TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crioulo eqüestre brasileiro

Seminário: Crioulo eqüestre brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Seminário  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

Cavalo Crioulo Brasileiro

Origem

A raça crioula argentina teve inicio em 1535 quando a expedição de Pedro de Mendoza, para fundar a Santíssima Trindade, desembarcou no porto de Buenos Aires, trazendo 72 cavalos. Destes, 44 são mais tarde abandonados nas pastagens platinas, dando origem à raça crioula argentina e depois à brasileira.

A criação cavalar só começou no Rio Grande do Sul no século XVII, com a vinda de reprodutores das regiões entre os Rio Uruguai, Paraguai e Paraná trazidos pelos jesuítas. Com o progresso da pecuária, os eqüinocultores sul-rigrandenses procuraram melhorar o cavalo gaúcho com a introdução de sangue nobre árabe e puro-sangue inglês, visando a maior talhe e esbeltez. Esta pratica fez desaparecer de vez os cavalos típicos das coxilhas sulinas. Em 1932, um grupo de criadores se reuniu com o objetivo de proteger as poucas manadas ainda existentes do tradicional cavalo dos pampas brasileiros. Criou-se nas cidades de Bagé a Associação de Cavalos Crioulos, no Brasil.

Em 1940, convencionou-se que s animais crioulos da Argentina, Uruguai e Brasil, portadores das mesmas características fossem reconhecidos como uma única designação de raça crioula, porque a origem é a mesma e as variações são poucas.

O cavalo crioulo brasileiro de hoje apresenta três linhagens sanguíneas de apoio básico, que conferiram a essa raça as peculiaridades essenciais para torná-la o verdadeiro protótipo do eqüino de versatilidades de serviços, de esportes e de lazer, e de ampla ação nas lides campeiras: a primeira esta representada pelo cavalo crioulo típico da campanha gaúcha, que não sofreu a infusão de sangues exóticos e cujo processo evolutivo se baseou na seleção natural; a segunda, considerada por muitos crioulos como sendo suporte melhorado expressivo, esta fortemente ligada a linhagem cardal, do professor argentino Emilio Solanet. Essa linhagem é a pedra angular do maior significado zootécnico na condificação da raça crioula argentina, que teve grande participação na formação do crioulo brasileiro; e a terceira é a linhagem chilena, recentemente introduzida entre nós, formando um robusto tripé básico de uma nova tentativa de equilíbrio zootécnico melhorador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com