TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Critica A Economia Politica

Pesquisas Acadêmicas: Critica A Economia Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

A crítica da Economia Política

Karl Marx concentrou boa parte dos seus esforços para contribuir na organização do proletariado para que este, rompendo com a dominação de classe da burguesia, realizasse a emancipação humana e agregasse melhorias à massa.

Para Marx, o êxito do protagonismo revolucionário do proletariado dependia, em larga medida, do conhecimento rigoroso da realidade social. Ele considerava que a ação revolucionária seria tanto mais eficaz quanto mais estivesse fundada não em concepções utópicas, mas numa teoria social que reproduzisse idealmente o movimento real e objetivo da sociedade capitalista. Ele acreditava que o indivíduo devia lutar por uma sociedade justa, que reconhecesse o ser humano por seu trabalho e o tratasse com dignidade, Marx articulou em sua pesquisa a teoria social que esclarece o surgimento, o processo de consolidação e desenvolvimento e as condições de crise da sociedade capitalista: a sociedade não é uma organização social “natural”, destinada a constituir o ponto final da evolução humana; mas é o resultado de uma forma de organização social histórica, transitória, que contém no seu próprio interior contradições e tendências, que devem inclusive possibilitar a sua superação, dando lugar a outro tipo de sociedade – precisamente a sociedade comunista, que também não marca o “fim da história” ,mas reconhece a prole de forma justa.

A crítica Marxiana à Economia Política não significou a negação teórica dos clássicos; significou a sua superação, incorporando as suas conquistas, mostrando os seus limites e desconstruindo os seus equívocos. Antes de mais, Marx modificou as categorias manejadas pelos clássicos, rompendo com a naturalização que as pressupunha como eternas; e pôde fazê-lo porque empregou na sua análise um método novo (o método crítico-dialético, conhecido como materialismo histórico). Realizando uma autêntica revolução teórica, Marx jogou toda a força da sua preparação científica, da sua cultura e das suas energias intelectuais numa pesquisa determinada: a análise das leis do movimento do capital; essa análise constitui a base para apreender a dinâmica da sociedade burguesa (capitalista), já que, nessa sociedade, o conjunto das relações sociais está subordinado ao comando do capital. O desejo de Marx era mostrar que no capitalismo ocorriam diversos equívocos e a massa era principal construtora de riquezas e deveria ser dignamente reconhecida. Outro fato importante que Marx deseja espanar é o fato da economia não basear suas falhas em escolhas divinas, mas sim na realidade da sociedade que precisa de reparos para se tornar justa com o proletariado, em suma socializar riquezas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com