pessoa vulnerável

Elementos objetivos do tipo: Ter( conseguir, alcançar) conjunção carnal (cópula entre pênis e vagina) ou praticar (realizar, executar) outro ato libidinoso (qualquer ação relativa à obtenção de prazer sexual) com menor de 14 anos, com alguém enfermo (doente) ou deficiente (portador de retardo ou insuficiência)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com