TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso De Especialização Em Gestão Industrial No Setor De Bioenergia

Casos: Curso De Especialização Em Gestão Industrial No Setor De Bioenergia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  9.282 Palavras (38 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 38

Curso de Especialização em Gestão Industrial no Setor de Bioenergia

AVALIAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DE DESEMPENHO EM UNIDADES PRODUTORAS DE BIOENERGIA

Monografia apresentada à FAAP-UDOP como requisito para obtenção do título de Especialista em Gestão da Produção Industrial no Setor de Bioenergia.

Deodápolis

Estado do Mato Grosso do Sul – Brasil

Setembro – 2012

Dedico este trabalho à minha família, colegas de classe e trabalho, aos mestres e especialmente ao meu filho e esposo que me apoiaram nesta jornada.

AGRADECIMENTOS

SUMÁRIO

SUMÁRIO EXECUTIVO vi

SUMMARY vii

1. Introdução 1

2. Objetivos 3

3. Justificativas 4

4. Revisão Bibliográfica 6

1.1 Cenário Atual 6

1.2 A Gestão de Desempenho: 6

1.3 O papel do gestor 16

1.4 Objetivos e Metas 17

1.5 Motivação 20

1.6 Coaching 21

1.7 Feedback 24

1.8 Avaliação de Desempenho 27

1.9 Visão geral 31

5. Metodologia 32

5.1. Objetivos da pesquisa 32

5.2. Estudo de Caso 33

5.2.1. O Sistema de Gestão de Desempenho das Unidades produtoras de Bioenergia 33

5.3. Considerações finais 35

5.4. Conclusão 36

5.4.1. Pontos Fortes do Modelo 36

5.4.2. Oportunidades do Modelo 37

6. CONCLUSÕES 38

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 40

AVALIAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DE DESEMPENHO EM UNIDADES PRODUTORAS DE BIOENERGIA

SUMÁRIO EXECUTIVO

A presente

avaliação situa-se no campo da gestão de desempenho e comportamento

organizacional. Seu objetivo é avaliar a implantação de um sistema de gestão de desempenho de uma empresa brasileira do setor sucroenergético sob a ótica da percepção das pessoas que trabalham nesta organização. Mais especificamente, o estudo visa compreender a percepção do impacto da gestão de desempenho para o sucesso da organização e para o desenvolvimento profissional das pessoas. A partir de uma abordagem qualitativa foi assistida a implantação de um Programa de Gestão de Desempenho baseado em indicadores e metas estabelecidas, advindo de um ambiente composto por pessoas de diversas culturas e hábitos distintos que vieram de diversas empresas do setor de bioenergia. A este cenário considera-se também a complexidade de uma operação agroindustrial em formação. Assim, constatou-se a necessidade de unificar conceitos e práticas para que todos falassem a mesma língua. A definição e unificação desses parâmetros também fortaleceram posições consideradas extremamente estratégicas dentro do negócio.

ASSESSMENT OF PERFORMANCE MANAGEMENT SYSTEM IN UNITS OF PRODUCING BIOENERGY

SUMMARY

This assessment is in the field of performance management and behavior organizational. Your objective is to evaluate the implementation of a performance management system of a company in the sugarcane industry from the perspective of perception of people who work in this

organization. More specifically, this study aims to understand the perception of the impact of performance management to the organization's success and professional development of people. From a qualitative approach has assisted the implementation of a Performance Management Program based on indicators and targets, coming from an environment composed of people from different cultures and different habits that came from various companies in the bioenergy sector. In this scenario it is also considered the complexity of an operation in agroindustrial formation. Thus, there was the need to unify concepts and practices so that everyone spoke the same language. The definition of these parameters and unification also strengthened considered extremely strategic positions within the business.

1. INTRODUÇÃO

O desempenho das pessoas nas organizações sempre foi tema relevante. Na verdade, desde os estudos da Administração Científica, verifica-se a preocupação com a obtenção do melhor desempenho possível de cada trabalhador.

Desempenho significa comportamentos e resultados, segundo Brumbach (1988).

Para o autor, os comportamentos emanam do indivíduo e transformam o desempenho da abstração para a ação. Não são somente instrumentos para se atingir resultados, mas também são resultados propriamente ditos – produto do esforço físico e mental

aplicados às tarefas. Portanto, ao realizar gestão de desempenho é necessário considerar comportamentos,

resultados e fatores de competência.

Armstrong (2000) coloca a gestão de desempenho como a gestão de expectativas. Este processo de gestão cria um entendimento compartilhado sobre o que é necessário para melhorar o desempenho e como será atingido, esclarecendo e acordando sobre o que se espera que as pessoas façam e como devem se comportar, utilizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com