TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custo das oportunidades

Projeto de pesquisa: Custo das oportunidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade no Portfólio Unidade 1

Custo de oportunidade é uma expressão usada no ramo da economia, e serve para demonstrar que tudo tem um custo. Esta expressão remete para o valor de uma oportunidade não escolhida em função de outra. Vejamos o exemplo de uma empresa que fabrica 100 televisões por mês. Essa empresa decide começar a fabricar ventiladores, mas para conseguir fazer isso, tem que reduzir a produção mensal das televisões para 80 por mês. Neste caso, o custo de oportunidade da produção dos ventiladores são as 20 televisões que a empresa abdicou de produzir

ATIVIDADE DE PORTFOLIO 2° CICLO.

Taylor:

Taylor teve sua ideia baseadas no nível operacional de uma empresa, ou seja, o famoso “chão de fábrica”. Com isso ele passou a ver e analisar a melhor maneira de se produzir certo produto sem que o funcionário desperdice tempo e matéria prima. Com isso Taylor passou a introduzir algumas sistemáticas que citarei a seguir:

• DESENVOLVIMENTO PESSOAL: Taylor percebeu que quanto mais treinado e instruído o funcionário, mais ele produzirá e com maior qualidade.

• PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS: Também enfatizou que, em qualquer processo industrial, deveria ser sistematicamente estudado e planejado para obter seu máximo proveito e desenvolvimento. Como exemplo simples, vou citar uma mera “receita de bolo”. Antes de executa-la outras pessoas perceberam que com um pouco mais disso ou aquilo o bolo ficaria mais vistoso, gostoso ou qualquer outra coisa que acrescente qualidade ao bolo. Assim se um individuo seguir o passo a passo da receita, terá o máximo proveito de seus ingredientes e energia.

• PRODUTIVIDADE E RECURSOS HUMANOS: Taylor queria que os funcionários obtivessem o melhor resultado possível na produção, consecutivamente, menos gastos, mais lucros, havendo assim uma possibilidade de aumento nos salários dos funcionários e até participação nos lucros da empresa. O famoso e menos evoluído PLR.

• CONTROLE E NORMAS PROCEDIMENTAIS: Inseriu um plano em que as atividades seriam feitas em sequência seguindo um padrão para evitar ao máximo de desperdícios de matéria prima e energia em sua fabricação.

• SUPERVISÃO FUNCIONAL: Concluiu que cada etapa de um processo industrial deve ser supervisionado, para verificação de todo o processo está sendo executadas de acordo com as conformidades e instruções programadas. Também enfatizou que todos os funcionários deveriam ser treinados para garantir a máxima produtividade e qualidade do produto.

Fayol:

Henri Fayol dedicou-se a parte estrutural da administração da empresa. Visando bastante a questão das funções básicas do auto escalão industrial. Considerado um precursor da administração tratada como profissão e disciplina para ser estudado cada vez mais. Umas das suas maiores contribuições para a questão da administração foram os 14 princípios para estruturação de uma empresa, que até hoje é usado com eficácia em grandes empresas. A administração como ciência tem de ser regida por uma serie de regras. De tal forma enumerou Fayol uma serie de princípios gerais a serem respeitados afastando-os de qualquer tipo de rigidez já que a administração e questão de medida e bom senso devendo ser adaptados a quaisquer circunstancias.

Assim, são princípios gerais da administração para Fayol:

1. Divisão do trabalho – consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência;

2. Autoridade e responsabilidade – autoridade e o poder de dar ordens e o poder de esperar obediência. A Responsabilidade e o dever de prestar contas e uma consequência natural da autoridade. As duas devem estar equilibradas;

3. Disciplina – depende da obediência. Respeito as normas estabelecidas; 4. Unidade de comando – cada empregado deve receber ordens de somente um empregador. E o principio da autoridade única;

4. Unidade de direção – uma cabeça e um plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo;

5. Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais;

6. Remuneração do pessoal – deve ser justa e garantida para a satisfação dos empregados e para a organização em termos de retribuição;

7. Centralização – concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização;

8. Cadeia escalar – e o principio do comando. Linha de autoridade que vai dos escalões mais altos para os mais baixos;

9. Ordem – um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. Ordem material e humana;

10. Equidade – amabilidade e justiça para alcançar lealdade do pessoal;

11. Estabilidade do pessoal – a rotatividade tem um aspecto negativo sobre a eficiência do pessoal;

12. Iniciativa - a capacidade de visualizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com