TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura E Sociedade

Pesquisas Acadêmicas: Cultura E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

Cultura e Sociedade: As Estruturas, as Interações e os Grupos Sociais

O que é Cultura? A Cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. A cultura "molda" o indivíduo social, tece as regras da socialização (processo pelo qual todos os seres humanos passam sua vida em sociedade e que é um processo contínuo que começa com o nascimento e termina com a morte), delineando, assim, os relacionamentos entre diferentes grupos sociais e os indivíduos entre si (BENEDICT, 1972). Definições de Cultura :•  Cultura: estado mental desenvolvido, como um valor – “pessoa de cultura”, “pessoa culta”. •  Cultura: sinônimo de alma coletiva, de civilização. •  Cultura: transfigurada em mercadoria – cultura de massas. Segundo Lévi-Strauss, a cultura surgiu no momento em que o homem convencionou a primeira regra, a primeira norma. Para o antropólogo, a regra em questão seria a proibição do incesto, padrão de comportamento comum a todas as sociedades humanas. Todas estas proíbem a relação sexual de um homem com certas categorias de mulheres (na cultura brasileira, a mãe, a filha e a irmã).

A cultura está em constante processo de modificação. É mais coerente falar em culturas, em vez de cultura, já que as leis, os valores, as crenças, as práticas e as instituições variam de formação social para formação social. •  Cultura é um conjunto de traços que indica como se deve agir, pensar, vestir e quais valores, costumes devem ser preservados e transmitidos.

•  A sociedade compartilha uma cultura e, também, um território.

O homem foi diferenciado dos demais animais por ter a seu dispor duas notáveis propriedades: a possibilidade de comunicação oral e a capacidade de fabricação de instrumentos, capazes de tornar mais eficiente seu aparato biológico. Essas duas propriedades permitem uma afirmação mais ampla: o homem é o único ser possuidor de cultura. •  Subcultura: particularidades dentro de uma mesma cultura.

•  Por exemplo: Regiões do Brasil. •  Subculturas podem surgir por questões profissionais, de interesses em comum, etnia, orientação sexual entre outras.

•  A contracultura faz uma oposição à cultura dominante. •  Grupos e movimentos quecontrariam os valores da cultura dominante. •  Status. •  Posição que pode ganhar diversas conotações: econômica, social, cultural.

Socialização e Poder Social -A socialização, resultado do convívio entre seres humanos em dado espaço e tempo, possibilita a existência de organizações humanas que instituem regras, normas, leis e condutas que lhes são próprias. A estas organizações dá-se o nome: grupos sociais. “Ao se agregarem, ao se penetrarem, ao se fundirem, as almas individuais dão origem a um ser, psíquico se quiserem, mas que constitui uma individualidade psíquica de um gênero novo. Portanto, é na natureza dessa individualidade, não na das unidades componentes, que se devem buscar as causas próximas e determinantes dos fatos que nela se produzem.

O grupo pensa, sente e age de maneira bem diferente do que o fariam seus membros, se estivessem isolados” (DURKHEIM, 1973). As formas de governo, a música, a imprensa, a arquitetura, a dicotomia entre trabalho e lazer, as relações que separam e aproximam pais e filhos, os tipos de comida e bebida, o modo como são preparadas, as convenções sociais são alguns dos exemplos do modo como o ser humano é socializado pela sociedade a que pertence.

Poder Social: Autoridade e Dominação --O poder social é um processo capaz de interferir no modo de agir dos outros indivíduos, por meio da força, da autoridade e da influência. “A ação, especialmente a ação social, e mais particularmente a relação social, pode ser orientada, de parte dos indivíduos, pelo que constitui sua‘representação’ da existência de uma autoridade Legítima” (WEBER, 2002, p. 53). A Validação da Autoridade -- 1.  Determinada por interesse ou costume, mas, principalmente, pela observância aos valores dos indivíduos. 2.  A autoridade ganha legitimidade se for um modelo digno de imitação. 3.  A legitimidade ocorre mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com