TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Pegagogico

Ensaios: Curso Pegagogico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  3.002 Palavras (13 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

MARCELA KARINA DOS SANTOS RA: 798.971.7101

PANMELA APARECIDA DE CARVALHO RA: 997.802.4049

JOSIANE F. S. BORGES RA: 770.763.0314

ELAINE PRISCILA NEVES DA SILVA RA: 770.162.6029

EDNA ALVARENGA DE MOURA RA: 753. 459.3544

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Educação”, Professora Helenrose A. da S. Pedroso Coelho e sob orientação da tutora à distância Magali Aparecida Couto Vieira.

TAUBATÉ

2013

Quem foi Sigmund Freud, e suas contribuições para a Educação

Sigmund Freud (1856-1939) foi psiquiatra e neurologista austríaco. É o pai da Psicanálise. Utilizou o termo psicanálise pela primeira vez, em 1896.

Sigmund Freud (1856-1939) nasceu em Freiberg, Moravia, quando esta pertencia ao império austríaco, no dia 6 de maio de 1856. Filho de Jacob Freud, pequeno comerciante e de Amalie Nathanson. De família judaica, foi o primogênito de sete irmãos. Aos quatro anos sua família muda-se para Viena, onde os judeus tinham melhor aceitação social e melhores perspectivas econômicas.

Pode-se concluir que Sigmund Freud, formulou a Psicanálise com o intuito de dar total atenção ao individuo. Freud começa a pensar na criança, no desenvolvimento humano a partir de três pontos:

ID: em que o ser humano quer sempre realizar seus impulsos, desejos, vontades, busca satisfazer-se.

EGO: “consciência” é o que controla os desejos do ID e faça com que ele procure alternativas para se satisfizer.

SUPEREGO: corresponde aos valores e deveres, o que devemos ou não fazer, auxilia na adaptação das regras.

Dessa forma, a fase do desenvolvimento humano se dá desde os primeiros meses de vida com a fase oral (onde se conhece o mundo através da boca), fase anal (das necessidades fisiológicas), fase fálica (descoberta dos órgãos genitais), complexo de Édipo (processo em que meninos se diferenciam das meninas), fase de latência (processo de habilidades, atividades que lhe é concedida a partir da iniciação escolar).

Compreende-se que para Freud, a sexualidade tinha papel de destaque em seus estudos e segundo ele já estava presente na vida do ser humano desde o nascimento a partir de tudo que a criança observava (o primeiro olhar sobre as coisas da vida) sucção (chupar o dedo), a própria defecação. Freud especializou-se em doenças mentais (neuroses, histerias, esquizofrenia). Nesse sentido procurou usar métodos de associação de idéias, usava a interpretação dos sonhos, buscava o que estava por trás de cada história, usava de métodos e técnicas para análise do homem. Usava de subjetividade, olhar o comportamento, os sentimentos, entender o porquê de certas ações.

As teorias de Freud refletem que: educação e desenvolvimento humano estão sempre muito ligados. Pois o professor tem como papel principal “construir” tudo que a criança vai se deparar no futuro. Ensinar-lhes valores, apresentar determinadas regras, usar de métodos e técnicas para o bem comum. Educar exige observação de comportamentos para que estejamos atentos à necessidade de cada aluno, usar métodos de perguntas, pois através dessa acharemos respostas, procurar alternativas (clima favorável, bom humor, ser atenciosa, saber o que gostam atividades que método tradicional e construtivismo andem juntos) para que o ser humano desenvolva o gosto pela aprendizagem.

Quem foi Jean Piaget, e suas contribuições para a Educação

Jean Piaget nasceu em Neuchântel, Suíça em 1896, e faleceu em 1980.

Escreveu vários livros e monogramas vario artigos foram publicado.Foi um filosofo da Psicologia.

Ele estudava os pensamentos da criança até a adolescência , Ele investigou todas as fazes da crianças, nos últimos anos ele estudava os pensamentos lógicos e matemático, a autonomia das crianças serem capazes de tomar decisões por elas mesmo.

Autonomia não é a mesma que liberdade completo, autonomia significa ser capazes de considerar os fatores pra decidir qual será o melhor caminha de ação.

Piaget achava que criança faria as tarefas ou deveres sozinhos, mas Vigotsky afirma que a criança precisava de ajuda para fazê-lo esse era uma diferença entre eles, para a aprendizagem impulsionada ao desenvolvimento à escola tem um papel essencial na construção desse ser, eles deveriam dirigir um ensino não para etapas intelectuais já alcançados, mas sim para etapas ainda não alcançadas pelos alunos. Incentivarão novas conquistas, ao desenvolvimento potencial do aluno.

Para Piaget os períodos para a aprendizagem eram diferentes para criança interagir com a realidade, ou seja, ela organizava seu conhecimento e sua adaptação .

Piaget não define idéias rígidas para o estágio, mas sim que estes aprendam constantemente.

Piaget separou seus ensinamentos em 5 partes:

1º Estagio sensor-motor mais ou menos de 0 a 2 anos, A principal características desse período é a criança não representar os objetos mentalmente, Sua ação é direta sobre eles, isso é fundamental para atividade intelectual futura, estimula a criança para o próximo estagio.

2º Estagio pré-operacional. A criança desenvolve a capacidade simbólica. Como imagem, palavra, símbolo ou desenho daquilo que significa.

3º Egocentrismo isto é, a criança não se mostra capazes de colocar, se na perspectiva do outro. A criança parece ser incapaz de compreender a existência de fenômenos Irrereversivel isto é , que se fizermos certas transformações para virar gelo e aquecendo-se volta à forma original.

4º Estagio das operações concreta, mais ou menos 7 aos 11 anos, a criança já possui uma organização mental integrada. Piaget fala em operações ou pensamentos ao invés de ações.

5º Estagio da operação formais, mais ou menos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com