TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Espectrofotométrica Do Permanganato De Potássio

Pesquisas Acadêmicas: Análise Espectrofotométrica Do Permanganato De Potássio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  1.773 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A espectrofotometria é o método de análises óptico mais usado nas investigações biológicas e físico-químicas. O espectrofotômetro é um instrumento que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que contém uma quantidade desconhecida de soluto, e uma quantidade conhecida da mesma substância.

Todas as substâncias podem absorver energia radiante, mesmo o vidro que parece completamente transparente absorve comprimentos de ondas que pertencem ao espectro visível. A água absorve fortemente na região do infravermelho.

A absorção das radiações ultravioleta, visíveis e infravermelhas dependem das estruturas das moléculas, e é característica para cada substância química.

Quando a luz atravessa uma substância, parte da energia é absorvida (absorbância): a energia radiante não pode produzir nenhum efeito sem ser absorvida.

A cor das substâncias se deve a absorção (transmitância) de certos comprimentos de ondas da luz branca que incide sobre elas, deixando transmitir aos nossos olhos apenas aqueles comprimentos de ondas não absorvidos.

Objetivo

A aula prática foi realizada com o objetivo de coletar dados para a construção do espectro de absorção do Permanganato de Potássio e encontrar a concentração de uma outra amostra desta solução.

Materiais e Métodos

Materiais:

Becher;

Água destilada;

Pipeta automática;

Cubeta;

Espectrofotômetro;

Métodos:

Primeiramente, foi feita a leitura da solução padrão de Permanganato de Potássio no espectrofotômetro para definir o comprimento de onda que seria utilizado na análise. Ao realizar a varredura, constatou-se que o comprimento de onda ideal seria de 524nm, que corresponde ao pico de absorção do composto.

Foi preparado padrões de solução Permanganato de Potássio a partir de uma solução já fornecida. Esta foi diluída em 04 padrões com diferentes concentrações cada uma. A primeira amostra foi utilizada uma proporção de 1:50. A segunda, utilizou-se a proporção de 1,5:50. A terceira, 2:50 e a quarta 2,5:50. Transformando estas proporções em concentração, obteve-se 0,0002, 0,0003, 0,0004 e 0,0005, respectivamente.

Conhecendo as concentrações, foi feita a leitura de cada padrão e observado seu respectivo valor de absorbância e, após isso, a leitura da amostra e análise dos resultados.

Resultados e Discussões

Após encontrar a absorbância de todos os padrões, foi feita a leitura no espectrofotômetro da amostra a ser analisada, na qual foi encontrado o valor de 0,181 Abs, conforme explicitado na tabela abaixo.

Tabela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com