TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CRONOGRAMA DE ATIVIDADE DE ESTÁGIO

Por:   •  22/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.891 Palavras (20 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE  DE UBERABA

EDUCAÇÃO À DISTANCIA

[pic 1]

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

CRONOGRAMA DE ATIVIDADE DE ESTÁGIO.

                                           2015

Etapa VI

A ESCOLA E SUA HISTÓRIA

O nome de nossa escola é em homenagem a João Pinheiro da Silva, político, advogado e industrial brasileiro nascido em 1860. Em 1890 exerceu interinamente o Governo de Minas, como Vice-presidente, sendo logo depois nomeado efetivo. Foi eleito deputado federal à Constituinte de 1981, recolhendo-se depois ao trabalho na indústria de cerâmica, decepcionado com os rumos da política. Voltou novamente à vida política, sendo eleito senador da República em 1905 e Presidente de Minas Gerais em 1906. Na presidência estadual, empreende a primeira grande reforma no ensino no estado (onde, durante dois séculos, “nunca existiu método algum de ensino primário”), lança as bases de uma sólida política de desenvolvimento e funda o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Morreu antes de concluir o seu mandato, sendo substituído pelo seu vice, Júlio Bueno Brandão. João Pinheiro deixou um legado de ideias e obras que marcaram o nascimento do regime republicano em Minas Gerais, tornando-se um dos políticos de maior expressão no Brasil do século XX.

A Escola Estadual presidente João Pinheiro há 46 anos serve à população da cidade de Padre Paraíso. Oferece o Ensino Fundamental anos finais, Ensino Médio nos horários diurno e noturno, Educação de Jovens e Adultos – EJA e o PRONATEC no horário noturno.

A instituição está situada á Rua Clemente Dias, nº 125, Centro, Padre Paraíso MG. Foi criada pelo decreto nº 9874 de 20/06/1966, e autorizada a funcionar pela Resolução nº 810/74 MG da SEE, foi instalada em sede própria em 21 de fevereiro de 1967, com a nomenclatura Grupo Escolar João Pinheiro, com a Resolução nº 810/74 passou a se chamar Escola Estadual Presidente João Pinheiro. Hoje a escola atende 24 turmas do ensino fundamenta e médio, EJA nos períodos matutino, vespertino e noturno.

.        A escola localiza-se na região central da cidade de Padre Paraiso/MG. A rua tem calçamento, é de fácil acesso. O local pode ser é considerado como residencial porque tem muitas moradias perto da escola, porém como é centro também fica a uma distancia bastante próxima a comércios, a prefeitura municipal e outras instituições públicas.  

O bairro oferece uma praça denominada popularmente como “praça dos estudantes” pois é um espaço de lazer, onde os estudantes se encontram para a realização de trabalhos e estudos diários. Dificilmente a própria equipe de professores faz uso desse espaço para levar os alunos. A escola está sempre de portas abertas para realização de eventos da comunidade que geralmente acontecem na quadra escolar.

CONHECIMENTO DOS ESPAÇOS E RECURSOS PEDAGÓGICOS

  • O espaço Fisico da escola:

Salas de aulas existentes no prédio: São 24 salas de aulas bem arejadas e iluminadas, com carteiras em boas condições de uso.

Área disponível para atividades informáticas: A escola conta com 01 laboratório de informática em bom estado de conservação e com computadores suficientes para atender pelo menos uma turma por vez.

Sala de professores: A escola conta com 01 sala para professores bem arejada e com espaço para planejar as aulas.

Refeitorio: A escola não conta com refeitório sendo que a merenda é servida no pátio escola.

Área disponível para atividades esportivas: A escola conta com uma quadra de esportes coberta.

Parque: A escola não tem parques.

Instalações Sanitárias: A escola conta com 07 banheiros masculinos e 07 banheiros femininos. Também conta com 01 banheiro para funcionários em boas condições de uso e higiene.

Salas destinadas para a parte administrativa: A escola conta com uma sala para a direção, uma secretaria e uma sala para supervisora em ótimo estado de conservação e bem arejadas.

Salas de vídeos: A escola conta com uma sala de vídeo com espaço suficiente para atender pelo menos 100 alunos.

Área disponível para atividades de leitura: A escola conta com uma biblioteca bastante espaçosa.

  • O mobiliário desses espaços físicos , a organização e adequação de seus ambientes.

A maioria dos espaços supracitados estão em boa conservação e são bem arejados e bastante limpos, com exceção dos banheiros que embora tenham uma boa estrutura e se encontram em boas condições de higiene estão com as paredes riscadas pelos alunos com caneta, lápis, toque-mágico, pincel, outros. Esse comportamento típico (típico, mas que precisa ser mudado) dos alunos faz com que os banheiros aparentam ter um aspecto de desorganização e sujeira. Acredito que o número de banheiros atende ao numero de alunos, considerando a media de alunos que estudam em turnos diferenciados.

  • Os recursos pedagógicos e sua utilização:

Quanto aos recursos pedagógicos ofertados pela escola, acredito que são bem aproveitados pelos professores e alunos que interagem no espaço escola de forma prazerosa.

  • Utilização dos diferentes espaços pedagógicos pelos professores para realização das aulas:

Os professores utilizam os espaços ofertados pela escola com bastante frequência seja o pátio escola, quadra e sala de vídeo. Esses espaços são usados pela equipe de professores sempre que julgam necessário.

  • O estabelecimento das relações entre alunos, professores, pais, gestores, funcionários

Quanto à relação dos profissionais da escola percebe-se que existe entre a direção da escola e a equipe de funcionários uma relação de autoritarismo que precisa ser melhorada, no entanto, com relação aos pais, professores e alunos a relação é bastante democrática.

OS FUNDAMENTOS DO PROJETO POLITICO-PEDAGÓGICO

  • Os princípios Fundamentais do PPP

1- Princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum

2- Princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania e do respeito a ordem democrática.

3- Princípios estéticos da sensibilidade, criatividade, da diversidade e manifestações culturais , fundamentos epistemológicos, disciplina e formação ética dos alunos.

  • Pessoas envolvida na elaboração do PPP

A elaboração  da proposta pedagógica foi realizada pelo coletivo escolar, os envolvidos foram: Direção, Supervisão e Professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (249.4 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com