TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidados Idosos

Dissertações: Cuidados Idosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O crescimento do Atendimento Domiciliar no Brasil é um fato. Calcula-se que até 2025 15% da população sejam de idosos. O aumento ocorre tanto no setor privado quanto no público.

Pelo fato do alto custo de internações hospitalares sendo assim pauto de discussão das políticas de saúde, buscando uma saída para melhor utilização desses recursos financeiros.

Neste artigo enfoca alguns aspectos: operacionais, éticos e técnicos que podem nortear o atendimento ao idoso ao idoso ajudando a melhorar a qualidade de sua assistência a saúde,

Neste artigo iremos conceituar o Atendimento Domiciliar contextualizando em nossa realidade.

Com isso esperamos estar contribuindo para o aperfeiçoamento do Atendimento Domiciliar.

E que este passe a ser incluído na Política Nacional do Idoso com a criação da Assistência Domiciliar Geriátrica.

Definindo AD

Atendimento Domiciliar é compreendido no sentido amplo de home care compreendido amplamente nos serviços realizados no domicilio.

Estes serviços vão desde cuidados pessoais de suas atividades de vida como higiene intima, alimentação, banho, locomoção, e vestuário, cuidados como medicação, realização de curativos ultilizar-se de tecnologias de alta complexidade.

Lembrar que não atender em domicilio precário pode significar exclusão.

Atendimento Domiciliar é aquele prestado a pessoa idosa, com um nível significativo de dependência para: aumentar a autonomia do idoso para que ele passa permanecer vivendo em sua residência pelo maior tempo possível, prevenir o uso da perda de independência, criar ou aprimorar hábitos saudáveis higiene, alimentação prevenção de queda.

Atendimento Domiciliar está inserido em um modelo gerontologico isto é na medida do possível reinserir o idoso na comunidade, preservando sua autonomia visando sua independência funcional e procurando mante-lo um cidadão ativo, participativo, produtivo e efetivo.

A redução de custos na assistência hospitalar é um dos motivos que leva o Brasil e outras partes, a permanência dos idosos incapacitados em suas próprias casas.

O idoso

O idoso deve ser compreendido como uma pessoa única.

Devem ser avaliado os cuidados com o idoso.

Essa avaliação devem ser feita como um todo nos aspectos biofuncionais, psicológicos, sociais, ambientais e espirituais.

Identificar pessoas que desempenha um papel familiar independente do grau de parentescos. Na medida do possível devem ser inclusas no cuidado ao idoso.

A família é muito importante estrutura para o idoso significando proteção e cuidado, porem para outros idosos significa opressão e maus tratos. Por isso e de extrema importância do profissional identificar pessoas que venham desempenhar um papel familiar, mesmo sem parentesco.

O cuidador

Para o enfrentamento das necessidades do idoso e necessário apoio e parcerias entre serviços de saúde os profissionais e o cuidador família.

Frente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com