TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cronograma Atividades 11 A 14 Anos

Casos: Cronograma Atividades 11 A 14 Anos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 4

O ato de ensinar é um ato ético

Em uma sociedade com apelos cada vez mais diferentes para tudo e para nada, não podemos ignorar a importância que desempenham todos os envolvidos com a educação incluindo os treinadores, porque o ato de treinar, deve ser um ato educativo. A mensagem que o treinador passa no dia-dia com os seus alunos tem que ser uma mensagem Humanista. Ter a presença do treinador no treino da uma grande contribuição para que os alunos possam entender melhor a atividade como uma parcela de formação do caráter, a sua presença tem que ser ativa e assumir uma responsabilidade muito além de um técnico, treinar que dizer educar e educar quer dizer intervir, de uma forma que intencional e organizada sobre a orientação do futuro dos seus alunos enquanto atletas ou enquanto cidadãos.

Os jovens que fazem parte de um grupo de treinamento deverão ser incentivados a cooperar nas aprendizagens de forma a darem conteúdos para o projeto, para todos os participantes do projeto deve se dar uma parte do projeto, o treinador também faz parte dele, e além de ser uma peça do projeto, ele dever o mentor do projeto, a grande parte da responsabilidade cai sobre os seus ombros. O projeto e o processo para que seja atingido um objetivo do rendimento.

No Atletismo além do objetivos intermédios, tem um grande objetivo que podemos chamar de prontidão desportivo-motora. Podemos avaliar este estado fazendo uma analise das tarefas motoras, do estado de preparação e progressão e as exigências emocionais e cognitivas. A forma de se conversar nessa descoberta, tem que ter uma cooperação entre o treinador e o atleta, e contribui para o desenvolvimento do potencial das capacidades de desenvolvimento e da aprendizagem. Quando a relação do treinador e do atleta está além do aspecto formal do controle de treino e vai lado do ensino, execução, observação, correção, acompanhamento e aconselhamento das formas de realizar as tarefas motoras, a repetição faz com que aumente os níveis de aceitação de maior dosagem e variedades de estímulos que são necessários para a resposta motora seja melhor cada vez mas e o rendimento seja melhor.

Os jovens e as crianças começam a pratica desportiva em idades diferentes, o treinador deve ter um grande leque de conhecimentos dos aspectos psicopedagógicos, psicossociais, e psicofisiológicos para dar uma resposta certa para as necessidades dos jovens.

Segundo Adelino (Jorge), Vieira (Jorge) e Coelho (Olímpio)

“Treinar é, por Excelência, um processo de comunicação entre o treinador e os praticantes. Por isso a relação entre estes não se resume não se resume a uma mera transmissão e recepção de informação constituindo antes uma interação dinâmica, reciproca, por vezes conflituosa, em que cada interveniente vê o mesmo fato ou situação de uma forma pessoal, seletiva e aberta á distorção de acordo com os seus valores, expectativas e experiências”.

O treinador se comunica com os seus alunos de diferentes formas, deve mostrar por um lado uma preocupação por algumas questões particulares de cada um aluno ou por todos, algumas vezes o treinador em muitas situações o treinador tem o papel de pai.

O treinador que que se comunica bem com seus alunos, pelo esforço e o sucesso que os alunos têm para seu melhor desempenho ou para seu próprio bem. Os treinadores devem ter um boa comunicação, promovam a amizade que tenham um saudável ambiente de treino, alegre e serio também descontraído concentrado e responsável, que não deixe os seus alunos desanimados.

A comunicação é um processo de dois sentidos, a maior responsabilidade cabe para o treinador que deve criar condições para que seja boa, com o sentido de facilitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com