TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL Reciclando O Lixo E Cuidando Do Meio Ambiente

Casos: PROJETO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL Reciclando O Lixo E Cuidando Do Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  913 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Diante da crescente complexidade e gravidade dos problemas socioambientais, resultantes da sociedade moderna, a Educação Ambiental assume significante função, no sentido de possibilitar uma conscientização da sociedade, provocando nestas uma mudança nos costumes e atitudes em relação ao modo como se relacionam com o meio em que vivem.

Para REIGOTA (1995), "O meio ambiente latino-americano exige que a educação ambiental enfrente o desafio da mudança de mentalidade sobre as idéias de modelo de desenvolvimento baseado na acumulação econômica, no autoritarismo político, no saque aos recursos naturais, no desprezo, às culturas de grupos minoritários e aos direitos fundamentais do homem". Essa “educação política deve estar empenhada na formação do cidadão nacional, continental e planetário baseando-se no diálogo de culturas e de conhecimento entra povos, gerações e gêneros”.

Ressalta-se então que incluir a Educação Ambiental na Educação Infantil se justifica por acreditar ser o caminho mais fácil e rápido de transformação social relacionada ao meio ambiente. As crianças geralmente estão mais abertas, são mais sensibilizadas para mudanças de atitudes, e acredito que podem ser bons exemplos para oferecer ferramentas para outras pessoas se conscientizarem.

O nosso planeta passa por um momento crucial: ou mudamos as atitudes perante o meio ambiente, ou corremos sérios riscos de destruição da espécie humana e de outras espécies também. Por isso, é preciso enternecer, sensibilizar, afligir a população com as questões ambientais. A tranqüilidade tem um cunho de passividade, de inércia; já a angústia faz as pessoas se movimentarem, procurarem novas alternativas a partir daquela crise ou indignação.

O presente projeto será voltado à conscientização das crianças e das famílias, mostrando como é importante preservar o meio ambiente e cuidar principalmente do espaço em que estamos inseridos adquirindo assim hábitos e cuidados para melhorar nossa qualidade de vida. Podemos assim, no cotidiano escolar, transformar o lixo através da reciclagem. Tal ato é importante e essencial para apropriar a conscientização com a construção significativa de brinquedos, utilizando o lixo reciclável como material de baixo custo e de grande utilidade para o desenvolvimento das crianças e do processo ensino aprendizagem.

2 JUSTIFICATIVA:

É imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável.

Como diz IANNI (1993) é preciso formar o homem como cidadão do mundo. Contudo, ressalvamos a necessidade de plantar a semente da conscientização principalmente na Educação Infantil, para que as crianças de hoje incluam-se como parte do meio ambiente, como cuidadores e sejam os conscientes adultos de amanhã.

Sendo a Educação Infantil a primeira etapa da educação básica, cabe a ela dar abertura a esse processo de mudança, procurando desenvolver nas crianças hábitos, atitudes e valores fundamentais para o seu convívio social e ambiental. Estes, por sua vez, devem estar presentes ao longo de toda a vida do sujeito, no sentido de garantir uma relação harmoniosa e tranqüila com o meio ambiente e os diferentes grupos sociais dos quais fará parte.

3 OBJETIVOS:

Levar a Criança a:

• Entender e Identificar-se como parte integrante do meio ambiente;

• Incentivar o cuidado ao ambiente em que vivemos, evitando consumismo e reaproveitando o lixo com reciclagem;

• Explorar a imaginação e a criatividade através da reciclagem;

4 METODOLOGIA

Para MININI (2000), a Educação Ambiental deve propiciar às pessoas uma compreensão crítica e global do ambiente. Esclarecer valores e desenvolver atitudes que lhes permitam adotar uma posição consciente e participativa dos recursos naturais, para a melhoria da qualidade de vida e a eliminação da pobreza extrema e do consumismo desenfreado. Diante de tais afirmações, o projeto proposto será desenvolvido com a utilização de pesquisas e estudos teóricos realizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com