TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura brasileira

Tese: Cultura brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Tese  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

Ciências Sociais

“O que faz a sociedade brasileira ser o que é?”

Portfólio

Cultura Brasileira.

O Indivíduo e a Sociedade

As Interações Sociais, a Estrutura Social e os Grupos sociais

Regulamentação e Controle Social

As Instituições Sociais

As Diferenças Sociais

Cultura Brasileira

A cultura brasileira reflete os vários povos que constituem a demografia desse país, Como resultado da intensa miscigenação e convivência dos povos que participaram da formação do Brasil surgiu uma realidade cultural.

Não existe uma cultura brasileira homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam juntas, a cultura do Brasil.

Embora seja um país de colonização portuguesa, outros grupos étnicos deixaram influências profundas na cultura nacional, destacando-se os povos indígenas, os africanos, os italianos e os alemães. As influências indígenas e africanas deixaram marcas no âmbito da musica, da culinária, do folclore, do artesanato, dos caracteres emocionais e das festas populares do Brasil, assim como centenas de empréstimos á língua portuguesa. É evidente que algumas regiões receberam maior contribuição desses povos: no estado do Norte têm forte influencia das culturas indígenas, em quanto algumas regiões no Nordeste têm uma cultura bastante africanizada, sendo que, em outras, principalmente no sertão, há uma intensa e antiga mescla de caracteres lusitano e indígenas, com menor participação africana.

Brasil um país predominantemente católico e de língua dominante portuguesa.

Acredito que as imagens a seguir já descrevem exatamente nossa cultura;

Influencia Africana

Capoeira

A culinária

As festas Santas

O Carnaval

Os Grandes artistas

Folclore

Fontes e imagens; http://www.google.com.br/images?q=cultura+brasileira&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=1eXPTIfSH8Gp8AavlZCkBg&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CDwQsAQwAw&biw=1366&bih=601

O Indivíduo e a Sociedade

A sociedade é a extensão do indivíduo. Se o indivíduo é cobiçoso, cruel, impiedoso, egoísta, etc., assim será a sociedade. É preciso ser sincero consigo mesmo. Cada um de nós está degenerado, logo a sociedade tem de estar degenerada inevitavelmente. Isto o terrível monstro do materialismo não pode resolver. Isto somente o indivíduo pode resolver à base de uma revolução integral em si mesmo.

São considerados com herois nacionai,s alguns grandes nomes da historia do brasil e suas imagens colocadas em selos e poblicada suas historias no Livro de Aço dos Heróis Nacionais.

JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER - O TIRADENTES - (1746-1792)

D. PEDRO I - (1798-1834)

JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA - (1763- 1838)

DUQUE DE CAXIAS - (1803-1880)

PLÁCIDO DE CASTRO - (1873-1908)

ALMIRANTE TAMANDARÉ - (1807-1897)

ALMIRANTE BARROSO - (1804-1882)

ZUMBI DOS PALMARES - (1655-1695)

MARECHAL DEODORO DA FONSECA - (1827-1892)

ALBERTO SANTOS-DUMONT - (1873-1932)

Mais o heroi mais fresco na memoria do povo brasileiro, é Ayrton Senna da Silva, responsavel pelas vitorias mais incriveis no automobilismo brasileiro, Senna como era chamado por seu Pais, continua fazendo historia mesmo depois de mais de dez anos de sua morte, atraves de projetos sociais iniciados por ele e sendo perpetuado por sua irmã Viviane Senna.

Fontes; http://www.selosefilatelia.com/PastaLancamentos/011.html

Imagem; http://blogdodondigital.blogspot.com.br/2012/05/morte-de-senna-completa-18-anos.html

As Interações Sociais, a Estrutura Social e os Grupos Sociais

O desenvolvimento de identidade social dá-se a partir da infância, quando somos encaminhados a escola, diferenciando publica ou privada.

A partir dai, classifico minha identidade social da seguinte forma;

Estudei em escola publica, (Apesar de pouco se falar, crianças também são "malvadas", desde cedo aprendem a classificar seus coleguinhas, se aproximando apenas das crianças mais bonitas, divertidas, que tem brinquedos melhores, entre outros fatores, e acabam excluídas aquelas mais feias pobres, com alguma deficiência).

Sou casada. (o que na maioria das vezes nos exclui de grupos de solteiros que apenas como objetivo "curtir a vida" e para eles casados não curtem).

Não tenho filhos. (este dado considera importante, pois casais do mesmo grupo social a qual eu pertenço, os que hoje têm filhos, automaticamente se excluem dos que não tem filhos, pois assumem novos papeis).

Trabalho.(Tem como objetivo uma qualidade de vida um pouco melhor do que a atual, por ser trabalho no comercio percebo que este grupo tem muito em comum entre eles a falta de perspectiva de futuro).

Faço faculdade.(O que me inclui em um novo grupo, o qual ainda estou descobrindo).

Mas acredito que o que me diferencia dos demais indivíduos do mesmo grupo social que eu é que não tenho medo de falar brigar ou seja o que for necessário para deixar claro meus pontos de vista,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com