TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Customer Centric

Pesquisas Acadêmicas: Customer Centric. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

aproxima bastante da definição de invenção . O manual Frascati, da OECD, aponta uma definição de inovação que ajuda a aclarar esta questão. Define a inovação, mais especificamente a inovação tecnológica, como: “...todos os passos científicos, tecnológicos, organizacionais, financeiros e comerciais, incluindo investimentos em novo conhecimento, que têm como intenção, ou conduzem efectivamente, à implementação de produtos ou

o

processos tecnologicamente novos, ou melhorados.” Esta definição ajuda ainda a compreender outro aspecto da inovação. Esta não se prende exclusivamente com a introdução de um novo produto. A inovação também diz respeito a inovações a nível do processo e da organização, entre outros.

Segundo Herzog , é fundamental, de forma a tornar claro esta diferença, que uma inovação só o é, e não apenas uma invenção, quando é comercialmente explorada. Assim uma invenção terá que ser introduzida no mercado, seja na forma de produto ou como um novo processo de forma a poder ser realmente considerada como uma inovação. Esta é uma visão bastante ampla de inovação, permitindo que a mesma seja mais profusamente explorada comercialmente. Não se tratará apenas de vender

no mercado um novo produto mas também de, por exemplo, licenciar um novo e inovador processo para ser usado por outras empresas.

De forma a permitir um planeamento mais eficiente e eficaz da

ÍT

inovação, Cooper apresentou o modelo Stage-Gate. Este divide o processo de inovação em estágios, ou fases, distintos. São estes:

Ilustração 1 - Modelo Stage-Gate (Fonte: Cooper, 2008)

De notar que a figura acima representa apenas um sistema típico, com 5 fases. Dependendo da empresa, ou mesmo da divisão dentro da empresa, este sistema pode possuir mais ou menos fases.

Cada fase consiste num conjunto de actividades prescritas, relacionadas e muitas das vezes paralelas, divididas por gates, ou barreiras. Estas barreiras vão servir como controlo, como se de áreas de verificação da qualidade se tratassem. Nestas barreiras, o gestor responsável deverá verificar se os inputs da fase anterior estão de acordo com os pré-requisitos estabelecidos, tomando então a decisão de seguir/terminar/reter/reciclar (go/kill/hold/recycle, no inglês original) . Naturalmente, estes inputs vão variar conforme a barreira em que o processo se encontra.

Brevemente, o processo típico pode ser resumido da seguinte forma: O processo inicia com a introdução de uma nova ideia, que é submetida para a primeira barreira, o gate 1 - Initial Screen, na ilustração acima. Esta primeira barreira vai consistir na decisão de aplicar, ou não, recursos no desenvolvimento da ideia. Para tal, os gestores tem em conta a forma como tal projecto se ajusta a um conjunto de critérios tais como alinhamento estratégico, viabilidade do projecto, atractividade de mercado, entre outros. Nesta primeira fase, não se tem em conta os critérios financeiros .

Ultrapassada esta barreira, o projecto entra na primeira fase, a da avaliação preliminar. O objectivo desta fase é determinar os méritos técnicos e de mercado da inovação em causa. É uma fase relativamente pouco dispendiosa, que consiste maioritariamente em pesquisa técnica e de mercado, com vista a determinar os custos em termos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com