TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cronograma De Atividades Complementares

Ensaios: Cronograma De Atividades Complementares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 6

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES - TURMA 2010 (3º período):

- Objetivos: As atividades complementares (AC’s) têm a finalidade integradora de articular as atividades acadêmico-científico-culturais às competências complementares necessárias aos objetivos gerais dos conteúdos programáticos. Estas atividades fazem parte do currículo do Curso de psicologia e, como tal, para obter aprovação, o aluno deverá cumprir as horas exigidas e o regulamento da disciplina.

- Os alunos do 3º período (2º ano) do Curso de Psicologia da UNIP-Bauru deverão participar de atividades de âmbito profissional, social e/ou cultural, voltadas à área profissional ou complementar à formação acadêmica do psicólogo.

- As referidas AC’s abrangem palestras, eventos científicos (congressos, jornadas acadêmicas, encontros, mesas redondas, fóruns de discussão, etc), visitas programadas relacionadas à área, cursos de extensão, atividades de observação clínica ou em campo, leituras programadas de artigos, livros ou textos científicos em geral. Ressalta-se que todas as atividades precisam ser realizadas com aprovação do professor responsável pela disciplina e em locais aprovados pela coordenação do curso.

- As AC’s estão divididas em dois blocos, sendo o primeiro de atividades obrigatórias a serem desenvolvidas durante o semestre e vinculadas necessariamente às disciplinas indicadas pelo professor responsável pelas AC. O segundo bloco de atividades serão optativas. Haverá também um horário semanal na grade horária dos alunos, para que estes possam tirar suas dúvidas e apresentar os comprovantes de realização de suas AC, já que todas as atividades devem ser acompanhadas pelo professor e efetivamente comprovadas pelo aluno, mediante documentação estipulada.

- Os alunos do 3º período (turma 2010) deverão cumprir um total de 40 horas de AC, sendo 20 horas de atividades obrigatórias e 20 horas de atividades optativas. Os quadros em anexo descrevem quais são as atividades obrigatórias deste semestre e quais as optativas. Cada aluno deverá cumprir a totalidade de atividades obrigatórias (20 horas) e deverá escolher, dentre o rol de atividades optativas apresentadas, as que deseja realizar, atento para cumprir a carga horária de 20 horas.

TURMA 2010 (3º período)

ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS (20 horas)

Atividades relacionadas às disciplinas: no ano de 2011 a disciplina âncora das AC do 3º período será a de Psicologia Social, de responsabilidade da Profª Ms. Maria Madalena L. Kawashima. A docente indicará, no início das atividades e em conjunto com o docente responsável pela AC, um tema para o desenvolvimento de um trabalho teórico-prático, com um roteiro de realização deste trabalho, previamente elaborado. O relatório final do trabalho deverá ser entregue pelo aluno em data estipulada no cronograma da disciplina de AC, em duas vias – uma para cada professor. A carga horária destas atividades corresponderá a 15 horas.

1. Atividades de Estudo e Pesquisa: os alunos deverão participar das atividades científicas promovidas pela coordenação do Curso de Psicologia da UNIP-Bauru e também de outros eventos científicos realizados por instituições ou entidades, desde que indicados ou aprovados pela coordenação do curso. São consideradas atividades de participação em eventos científicos a participação como ouvinte ou apresentador de trabalho científico (tema livre e/ou pôster) em congressos, jornadas acadêmicas, encontros, mesas redondas ou fóruns de discussão. Ao freqüentar qualquer um destes eventos, o aluno deverá apresentar ao docente responsável pelas AC, como comprovante de participação, um comprovante de inscrição e o certificado do evento em seu nome, juntamente com um relatório das atividades desenvolvidas no evento. A carga horária para estas atividades deverá ser de 5 horas.

2. Atividades Internas

Atividade

Comprovante

Carga horária permitida*

Atividades desenvolvidas nos campi da UNIP, tais como palestras, seminários, conferências, cursos, semanas, jornadas, encontros, feiras, simpósios, congressos, workshops.

Ao freqüentar qualquer um destes eventos, o aluno deverá apresentar comprovante de inscrição e/ou certificado do evento em seu nome, juntamente com um relatório das atividades desenvolvidas no evento.

- No máximo 10 horas semestrais

Observação de atendimentos clínicos na área de Psicologia na clínica do Curso de Psicologia da UNIP-Bauru (CPA), sob orientação dos psicólogos que atuam na referida clínica.

- Roteiro de observação assinado pelo psicólogo do CPA que acompanhará o aluno.

- Assinatura da lista de presença que se encontrará no local no dia da observação agendada.

- No máximo 2 horas por semestre.

* carga horária que o aluno poderá desenvolver nesta atividade.

3. Atividades de extensão à comunidade:

Atividade

Comprovante

Carga horária permitida

São atividades que visam a integração do aluno e da Instituição à comunidade em questões ligadas à cidadania, saúde, educação, inclusão social, conservação do meio ambiente, preservação do patrimônio cultural Ex: participação voluntária em projetos que beneficiam a comunidade, atendimentos extra-curriculares nos serviços oferecidos pela UNIP (Clínicas de Saúde, Assistência Jurídica e outros)

- Declaração fornecida pela entidade descrevendo a atividade e comprovando a presença do aluno, com o número de horas e assinada pelo profissional responsável da mesma.

- Relatório feito pelo aluno, descrevendo as atividades realizadas.

- No máximo 10 horas.

4. Atividades Culturais e Esportivas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com