TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise Ambiental

Por:   •  10/9/2013  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 10

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

NOME Glaucia Cavanhas Rodrigues

RA 6059008975

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2013

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do professor-tutor Sandra Aparecida Ribeiro Ossada.

Anhanguera Educacional

2013

Estrutura sugerida para o trabalho

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

Respostas:

Questão 1: Segundo o autor, além das três dimensões econômica, ambiental e social, deve se acrescentar a política e a cultural. A econômica enfatiza um aumento na eficiência, produção e meios alternativos que nos leve a uma inovação tecnológica onde não se faça mais necessário o uso de ciclos fósseis como fonte de energia, para haver uma racionalização de recursos naturais. A ambiental busca meios sustentáveis ou seja, formas de produzir e consumir sem atingir a capacidade de autorreparação do sistema natural. A dimensão social busca pelo bem estar dos cidadãos, onde os mesmos tenham uma vida digna, a efetivação de um padrão aceitável, onde haja limites mínimos e máximos ao acesso de bens materiais efetivando assim a justiça social. A dimensão cultural, se faz necessária para haver mudanças na forma de vida, consumo, comportamento e valores, para que essas transformações ocorram o intelectual do cidadãos e os princípios morais devem ser reconstruídos, somente após essas mudanças os cidadãos terão real conscientização para viver de forma solidária para com as gerações futuras, lhes permitindo usufruir das mesmas fontes naturais que hoje nos é proporcionado.

Questão 2: As dimensões: econômica, ambiental e social.

Questão 3: A primeira, é a técnologia, que sob o comando humano se desenvolve e evolui, o que ultrapassa os limites dos recursos naturais ainda existentes. A segunda, é a mudança no padrão produtivo, onde se caminha cada vez mais para a maciça produção e consumo excessivo, onde surgirá um colapso devido o alto desenvolvimento econômico. Nessa fase do pós desenvolvimento a econômia deverá ser sacrificada, pois as fontes naturais se farão indispensáveis à vida, ou seja a economia será sacrificada para que a humanidade não sofra com a falta dos recursos naturais. A terceira, é a possibilidade de o homem não conseguir encontrar soluções que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com