TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cunho Politico

Ensaios: Cunho Politico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

A justiça social consiste no compromisso de parte do Estado para compensar as desigualdades que surgem no mercado e em outros mecanismos da sociedade. As autoridades apropriadas são as que deverão garantir algumas questões e propiciar algumas condições para que este palco no qual prime a justiça social seja um fato e que, por exemplo, todos os cidadãos tenham a mesma possibilidade de se desenvolver economicamente.

A expressão “justiça social” é bastante utilizada, no Brasil, inclusive além da conta principalmente pelos nossos Políticos, jornalistas, professores, comentaristas, não se cansam de usá-la, de certa forma as usam de maneira adequada, porem, na maioria das vezes, de forma simples. É usada principalmente por aqueles que se julgam possuírem a fórmula mágica para se acabar com o drama da desigualdade que atinge o país, e querem fazer com que o povo acredite neles.

Mas “justiça social” nunca foi tão usada quanto agora, com a ascensão das manifestações nas ruas do pais pois nunca também, como agora, os índices de desenvolvimento humano estiveram tão baixos, apesar da propaganda governamental insistir em dizer o contrário,

Durante anos na oposição o PT fez da busca pela justiça social a sua mais cara bandeira. Pela via da estatização, do repúdio ao mercado, do antiamericanismo, do intervencionismo, do corporativismo e, em alguns casos, da defesa de um nunca bem definido “estado socialista”. O fato é que , em nome da “justiça social” Lula e seus companheiros sempre argumentaram contra a liberdade econômica -por eles execrado sob o nome de neoliberalismo- e sempre a favor da maior presença do Estado, com o argumento de que era preciso corrigir as distorções geradas pelo capitalismo,segundo eles, o causador das desigualdades sociais e da miséria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com