TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cromato De Potassio

Dissertações: Cromato De Potassio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 3

2 OBJETIVO

Preparar solução aquosa a partir de um reagente sólido com elevado grau de pureza (K2 Cr O4). 1 INTRODUÇÃO

O cromato de potássio consiste em uma substância química inorgânica representada pela fórmula K2 Cr O4,com peso molecular de 194,20g, apresentação sólida de coloração amarelo-brilhante, inodoro e solúvel em água. Os iscos que oferece estão relacionados á inalação do cromato de potássio que causa irritação local das mucosas, irritação nasal podendo resultar em perfuração do septo nasal. Já em contato com o trato gastro-intestinal pode desencadear gastroenterite violenta, colapso circulatório, vertigem, dentre outros. A exposição prolongado a névoa proveniente das soluções podem causar dermatite (FISPQ, 2009).

O cromato de potássio é utilizado principalmente como indicador da presença e da concentração de íons cloretos ( Cl-) na água ou em outros materiais. Como a reação o indicador é a responsável pela mudança de cor, que sinaliza o ponto final da titulação, ela não deve ocorrer até que todo o composto analisado tenha reagido com o titulante (UFJF, 2011).

3 METODOLOGIA

3.1 MATERIAIS

Os materiais e equipamento utilizados no preparo da solução de cromato de potássio estão descritos no quadro 1.0.

Quadro 1.0 Materiais e equipamento utilizados no preparo de solução de cromato de potássio.

Materiais Equipamento

Espátula Balança de precisão

Copo de plástico

Bastão de vidro

Béquer de 100mL

Funil

Balão volumétrico de 50mL

Conta-gotas/Pipeta pasteur

Pisseta

3.2 PROCEDIMENTO PARA PREPARO DA SOLUÇÃO

O preparo da solução de cromato de potássio iniciou-se com a realização de cálculos para verificação da massa de soluto a ser adicionada, posteriormente o quantitativo mensurado de 0,97g do soluto foi pesado em balança de precisão, com auxilio do copo de plástico e espátula.

Transferiu-se a massa de cromato de potássio que estava contida no copo de plástico para o bécker, sendo este lavado com parte do solvente (água destilada) e agitado com bastão de vidro até que todo resíduo fosse retirado. Prosseguiu-se com a dissolução em água da massa de soluto e transferência com funil para o balão volumétrico. O volume foi completado com água destilada até o menisco dos 50mL, utilizando a pipeta pasteur para tangenciar .

Depois efetuou-se a identificação e preenchimento da etiqueta que continha o nome da solução, fórmula química, concentração, nome do preparador e data de fabricação.

4 RESULTADOS

4.1 CÁLCULO DA MASSA DO SOLUTO

• Cálculo da massa molecular do composto K2 Cr O4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com