TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso De Deficiencia Intelctual

Casos: Curso De Deficiencia Intelctual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Curso de deficiência intelectual.

Eliete P. Araújo Martins

1- Como o ensino e a instrução podem favorecer o desenvolvimento dos seus alunos com deficiência?

R: Pode se afirmar que a aprendizagem acadêmica de crianças com deficiência intelectual processa-se de forma mais lenta e que a criança com deficiência intelectual apresenta maior dificuldade na apresentação de conceitos obstratos. Considerando-se essas características, faz-se necessário a elaboração de estratégias educacionais que atendam a maneira de processa e construir suas estruturas cognitivas, priorizando o uso de materiais concretos, principalmente, o uso de estratégias metodológicas lúdicas, como jogos e as brincadeiras. Portanto, nós educadores que trabalhamos com crianças deficientes intelectuais, não podemos ficar alheios ao brinquedo, aos jogos e brincadeiras.

2- Identifique a potencialidade nos aspectos do desenvolvimento afetivo, sociais, comportamentais e atitudes em situações de aprendizagem.

R: O aluno é portador de paralisia cerebral extrapiramidal, microcefalia, atraso global e epilepsia, segundo laudo médico. Não apresenta fala, não consegue coordenar os movimentos dos braços, sendo estes bastantes bruscos (espásticos e atetóide) consegue segurar o lápis com adaptador com dificuldade, não sustenta a cabeça, necessitando de apoio contínuo. Apresenta desordem de sucção, mastigação e deglutição, mantém a boca aberta por longos períodos, sialorréia (secreção abundante, excessiva de saliva) isso afeta a qualidade da ingesta alimentar e por isso é alimentado com líquido ou alimentos pastosos. Qaunto aos aspectos emocionais, percebe-se que há variação de humor, principalmente quando está com sono, pois fica irritado, chora querendo dormir. Assusta-se com barulhos relativamente altos, ou com uma variação repentina de sonso. Demonstra prazer quando é beijado pela mãe, e percebe-se que tem uma forte relação com o pai. Demonstra imaturidade e descontrole, pois não aceita muito bem as regras. Apresenta déficit cognitivo em função da associação do comprometimento das áreas de seu cérebro que foram afetadas. Apresenta déficit de atenção, se distrais com qualquer movimento na sala. Não possui autonomia para realizar nenhuma atividade, precisa de auxílio inclusive para realizar as atividades diárias. Não participa das atividades de maneira integrada, quando em atividades em grupo, fica apenas observando as outras crianças, não demonstra interesse em tentar participar das atividades, penso que por seu grau de comprometimento.

Eliete Pires Araújo Martins

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com