TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidando De Quem Cuida

Monografias: Cuidando De Quem Cuida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/1/2014  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto: Cuidando de quem cuida

1. Introdução

O trabalho é fundamental para o ser humano. Tendo em vista que o local em que trabalhamos é onde passamos boa parte de nosso tempo, percebemos aí a importância de que o ambiente laborativo seja acolhedor e favoreça o bem-estar, e que se possam realizar atividades em boas condições físicas e emocionais. No entanto que esta situação é hoje que efetivamente acontece, visto que, muitos locais de trabalho terminam por funcionar como favorecedores do adoecimento psíquico, o que vem sendo claramente apontado pela literatura especializada nos últimos anos.

No panorama contemporâneo, entre os novos modos de subjetivação, observamos a relação do trabalho com o contexto socioeconômico em que está inserido. A exigência de sucesso, a velocidade com que se procura atingir objetivos e metas, a insatisfação no que se refere à aquisição de bens de consumo traz uma marca indelével na relação entre trabalhador e trabalho. Silva (1983), autora de várias pesquisas que relacionam atividade de trabalho e sofrimento, identifica diversas situações de trabalho como potencialmente patogênicas.

A conseqüência mais imediata da insatisfação dos trabalhadores é a importante taxa de absenteísmo, abandono da profissão além da deterioração na qualidade dos serviços que estes profissionais oferecem.

2. Objetivos

2.1. Objetivo geral

• Propor uma intervenção aos colaboradores do refeitório visando a qualidade de vida e satisfação no trabalho.

2.2. Objetivos específicos

• Verificar os atestados e justificativas dos colaboradores;

• Identificar os motivos das faltas dos colaboradores;

• Aplicar um instrumento de avaliação da satisfação dos colaboradores;

• Detectar os pontos que devem ser trabalhados para melhorar a satisfação dos colaboradores.

• Motivar os funcionários/colaboradores quanto a vida profissional e pessoal.

3. Metodologia

3.1 Participantes

Participarão deste estudo os funcionários do restaurante do Residencial Israelita Albert Einsten.

3.2 Estrutura

O trabalho junto ao restaurante será dividido em duas etapas: intervenção juntos ao profissionais, em mini-cursos; será desenvolvido um modelo de quantificar e estabelecer padrões de falta dos funcionários.

3.3 Instrumentos

Será usada o “INSTRUMENTO DE MEDIDA DA QVT DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ELABORADO POR CARANDINA (2003)” com adaptações para os funcionários do restaurante e “INSTRUMENTO DE MEDIDA DA QVT DE EQUIPE MULTIPROFISIONAL DE SAÚDE ADAPTADO DE CARANDINA (2003)” para avaliar a qualidade de vida no trabalho desses profissionais. Será utilizado também o software Microsoft Office Excel 2010 para contabilizar as faltas dos funcionários e estabelecer um padrão nelas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com